Buscar

PROVA HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 1° CHAMADA

Prévia do material em texto

Questão 1
A dominação é uma probabilidade de exercer o poder. Numa relação entre dominador e dominado também é necessário o apoio em bases jurídicas, em que surge a legitimação. Isso significa que os dominados ficarão imersos na crença de que a dominação é legítima. Desta forma a autoridade é exercida no interior de uma estrutura social. Podemos citar como exemplo, a dominação do chefe no interior de uma empresa em relação a seus empregados. Em alguns casos essa dominação é exercida por meio de uma liderança popular, de proximidade do chefe e demais trabalhadores o que acaba contribuindo para que os trabalhadores obedeçam às demandas do chefe sem reclamar.
De acordo com a teoria de Max Weber de dominação, assinale a alternativa que corresponde a este tipo de dominação:
A) dominação tradicional
B) dominação populista
C) dominação carismática.
D) dominação legal.
E) dominação racional
Questão 2
O positivismo é uma corrente filosófica que surge na Europa para pensar importantes mudanças que a população europeia vivia. Um dos principais representantes do positivismo, foi Auguste Comte, que se dedicou a refletir, entre outras coisas, a passagem de uma economia agrícola para urbana e industrial. Em relação ao Positivismo proposto por Comte, marque a alternativa correta:
A) Comte considerava a ciência como a única forma de conhecimento verdadeiro.
B) O positivismo de Comte nunca influenciou o pensamento científico e social brasileiro. 
C) Comte afirmava que os conhecimentos religiosos eram a única forma de conhecimento.
D) Comte apontou que o conhecimento científico deveria provar a existência de Deus.
E) O positivismo de Comte forneceu a base teórica para as Revoluções Industrial e Francesa. 
Questão 3
Leia o texto abaixo e identifique as afirmações corretas:
"O significado mais simples desse termo afirma que cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideias e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica."
(SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009, p.85).
Sobre as relações culturais no contexto da globalização, assinale o que for correto:
I - Para fazer parte da identidade de um povo, uma manifestação cultural (de qualquer espécie) deve ser absolutamente própria, não podendo haver hibridismo.
II – É possível que, mesmo antes do termo "globalização", o brasileiro já praticasse intensas trocas culturais resultando em um grande arsenal cultural, incorporando e alterando a cultura de outros povos e assim, nos compondo como brasileiros.
III – Para que uma sociedade multicultural torne-se harmoniosa e rica culturalmente, as diferenças entre culturas que habitam um mesmo território devem ser respeitadas e estimuladas.
Quais afirmativas estão corretas?
A) Apenas I e II.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
E) Apenas II e III.
Questão 4
O capitalismo surge dos escombros da antiga sociedade feudal. O feudalismo foi um modelo de organização social com algumas características específicas. Sabendo disto, analise as afirmações abaixo:
I.Uma das características do feudalismo são os laços de fidelidade, ou seja, a suserania e a vassalagem;
II.Uma das características do feudalismo foi a estrutura econômica baseada na propriedade privada dos meios de produção e no trabalho assalariado exclusivamente.
III.Uma das características do feudalismo foi o trabalho servil.
Assumindo V para o que for verdadeiro em relação ao feudalismo e F para o que for falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
A) V – V – F;
B) F – V – V;
C) V – V – V;
D) F – F – V;
E) V – F – V;
Questão 5
A Revolução Industrial foi de suma importância para a sociedade e para a economia europeia nos séculos XVIII e XIX , pois acarretou em um conjunto de mudanças significativas no modo de produção e na divisão social. Em relação ao impacto da Revolução Industrial analise as afirmativas a seguir:
I – Diversas invenções e inovações surgiram.
II- Substituição do trabalho artesanal.
III- Aumento da procura por trabalhadores para as fábricas.
IV – Aumento da classe social chamada de proletariado.
Marque a alternativa que contemple todas as afirmativas corretas:
A) Somente I, II e III estão corretas.
B) Somente I, III e IV estão corretas.
C) Somente I, II e IV estão corretas.
D) Todas estão corretas.
E) Somente II, III e IV estão corretas.
Questão 6
A Revolução Francesa durou de 1789 a 1799 e transformou profundamente as estruturas políticas, econômicas e sociais da Europa. Esse momento histórico marcou o fim da Idade Média e o início da sociedade moderna com a criação do Estado democrático. Os ideais da Revolução Francesa são: Analise as afirmativas a seguir:
I- Comunismo.
II- Liberdade.
III- Fraternidade.
IV- Igualdade.
Marque a alternativa que contemple todas as afirmativas corretas:
A) I, II e III estão corretas.
B) Todas estão corretas.
C) II e IV estão corretas.
D) II, III e IV estão corretas.
E) I e III estão corretas.
Questão 7
Entendendo a Antropologia como uma área de conhecimento que estuda o conceito de cultura, analise as afirmações a seguir:
I - A Antropologia coloca as questões estudadas nos termos da cultura, porque considera que as relações entre os indivíduos, de diferentes raças, etnias e gêneros, são produzidas somente de forma natural.
II - O conceito de cultura pode referir-se a "existência social de um povo ou nação", expressa em suas maneiras de ser, pensar, agir e de construir sua vida material e social.
III - A existência social, constituída a partir das relações dos indivíduos com a natureza e entre si, constrói padrões sociais e culturais de relacionamento entre os indivíduos.
Estão corretas:
A) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
B) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
C) As afirmações I, II e III estão incorretas.
D) As afirmações I; II; III estão corretas.
E) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Questão 8
Durante o reinado de Luís XVI, que ocorreu no século XVIII, a França encontrava-se um estado monárquico absolutista. Sobre esse modelo de estado nesse período podemos afirmar que:
A) O povo tinha direito ao voto, e esse era sua principal ferramenta de reivindicação.
B) A população vivia em condições sociais ótimas, pelo poder da realiza e bondade do Rei.
C) Os que se opunham ao Estado eram escutados e suas reivindicações analisadas.
D) O povo podia opinar sobre o governo e podiam votar.
E) A população era explorada no trabalho e no pagamento de impostos.
Questão 9
Sobre a teoria de Karl Marx, avalie as afirmações a seguir e atribua "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:
( ) Segundo Karl Marx, é necessário compreender a realidade historicamente.
( ) Segundo Karl Marx, é necessário compreender a realidade dialeticamente.
( ) Segundo Karl Marx, é necessário compreender a realidade materialmente.
( ) Segundo Karl Marx, é necessário compreender a realidade positivamente.
Marque a alternativa correta:
A) V - V - V - F.
B) V - F - V - F.
C) F - F - F - F.
D) F - F - V - V.
E) F - V - V - F.
Questão 10
No Estado monárquico absolutista, o povo não tinha voz, não podia votar, nem dar opinião sobre o governo e os que se opunham ao Estado eram presos na Bastilha ou condenados à guilhotina. A população vivia em condições precárias, sendo objeto de extorsões diversas, da exorbitante exploração do trabalho e do pagamento de múltiplos impostos. (CIZOTO,S.A.; DIÉGUES, C.R.M.A; PINTO.R.O. Editora e Distribuidora Educacional S.A, Londrina-2016, p.22).
Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. Como se caracterizavam esses 3 Estados?
Assinale a alternativacorreta
A) O Primeiro Estado era representado pelos bispos, o Segundo Estado era representado pela burguesia e o Terceiro Estado era representado pelos camponeses.
B) O Primeiro Estado era representado pelos religiosos. O Segundo Estado era representado pela nobreza. E o Terceiro Estado era representado pelos vassalos.
C) O Primeiro Estado era representado pela burguesia e por trabalhadores urbanos e camponeses, o Segundo Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa e o Terceiro Estado era representado pelo Clero.
D) O Primeiro Estado era representado pelo alto e baixo clero, o Segundo Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa e o Terceiro Estado era representado pela burguesia, trabalhadores urbanos e camponeses.
E) O Primeiro Estado era representado pela nobreza ou aristocracia francesa, o Segundo Estado era representado pelo alto e baixo clero e o Terceiro Estado era representado pela burguesia e por trabalhadores urbanos e camponeses.
Questão 11
Para Émile Durkheim, a sociedade está sempre acima dos indivíduos, dispondo de regras, normas costumes e leis que asseguram sua continuidade e a coesão social. Com base nas teorias de Durkheim, assinale Verdadeiro ou Falso para as afirmações abaixo:
( ) A família, a escola, o sistema judiciário e o Estado são exemplos de instituições que congregam os elementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentação e garantindo sua existência.
( ) Condicionado e controlado pelas instituições, cada membro de uma sociedade sabe como deve agir para não desestabilizar a vida comum;
( ) Para Durkheim, as regras, leis e normas pairam sobre todos, formando uma consciência coletiva que dá o sentido de integração entre os membros da sociedade
( ) Para Durkheim, é através da contradição, do conflito entre dominantes e dominados que se obtém a coesão social.
Assinale a alternativa correta:
A) F-F-F-V
B) V-V-V-F
C) F-F-V-V 
D) V-F-V-V
E) V-V-F-F
Questão 12
O Estado Absolutista francês era composto por três Estados: o Primeiro Estado era representado pelo alto clero, o Segundo Estado representado pela nobreza e o Terceiro Estado era a burguesia. O chamado Terceiro Estado tinha ambições de assumir o poder e acabou se revoltando contra o absolutismo. Os burgueses se apoiaram em correntes de pensamentos que se apoiavam no racionalismo, conforme seus conhecimentos, assinale a alternativa que representa o movimento filosófico que embasou os questionamentos dos brugueses:
A) O essencialismo.
B) O iluminismo.
C) A metafísica.
D) O existencialismo.
E) O sofismo.
Questão 13
Antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual (daí o termo manufatura), no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.
(Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/revolucao-industrial/27484/)
Esse novo processo (capitalista) de relação de capital-trabalho foi acompanhando de algumas características: 
A) Nas fábricas, o trabalhador, que antes tinha o conhecimento de todo o processo de trabalho, passa a realizar apenas uma parte dele.
B) A Revolução Industrial trouxe a todos o direito e acesso igual aos bens culturais e materiais produzidos pelas indústrias. 
C) As inovações industriais eram grandes, e trouxeram também melhorias nas condições de trabalho, na vida e vida e na saúde do trabalhador. 
D) Os trabalhadores manuais optaram pelo trabalho fabril, devido aos salários elevados e os benefícios dados pelos empregadores. 
E) Os artesões e agricultores formaram a principal mão de obra nas fábricas e seus trabalhos eram dignamente valorizado pelo capital. 
Questão 14
Um conceito ideal é normalmente uma simplificação e generalização da realidade. Partindo desse modelo, é possível analisar diversos fatos reais como desvios do ideal: Tais construções permitem-nos ver se, em traços particulares ou em seu caráter total, os fenômenos se aproximam de uma de nossas construções, determinar o grau de aproximação do fenômeno histórico e o tipo construído teoricamente. O termo "ideal" significa que eles pertencem ao plano das ideias, isto é, só existem em hipótese. (Fonte: http://cafecomsociologia.com/2010/11/tipo-ideal-de-max-weber.html).
Sobre o conceito de "tipo ideal" proposto por Weber, assinale a alternativa correta. 
A) O conceito, o tipo ideal, é construído somente após conhecida uma realidade, e não previamente. 
B) Está ligada à autoridade. É o direito adquirido de ser obedecido, de exercer influência dentro de um grupo. 
C) É um modelo perfeito a ser buscado pelas formações sociais e pode ser aplicado em qualquer realidade que possa ser observada. 
D) Por ser um modelo perfeito e estabelecido posteriormente o conhecimento da realidade, faz parte da consciência coletiva e dos fatos sociais, como se refere Durkheim.
E) É um instrumento de análise em que se conceituam fatos puros e com eles se comparam os fatos reais, particulares, por meio de aproximações e abstrações. 
Questão 15
As mulheres foram, historicamente, inferiorizadas em relação aos homens. Da luta por maiores espaços de poder surgiu o movimento feminista, que questiona a subordinação feminina, exigindo condições de igualdade em diversas esferas da vida. No livro Homem, Cultura e Sociedade, temos a definição de um tipo de comportamento que pode ser denominado como machista. Assinale a alternativa que representa melhor a definição do que seria o machismo.   
A) É um comportamento criado pela mídia, mas que não existe no mundo real atual.
B) É o comportamento apenas dos homens que acreditam que sejam superiores as mulheres.
C) É o comportamento de um indivíduo que defende que os homens são superiores as mulheres.
D) É o comportamento apenas de mulheres que acreditam que são superiores aos homens.
E) É o comportamento dos homens que lutam para ter os mesmos direitos do que as mulheres. 
Questão 16
A Revolução Industrial promoveu profundas transformações econômicas e invenções/inovações importantes para o processo de industrialização, impactando em transformações sociais profundas. 
Sobre a Revolução Industrial, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Caracterizou-se pela substituição do trabalho manual e artesanal pela produção através das máquinas e fábricas.
( ) A Revolução Industrial iniciou-se com a produção do algodão.
( ) A Revolução Industrial foi possibilitada pelas invenções e automatização dos produtos.
Assinale a alternativa que apresente corretamente as afirmações verdadeiras e as falsas:
A) V-F-F.
B) F-F-V.
C) V-F-V.
D) V-V-F.
E) V-V-V.

Continue navegando