Buscar

QUESTÕES BIOLOGIA DE FUNGOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOLOGIA DOS FUNGOS
 
QUESTÕES
1- Os CHRYTIDIOMYCOTA se constituem no filo ou divisão de fungos considerado o mais primitivo. Apresentam formas de vida variadas em suas interações sexuais e ciclo de vida. A divisão é caracterizada por particularidades inerentes aos organismos desse grupo. Face ao exposto discorra sobre as seguintes características inerentes aos CHRYTIDIOMYCOTA.
a) Produção de esporos flagelados, destacando a importância adaptativa desse caráter para os organismos da divisão.
Esse filo possui células móveis, os zoósporos e os gametas, que geralmente apresentam um único flagelo liso e posterior. Essa adaptação foi importante para esses organismos pois seus representantes não desenvolvem micélio, embora exista alguns que exibem rizoides finos que atuam na fixação no substrato, dessa forma, essa característica permite que esses indivíduos se locomovam e se dispersem com mais facilidade no seu meio. 
b) Alternância Isomórfica de fases.
Na alternância de geração isomórfica os indivíduos haploides e diploides são idênticos até o período de formação dos órgãos reprodutivos. Os indivíduos haploides, os gametófitos, produzem um número aproximadamente igual de gametângios femininos e masculinos. Os gametas são de dois tamanhos, onde os gametas masculinos, são menores que os gametas femininos, e são atraídos pela sirenina, um hormônio produzido pelos gametas femininos. O zigoto perde seus flagelos e germina para produzir um indivíduo diploide, o esporófito, que origina dois tipos de esporângios, os esporângios assexuados que liberam zoósporos diploides que germinam e repetem a geração diploide. E os esporângios sexuados, que possuem mais resistência as condições ambientais. Depois de um período de dormência, ocorre meiose nos esporângios sexuados, formando zoósporos haploides. Os zoósporos depois, se tornam gametófitos, que produzem gametângios quando maduros.
c) Anisogamia Gamética.
Condição em que os gametas são de tamanhos diferentes, sendo os gametas masculinos menores que os gametas femininos, tendo assim, aproximadamente metade do tamanho dos gametas femininos. 
2- Observando o ciclo de vida dos CHRYTIDIOMYCOTA (Allomyces sp.), nota-se a produção de zoósporos diplóides. Da natureza desses zoósporos pode-se dizer que são assexuados. Diante dessas informações especifique o momento do ciclo em que ocorre sua produção e a importância ecológica desse evento para o grupo.
Quando o zigoto perde seus flagelos e germina, irá produzir um indivíduo diploide, que é o esporófito, o esporófito origina dois tipos de esporângios, os esporângios assexuados que liberam zoósporos diploides que germinam e repetem a geração diploide, e os sexuados. A importância ecológica desse evento se dá quando os esporângios assexuados são responsáveis pela linhagem diploide, ou seja, garantem a dispersão e proliferação da espécie.
3- Observando o ciclo de vida dos organismos da divisão MICROSPORIA nota-se a produção da estrutura de reprodução chamada de zigosporângio. De natureza sexuada essa estrutura se origina da fusão de hifas. Diante dessas informações especifique: o tipo de esporo produzido e sua importância ecológica; o processo de formação do zigosporângio e etapas da fase diploide desse ciclo.
O tipo de esporo é o zigósporo, que é produzido sexualmente dentro de estruturas de paredes espessas, os zigósporos podem permanecer dormentes por longos períodos, e a sua importância ecológica pode ser notada a partir desse fato, uma vez que ficam em estado de repouso por muito tempo, são menos propensos a degradarem devido a estresses ambientais, podendo aguardar o momento ideal para se “ativar” e garantir que a proliferação da espécie seja continuada.
O zigosporângio se desenvolve durante a reprodução sexuada, em R. stolonifer, por exemplo, exige a presença de dois micélios fisiologicamente distintos, designados como linhagens + e –. Quando dois indivíduos compatíveis estão próximos, eles produzem hormônios que estimulam o crescimento das hifas que entram em contato, desenvolvendo-se em gametângio, os gametângios fundem seus núcleos após o rompimento de suas paredes e darão origem aos zigosporângios.
As etapas da fase diploide se dão dentro do zigosporângio, quando os núcleos + e – se fundem e formam núcleos diploides, que se desenvolvem em um único zigósporo multinucleado. Na germinação, o zigosporângio se rompe, e um esporangióforo emerge do zigósporo. 
4- No ciclo de vida dos microporideos responda:
a) Em que momento do ciclo onde ocorre a reprodução assexuada e a sexuada.
A reprodução assexuada ocorre por meio de esporos, e está demonstrado na parte de cima da figura. A partir das hifas cenocíticas se formam os estalões, que formam rizoides nas partes que entram em contato com o substrato, e assim é formado o esporangióforo. responsáveis pelo transporte de esporângios. Enquanto que a reprodução sexuada está demonstrada na parte inferior da figura. Exigindo a presença de dois micélios fisiologicamente distintos, e que ambos estejam próximos para que ocorra a produção de um hormônio que estimula o crescimento de hifas que entram em contato e se tornam gametângios. 
b) Caracterize a estrutura do esporângio.
O esporângio surge como um intumescimento, onde existem vários núcleos. No interior do esporângio, o protoplasma é clivado, e forma-se uma parede celular ao redor de cada um dos núcleos produzidos de modo assexuado para formar os esporos.
4) Estabeleça a relação entre organismos da divisão Microsporia (Antigos Zigomycota – Tricomicetes) e artrópodos.
Existe uma relação parasitária, em que alguns microsporídios parasitam insetos e outros animais pequenos, e comumente são usados no controle biológico em culturas alimentícias.
5) Caracterize a divisão Glomeromycota e discorra sobre a importância da associação micorrizas vegetais.
Os glomeromicetos estão presentes em cerca de 80% das plantas vasculares. Apresentam hifas principalmente cenocíticas e só se reproduzem de modo assexuado por meio de esporos multinucleados grandes produzidos na terra. Há uma grande importância ecológica nessa interação, visto que as micorrizas dispõem inúmeros benefícios para as plantas, já que essas estruturas absorvem uma quantidade maior nutrientes que são importantes para o desenvolvimento do vegetal. Nessa associação, o fungo também se beneficia, pois consegue os açúcares e outras substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese.

Outros materiais