Buscar

CICLO PDCA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CICLO PDCA
O QUE É O CICLO PDCA?
Ciclo PDCA é assim denominado devido a abreviação das palavras em inglês que compõe cada uma das etapas de sua execução:
· P: plan — planejar
· D: do — fazer
· C: check — acompanhar
· A: act — agir/corrigir
A metodologia favorece a melhoria contínua dos processos existentes na empresa, sugerindo que qualquer atividade da mesma seja guiada por essas 4 etapas.
Serve também para padronizar informações e minimizar as chances de erro durante a tomada de decisão.
COMO SURGIU O CICLO PDCA?
O Ciclo PDCA também é chamado de ciclo de Shewhart ou de Ciclo de Deming, nomes que atribuem crédito aos seus idealizadores.
O engenheiro Walter Shewhart foi o criador do método do Ciclo PDCA, nos anos 1920. Mas o modelo do Ciclo PDCA foi se tornar famoso apenas nos anos 1950, principalmente no Japão, graças ao professor americano William Deming. Ele é considerado o pai do controle de qualidade nos processos produtivos.
Seus criadores foram inspirados principalmente pelos americanos Clarence Irving Lewis e John Dewey, que foram dois dos fundadores da escola filosófica do pragmatismo, além de outros diversos filósofos que escreveram sobre a geração de conhecimento.
Dewey refletiu sobre a solução de problemas em cinco passos, os quais foram essenciais para a criação do Ciclo PDCA que hoje conhecemos, sendo eles:
1. Perceber a dificuldade;
2. Localizar o problema;
3. Definir o problema;
4.  Sugerir possíveis soluções e desenvolver através do raciocínio as influências sugeridas;
5. Observar posteriormente as soluções aplicadas, que levam a sua aceitação ou rejeição.
Inicialmente, o ciclo foi desenvolvido para ser aplicado na administração da qualidade da gestão, sendo a ferramenta de Qualidade PDCA um método recomendado para o aprimoramento contínuo da qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Mas seu uso foi aprimorado. Assim, hoje a ferramenta do Ciclo PDCA é uma das principais para a compreensão do processo administrativo e para a solução de problemas.
O método do Ciclo PDCA passou por diversas alterações durante seus mais de 90 anos de existência. E pode ser adaptado para ser utilizado em qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho ou área de atuação.
COMO FUNCIONA O CICLO PDCA?
Para entender como o ciclo funciona, é importante analisar cada uma das suas etapas:
Planejar (P)
Antes de começar qualquer atividade, é fundamental que se tenha em mente qual o objetivo dela e como ela será executada.
Em um projeto de construção civil, por exemplo, não são dados os primeiros passos até que o Termo de Abertura do Projeto ou outro documento formalize as diretrizes a serem seguidas.
Alguns questionamentos podem auxiliar durante o processo de planejamento:
· Qual o prazo de entrega do seu projeto?
· Quais são as tarefas a serem realizadas?
· Quem são os responsáveis por cada uma das tarefas? Qual o prazo para cada uma delas?
· Como elas podem ser executadas de maneira otimizada dentro de uma obra?
Fazer (D)
Depois de determinar qual o objetivo e os responsáveis por cada uma das etapas do projeto, é dado início a fase de execução, na qual tudo acontece.
É importante que todos estejam cientes de suas responsabilidades – utilize de ferramentas como a matriz RACI para isso – e também dos prazos de entrega de cada uma delas.
Acompanhar (C)
Este é o momento em que as atividades executadas são validadas segundo o que fora anteriormente planejado.
Prazos, qualidade, custos, recursos: tudo deve ser avaliado criticamente por um responsável e documentado para a gestão de conhecimento.
Por isso, é fundamental que se tenha muito cuidado durante esta etapa, já que ela é a mais importante para a garantia da melhoria contínua da sua entrega.
A checagem pode ser feita por meio de indicadores de desempenho/progresso da obra ou de reuniões de acompanhamento, que tem periodicidade determinada pelo gestor de cada projeto, de acordo com as necessidades de cada caso.
O importante é que quanto mais cuidadoso for esse acompanhamento, mais rápido serão identificados os problemas e tomadas as medidas necessárias para contorná-los.
Agir/Corrigir (A)
Após identificar as falhas de execução com o que fora planejado, é importante que sejam feitos os ajustes de rota.
Esta etapa é a que melhor caracteriza o PDCA como um ciclo: todas as etapas, depois de avaliadas e implementadas, devem sofrer alguns acertos para que o objetivo macro seja atingido.
POR QUE APLICAR O CICLO PDCA?
Além de manter os colaboradores alinhados e realizar o acompanhamento do progresso do projeto, o ciclo PDCA traz ganhos em agilidade e qualidade para qualquer ação a ser executada.
Seu uso de maneira continuada torna a ferramenta uma parte do processo de pensamento dos processos da organização, alavancando sensivelmente o nível das entregas e os resultados gerais da empresa.
Com vantagens claras, o ciclo PDCA tem uma aplicação simples e que não exige grandes transformações para ser colocada em prática, sendo perfeita para você implementar agora na gestão de projetos/obras.

Continue navegando