Buscar

apresentaçao do paper da pratica

Prévia do material em texto

A DANÇA NA ESCOLA: BENEFICOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS DIAS ATUAIS
Acadêmicos: Filipe dos Santos, Jacilene dos Santos Souza, Maria Cristiane Souza Trindade, Mônica de Jesus Oliveira Evangelista
Tutor (a) externo (a): Daniela Caffé de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Educação Física (LEF 0083) – Seminário da Prática V
Resumo 
A dança na escola ainda é uma realidade difícil de ser contemplada, pois as barreiras são grandes. Temos a dificuldade para encontrar espaço adequado, professores qualificados, alunos interessados e o preconceito
Objetivo geral:
Identificar como a dança está sendo trabalhada nas escolas.
Objetivo específicos:
- Investigar como a dança pode contribuir com o desenvolvimento da criança.
- Mostrar como a dança é trabalhada nas escolas.
- Avaliar qual a vantagem de se trabalhar a dança no ambiente escolar.
- Analisar quais seriam as dificuldades encontradas pelo professor de educação física para trabalhar a dança nas escolas.
Introdução
A dança cada dia mais tem sido um agente positivo na formação de crianças e jovens no âmbito escolar. 
A dança nos possibilita trabalhar algumas valências, tais como: equilíbrio, ritmo, coordenação, entre outras. 
 
De acordo com Araújo (2016), o importante ao introduzir a dança nas aulas de educação física, é conduzir a criança na sua própria consciência corporal e o que ela poderá fazer dentro do espaço da dança
Como a dança contribui para o desenvolvimento da criança
Quando se aplica a dança no ambiente escolar, os educadores e pais percebem a melhora da participação das crianças e jovens nas atividades propostas. 
a dança torna-se o objeto não somente de desenvolvimento motor e cognitivo, mas também de interação e companheirismo dentro do ambiente escola.
Como a dança é trabalhada nas escolas
 
A dança continua sendo pouco trabalhada nas escolas, sendo usada para compor as festividades e não como conteúdo pedagógico. 
Por outro lado, em algumas escolas baianas estão sendo implantadas um projeto, denominado PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência), na área da dança. 
Quais as dificuldades encontradas pelo professor de educação física para trabalhar a dança na escola
 De acordo com Cruz (2015), a dança é muitas vezes desvalorizada pelos próprios professores da área e das outras disciplinas também.
. Outro aspecto que tem prejudicado as aulas de dança na escola é o preconceito dos próprios alunos.
	Outro fator de grande importância na problemática envolvendo a dança é a falta de preparo dos professores para trabalhar esse conteúdo. 
Alguns professores reconhecem que a dança tem sido negligenciada nas unidades educativas e os motivos levantados foram: a falta ou precariedade de experiências e vivências práticas em dança, na vida pessoal e na formação inicial (faculdade).
.  
Qual a vantagem de se trabalhar a dança no ambiente escolar
 
A dança é uma das formas mais lúdicas e prazerosa de aprendizado, através da dança podemos, aumentar o convívio social, trazer alegria, combater depressões e timidez, combater estresse, ativar e melhorar a coordenação motora, fortalecer a musculatura e proteger as articulações. 
. 
. A dança pode ser trabalhada o ano todo não apenas em datas comemorativas, buscando seus costumes e rotinas, adaptando cada ambiente, valorizando a cultura do local.
o professor no ambiente escolar, deve variar estilos musicais, tornando a dança acessível para todos, visando sempre movimentos e participações e nunca, técnicas e perfeições. 
. 
CONCLUSÃO
 
Ao concluirmos esse trabalho observamos o quanto a dança é pouco utilizada nas escolas, como conteúdo que contribui para o processo de aprendizagem. 
Os professores de educação física precisa ter um outro olhar para esse conteúdo tão rico e variado como é a dança, procurar estudar mais, pesquisar e implantar a dança como um conteúdo que auxiliará o aprendizado de maneira clara, leve e prazerosa.
. 
Referências
ARAUJO. Paulo. Dança na escola: uma educação pra lá de física. Nova Escola.org.br. 29 de agosto de 2016.] 
CAVASIN, Cátia Regina. A DANÇA NA APRENDIZAGEM. 2003. Disponível em: <http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev03-01.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2017.
CONTREIRAS. Clarice e CURVELO. Marília. Dança na educação básica: O PIBID – dança, em escolas do ensino médio da rede publica estadual de Salvador. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores da Dança. Salvador. Bahia. Julho 2012.
.

Continue navegando