Buscar

PORTIFÓLIO pedagogia 5 ´periodo



Continue navegando


Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 
PEDAGOGIA
		
Tatiane Mendes Silva Geiler.
sEMANA CULTURAL virtual.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Indivídual – PTi.
Manhuaçu
2021
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
Tatiane Mendes Silva Geiler.
sEMANA CULTURAL virtual.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR individual – PTi.
Produção textual individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Educação e Artes, Aprendizagem da Língua Portuguesa, Aprendizagem de Ciências Naturais, Legislação Educacional, Literatura Infanto Juvenil, Aprendizagem da Geografia e História, Educação Ambiental, Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento.
Tutor à Distância: Angela Maria Medeiros Ramos e Silva.
Professores: Dayse de Souza Lourenco Simões; Mirela Ramos Moimaz Helbel; Andressa Aparecida Lopes; Vilze Vidotte Costa; Natalia Germano Gejao Diaz; Camila Aparecida Pio; Natalia Gomes dos Santos; Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro.
Manhuaçu
2021
3
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	4
2. DESENVOLVIMENTO	5
2.1 O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE .............................................5
2.2 PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ............................................................7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
4. REFERÊNCIAS	9 
5. ANEXO ..........................................................................................................11
5.1 ANEXO A - PROPOSTA DE PROJETO .................................................11
1.INTRODUÇÃO.
O objetivo do presente trabalho é observar e discutir a importância da interdisciplinaridade e do uso da arte, pois, a arte ajuda o ser humano a expressar e manifestar os seus sentimentos e a interdisciplinaridade ajuda a compreensão de várias matérias em conjunto de uma maneira mais divertida. 
Por meio da arte, expressão artística e suas diversas linguagens, não-verbais, desenho, música, teatro, escultura, livres por natureza e etc, é possível entender a criança e conscientizá-la de que ela tem uma voz. 
Também é observável como o avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula. Essa tecnologia permitiu a elaboração deste trabalho e também permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador; nesse sentido, o uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser vista sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos educandos com os conteúdos, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar o seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado. 
Outro assunto trabalhado na produção textual foi a interdisciplinaridade no processo de aprendizagem, pois ela garante maior interação entre os alunos e professores, e, também melhora o convívio grupal. Foi oferecido uma atividade sobre Países diferentes os alunos puderam observar diversas culturas, línguas das que eles se socializam, isso possibilita se tornarem mais sociáveis, empáticos e o professor consegue interligar várias matérias em um único assunto tornando sua aula interessante e atual.
2. DESENVOLVIMENTO.
A interdisciplinaridade costuma ser citada como um conceito novo para a educação, mas vem sendo debatida desde meados do século 20, o assunto continua em pauta principalmente por causa das barreiras que enfrenta na prática, sendo ainda pouco difundido entre escolas e instituições de ensino superior, afinal, a ideia de construir pontes entre disciplinas que foram por tanto tempo estudadas de forma isolada, tem a capacidade de provocar transformações profundas no processo de ensino-aprendizagem.
Se por um lado essas mudanças causam receio por parte de pais, educadores e administradores de centros de ensino, por outro pode ser uma grande aliada na construção do senso crítico e de cidadãos mais conscientes.
A Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas. Diante disso, é cabível ressaltar que a prática interdisciplinar procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto.
Segundo o autor Hilton Japiassu:
“Podemos dizer que nos reconhecemos diante de um empreendimento interdisciplinar todas as vezes em que ele conseguir incorporar os resultados de várias especialidades, que tomar de empréstimo a outras disciplinas certos instrumentos e técnicas metodológicos, fazendo uso dos esquemas conceituais e das análises que se encontram nos diversos ramos do saber, a fim de fazê-los integrarem e convergirem depois de terem sido comparados e julgados. ”
2.1 O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE.
A situação de emergência atual fez com que muitas instituições educacionais migrassem para o Ensino Remoto Emergencial, ou apenas ERE, para dar cobertura aos seus estudantes enquanto as instituições de ensino continuam fechadas e segue o confinamento em casa por conta do nosso atual cenário da pandemia da Covid-19.
O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância não podem ser compreendidos como sinônimos, por isso, é muito importante no contexto que estamos vivendo, clarificar esses conceitos, o termo remoto significa distante no espaço e se refere a um distanciamento geográfico. O ensino é considerado remoto porque os professores e alunos estão impedidos por decreto de frequentarem instituições educacionais para evitar a disseminação do vírus e é emergencial porquê do dia para noite o planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020 teve que ser engavetado, consequentemente o de 2021 teve que seguir o mesmo modelo.
Foi preciso pensar em atividades pedagógicas mediadas pelo uso da internet, pontuais e aplicadas em função das restrições impostas pela covid-19 para minimizar os impactos na aprendizagem advindos do ensino presencial, sendo que os currículos de todas as instituições educacionais não foram criados para serem aplicadas remotamente.
Por outro lado, a Educação a Distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes, tutores e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Quer dizer que ela possui um modo de funcionamento com uma concepção didático-pedagógica própria; esta abrange conteúdos, atividades e todo um design adequado às características das áreas dos conhecimentos gerais e específicos, contemplando o processo avaliativo discente.
No EAD é necessário criar um Modelo Pedagógico e este é constituído por uma arquitetura pedagógica composta pelos aspectos organizacionais, de conteúdo, metodológicos, tecnológicos e as estratégias pedagógicas a serem empregadas. Nesse sentido, na proposição de um modelo pedagógico é necessário, além da construção de uma arquitetura pedagógica que orienta as ações a serem desenvolvidas na modalidade a distância, definir, também, as estratégias pedagógicas que vão servir de ligação entre a arquitetura definida e a prática desenvolvida na sala de aula virtual. 
Muitas vezes, por existir uma distância física entre professor e aluno, pode-se observar uma sensação de isolamento por parte do estudante, por essa razão, é necessário que os professores e tutores acompanhem sua trajetória cognitiva e emocional, interagindo e dando feedback de forma constante, evitando assim a evasão. 
O aluno, sem dúvida, precisa também ter equipamento e softwares necessários para acompanhar um curso de EAD, usando de formaadequada a tecnologia. 
2.2 PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
A situação-problema geradora de aprendizagem desse semestre propõe uma Semana Cultural Virtual, levando em conta a arte e a interdisciplinaridade das matérias da educação infantil (ensino fundamental, anos iniciais).
Para desenvolver a semana cultural levando em conta que é virtual, utilizaremos a plataforma ZOOM ou a CLASROOM da equipe GOOGLE, o motivo é que a plataforma vem sido utilizada pelo meio público e privado no Brasil para a educação EaD por conta de possibilitar e suportar aulas ao vivo e gravadas além de postagem de trabalhos e atividades de mais de 200 alunos sem comprometer o sistema, tudo isso gratuitamente.
Para o projeto então, é necessário que a instituição crie uma sala e adicione todos os professores das séries iniciais e os alunos que nelas se compõem. O tema escolhido por mim para trabalhar nessa semana é a cultura do Nordestina; vale lembrar que o projeto é interdisciplinar, então, serão utilizadas todas as matérias da educação infantil em todos os aspectos culturais do Nordeste, seja a história, a geografia e etc. Matérias incluídas: Educação e Artes, Aprendizagem da Língua Portuguesa, Aprendizagem de Ciências Naturais, Legislação Educacional, Literatura Infanto Juvenil, Aprendizagem da Geografia e História, Educação Ambiental, Alfabetização e Letramento.
O projeto segue em anexo, página 11.
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Dentro do novo cenário vivenciado da covid-19, a escola teve que se reinventar para criar possibilidades para que os alunos continuassem a se desenvolver no processo de ensino-aprendizagem, desse modo, foi possível contar com as novas tecnologias como grandes aliadas. 
É com muita criatividade que os professores e todo o corpo docente vêm procurando levar o ensino remoto de maneira diversificada através das novas tecnologias e mesmo com todas as dificuldades, no que se refere à esse tipo de ensino, a maior delas é a desigualdade social, pois, muitos alunos ainda não possuem acesso e aqueles alunos que possuí os professores têm buscado transferir o ensino através de lives; essa iniciativa tem sido uma das melhores formas de estabelecer o vínculo com o aluno. 
Sabemos que esse tipo de ensino tem sido cada vez mais desafiador e o maior obstáculo é fazer com que os alunos demostrem interesse e sejam participativos na aprendizagem, desse modo ressalto aqui a importância da colaboração de todo corpo docente para a efetivação do ensino. 
Vimos também a importância da interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem e trazer a arte para os outros componentes curriculares têm trago uma importante contribuição, afinal, a arte é interdisciplinar e pode beneficiar o aluno em vários aspectos durante todo o processo de aprendizagem.
A proposta de projeto interdisciplinar que foi desenvolvida no decorrer dessa produção foi muito importante, pois, possibilitou enxergar o ensino remoto como a oportunidade para desenvolver novas técnicas e abrir novos horizontes no campo educacional, contribuindo para uma sociedade mais maleável e sociável, uma vez que ao se estimular a arte, é imprescindível o desenvolvimento crítico de todos os envolvidos.
4.REFERÊNCIAS:
LIMA, João Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set./dez. 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838. Acesso em: 20/04/2021.
BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2015. Disponível em: http://revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/issue/view/12. Acesso em: 21/04/ 2021.
SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo. Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre diferentes países. Vivências. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 22/04/2021.
LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas, v. 6, n. 73, p. 2-23, 2005.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 392 p.
OLIVEIRA, Sandra Maria Silva; MENDONÇA, Suelene Regina Donola. Ensino de Arte & Escola Bilíngue: relato sobre experiência com a Proposta Triangular na Educação de surdos sob a perspectiva de Vygotsky. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 13, n. 2, p. 179-198, 2017.
VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Penso Editora, 2016.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Disponível em: <//https://drive.google.com/file/d/1Rc3iG1MpXmVJkL2vRmWKkLScMwQafK4B/view//>. Aceso em 01/05/2021.
Disponível em: <//https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia///>. Aceso em 01/05/2021.
Disponível em: <// https://fia.com.br/blog/interdisciplinaridade///>. Aceso em 01/05/2021.
Disponível em: <// https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia///>. Aceso em 01/05/2021.
Disponível em: <// http://www.unievangelica.edu.br/files/images/Interdisciplinaridade%20e%20Ci%C3%AAncias%20Ambientais%20(3).pdf#page=62//>. Aceso em 01/05/2021.
Disponível em: <// https://editoracriacao.com.br/wp-content/uploads/2019/05/site-vol2.pdf//>. Aceso em 01/05/2021.
ANEXOS
	
Tema do projeto
	
Semana cultural virtual.
	
Público-alvo
	
Ensino Fundamental, anos iniciais- 1° à 5° série.
	
Justificativa
	
Estimular os alunos e destribuir nota através da participação das atividades da semana.
	
Objetivo geral
	
Utilizar a interdisciplinariedade como ferramenta motivadora,estimulando a aprendizagem de uma maneira mais descontraída.
	
Objetivos específicos
	
Conhecer e respeitar a cultura Nordestina em todos os aspéctos, bem como artísticos ou geograficos e etc.
	
Metodologia
	
Segunda-feira: Na iniciação da semana cultural, primeiramente, começaremos com a ARTE. Serão apresentados alguns artitas Nordesinos e suas obras para os alunos; A tarefa de elaboração dos alunos ao final da apresentação é reproduzir uma arte que lhe chamou atenção e que tenha o material necessário em casa, pode ser desenho, pode ser escultura de massinha de modelar, pode ser cordel e etc. O aluno terá até o próximo dia para fazer, tirar foto e enviar para avaliação do professor.
Terça-feira: O tema da terça será a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A LINGUA PORTUGUESA. Os alunos irão conhecer a diversidade linguística do Nordeste por meio de uma apresentação dos professores, e, como nas séries iniciais nem todos os alunos são alfabetizados, nessa etapa necessitarão da ajuda do responsável para uma produção textual sobre o que acharam do Nordeste, mesmo que o adulto que escreva o texto, é imprescindível ser um texto totalmente autoral da criança
Quarta-feira: O tema desse dia é a LITERATURA INFANTIL,. Nessa etapa é necessário que os professores fiquem atentos, pois, vão haver leituras compartilhadas, isto é, cada aluno lê um trecho;lembrando das fases de alfabetização que são do 1° ao 3° ano, não serão necessários a leitura mas a interpretação ao final é. No final da contação de leitura Nordestina, o aluno é avaliado apenas pela participação..
Quinta-feira: O tema é HISTÓRIA E GEOGRAFIA. Os professores abordarão as histórias do Nordeste, a localização, a biodiversidade, os marcos históricos do lugar, a cultura, os tipos de solo, clima e relevo. Após isso, os alunos tem até o próximo dia para entregar alguma produção de cartaz que sua imaginação permitir sobre o nordeste. Desde mapa e quais estados incluem, como o serrado ou caatinga, ou vegetação típicas como cactus e diversos outros temas que chamaram atenção.
Sexta-feira: O tema é CIÊNCIAS E LESGILAÇÃO EDUCACIONAL. Naabordagem de Ciências, os alunos tem a tarefa de elaborar um vídeo após os professores abordarem o tema do corona vírus e a covid-19 e entregarem até o proximo dia. Na abordagem dos professores, irão explicar a importancia da máscara, o distanciamento social, o uso de alcool em gel, as vacinas e o porquê das aulas estarem sendo virtuais e nesse ponto os professores entrarão na área jurídica ultilizando a abordagem Constitucinal do dever do Estado no art.5° da CF sendo o então motivo das aulas serem remotas
	
Recursos didáticos
	Celular;
Google Clasroom ou Zoom;
Massa de modelar;
Cartolinas;
Lápis de cor e de escrever;
Cardenos;
Folhas A4;
Tesoura;
Tinta guache;
Ou o material que a criança tiver disponivel, como chuchu, batata, palitos de fósforo e etc.
	
Avaliação
	
O professor irá avaliar o desempenho, e principalmente, a participação do aluno em cada atividade e tarefa à ele conferida e eviada no prazo.
	
Referências
	Disponível em: <// https://www.youtube.com/watch?v=Y5AXpNwH-iY&t=704s//>. Acesso em 03/05/2021.