Buscar

Questionário lesões reversíveis

Prévia do material em texto

1.Sobre esteatose e suas possíveis evoluções, sabe-se que não é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.Quadros de esteatose podem evoluir para cirrose mas quadros de cirrose não evoluem para esteatose. 
b.Cirrose é caracterizada pela substituição do tecido sadio do fígado por um tecido conjuntivo fibroso formado como reparo cicatricial após morte celular.
c. Quadros inflamatórios causados por medicamentos ou vírus podem levar tanto ao desenvolvimento de esteatose quanto diretamente de cirrose. 
d.Um fígado sadio pode desenvolver cirrose sem antes passar pelas condições clínicas de esteatose ou de hepatite. 
e.A presença de esteatose hepática pode ser transitória e reversível. A cirrose, não.
2.Dentre as alternativas a seguir, podemos afirmar que:
 
( F ) Lesões celulares reversíveis são uma forma de adaptação celular.
( V ) Alguns tipos de infecções virais podem causar aumento da proliferação em alguns tecidos do corpo humano como, por exemplo, o vírus HPV em epitélios escamosos estratificados.
( V ) Alguns tecidos ou órgãos são capazes de apresentar simultaneamente os processos de aumento de volume e de número das suas células desde que haja estímulo, nutrição, oxigenação e inervação para tal. 
(V ) Hormônios, carga de trabalho e aporte nutricional podem influenciar diretamente na forma de adaptação dos tecidos. 
( F) Metaplasias são processos adaptativos onde ocorre alteração dos processos de diferenciação e de proliferação celulares. 
3.Sobre o artigo “Tratamento nutricional da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA): aspectos relevantes na composição dos macronutrientes” podemos inferir que a única alternativa falsa é:
Escolha uma opção:
A.Aparentemente, para a maioria dos pacientes, no que concerne o tratamento da DHGNA, mais importante do que a escolha dos macronutrientes é a redução global da ingesta energética. 
b.A perda de peso pode atuar como um dos principais fatores contribuintes para a melhora dos quadros clínicos de DHGNA. 
c.Esteatoses hepáticas podem evoluir para quadros de cirrose, os quais são o principal motivo para transplantes hepáticos na atualidade. 
d.Um maior aporte de gorduras ao fígado pode contribuir para uma maior propensão ao desenvolvimento de DHGNA mas não podemos afirmar que a menor ingesta de gorduras per si possa levar à esse quadro. 
e.Sobrepeso é considerado um dos principais fatores etiológicos da DHGNA. 
f.É pouco provável que a Diabetes Melitus tipo 2 descompensada possa ter relação com o desenvolvimento da DHGNA afinal, acúmulo de acúcar no sangue não tem relação com acúmulo de gordura em fígado. 
4.Sabemos que o fígado pode ter o seu funcionamento comprometido nos quadros de esteatose e cirrose e que isso pode ter uma série de repercussões clínicas, dentre elas, podemos citar todas, exceto:
Escolha uma opção:
a.Redução na produção de fatores de coagulação.
b.Problemas para conjugação de hormônios, inclusive os tireoidianos.
c.Resposta imune comprometida através da produção ineficiente de proteínas do sistema do complemento. 
d.Síntese de leucócitos. 
e.Desregulação do metabolismo de lipídeos. 
f.Perda da capacidade de armazenamento de muitas vitaminas, como a B12, por exemplo. 
5.Como nutricionista, você deve estar apto(a) a solicitar e a interpretar exames para avaliar a saúde dos seus pacientes. Em virtude da alta incidência de lesões celulares reversíveis nas células hepáticas e do possível comprometimento desse órgão, a única coisa que não é possível afirmar é que:
Escolha uma opção:
a.As aminostranferases e a fosfatase alcalina (FA) são enzimas órgão específicas. 
b.A transaminase glutâmico oxalacélica (TGO) e a transaminase glutâmico pirúvica (TGP) são encontradas em abundância nos hepatócitos sadios. 
c.A elevação concomitante de TGO, TGP e FA é indicativa de dano hepático mas a alteração de apenas uma dessas enzimas de maneira isolada, não. 
d.Dentre as principais causas de elevação das enzimas TGO e TGP destacam-se Hepatites virais, uso abusivo de drogas ou medicamentos, esteatose e ingesta abusiva de álcool. 
e.A elevação sérica de TGO e TGP não é capaz de determinar o fator etiológico. Apenas suscita investigação diagnóstica de prováveis desordens em tecidos ou órgãos. 
6.Com ênfase nas degenerações celulares, marque a alternativa incorreta: 
Escolha uma opção:
a.Acúmulo de água, gordura, proteínas, carboidratos e pigmentos pode representar, em alguns casos, que as células estão passando por um processo patológico não adaptativo. 
b.A concentração de água nos diferentes compartimentos das células/tecidos é controlada pela osmolaridade. O descontrole na concentração dos solutos pode afetar, portanto, na concentração de água em determinado local. 
c.Esse processo de acumulo de água por entre as células, conhecido como degeneração hidrópica, é lento e reversível. 
d.A degeneração hidrópica progressiva pode evoluir para uma lesão celular irreversível caracteriza, portanto, por morte celular. 
e.A bomba de sódio-potássio desempenha um papel crucial no balanço hídrico celular.
7.Sobre esteatose hepática, encontre a alternativa incorreta: 
Escolha uma opção:
a.São 2 os mecanismos básicos que levam ao acúmulo de lipídeos no interior celular: excesso de lipídio que chegam aos tecidos e/ou redução da capacidade de expressão dessas gorduras. 
b.A gordura tende a se acumular em vesículas no citoplasma celular, causando aumento de volume e alteração de cor nas células afetadas por essa condição.
c.O álcool pode atuar como fator etiológico por diferentes mecanismos, sejam eles relacionados à redução da excreção de lipídeos, produção de subprodutos tóxicos a partir da sua degradação ou ainda aumento da biossíntese de gorduras em decorrência do aumento do aporte energético ao corpo. 
d.Uma das razões que explicam o fato do fígado ser um órgão mais suscetível a desenvolver esteatose do que outros órgão do corpo humano é o fato dele naturalmente estar envolvido no metabolismo de gorduras. 
e.A esteatose hepática pode ser desencadeada por diversos fatores etiológicos mas o principal deles é a ingesta excessiva de ácidos graxos na dieta. 
8.No que diz respeito à Síndrome Metabólica não podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.O tecido adiposo tem capacidade de interferir diretamente na capacidade de outros tecidos do corpo humano em absorverem ou não a glicose circulante. 
b.A Síndrome Metabólica é uma condição que pode estar relacionada ao consumo excessivo de álcool. 
c.As dislipidemias podem contribuir tanto para um maior aporte de gorduras ao fígado quanto para o acúmulo e diminuição da luz dos vasos sanguíneos levando, portanto, ao desenvolvimento de hipertensão arterial crônica. 
d.Pode-se dizer que indivíduos com Síndrome Metabólica tem mais fatores inflamatórios circulando na corrente sanguínea e que estes podem afetar direta e indiretamente o funcionamento do fígado. 
e.O diagnóstico da Síndrome Metabólica requer o diagnósticos de 4 diferentes condições clínicas concomitantes: obesidade, intolerância à glicose, hipertensão e dislipidemias.

Continue navegando