Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Daniela de Souza e Souza
Matrícula: 04053614
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Ética e Cidadania 
O estudo da ética se iniciou com filósofos gregos há aproximadamente 25 séculos atrás. Hoje nos dias atuais, sua área de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo da ética. Tais deles psicólogos, Sociólogos, biólogos entre outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.
A ética abrange uma densa área podendo ser aplicada na vertente profissional. Há muito oque dizer sobre ética, por exemplo, uma empresa deve ser ciente das regras, pois essa regra lógica define quais profissionais possuem ética moral dentro do ambiente de trabalho.
Também não podemos esquecer que a ética faz parte do nosso cotidiano na sociedade, e para uma sociedade ser ético, é considerar as atitudes que respeitem o bem comum, atitudes que pautem na modalidade social.
Quando falamos em ética podemos considerar uma reflexão sobre o valor das atitudes social, levando em consideração tanto âmbito coletivo como individual.
O homem é o único ser, que só realiza sua existência no encontro com outros homens, já que, todas as suas ações e decisões afetam as outras pessoas. Neste meio de convivência, coexistências naturalmente têm que existir regras que estruturem e harmonizem tal relação, regras dentro determinado grupo social, indicam os limites em relação dos quais podemos organizar as nossas possibilidades e as limitações. Regras indicam um código cultural que nos forçam, mas ao mesmo tempo nos protegem.
 Faz-se necessário que as empresas possuam regras rígidas, bem definidas para que a mesma possa evitar posturas que vão contra a disciplina de determinada empresa e a mesma esclareça as para seus cooperadores.
É importante discutir a importância da necessidade que a ética tem na construção de uma sociedade sadia. Sem ética dentro de uma empresa fica improvável relações sociais. As empresas parecem não se importar com ética. Essa falta de ética pode estar sendo efetuada devida falta desinteresse das empresas em conhecer e compreender esse assunto.
É importante que seja aplicada ética dentro dos regimentos das empresas, assim como escolas e universidades, para que no prosperamente se tenham cidadãos bons, mas para isso acontecer precisaria que houvesse interesse político/social, mas a realidade o que vemos não é bem assim.
 Eis algumas das principais éticas de acordo com ARRUDA (2002): 
a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca. 
b) Ter coragem para assumir as decisões: mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria. 
c) Ser tolerante e flexível: muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes. 
d) Ser íntegro: significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos. 
e) Ser humilde: só assim se consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.
O principal alvo de uma empresa e buscar destaque, mas antes de tudo ela deve respeitar os conceitos do regimento, para que a mesma possa ser vista como uma empresa de conceitos: Moralidade, altruísmo, virtude, solidaria, consciente e responsável. Empresas não são apenas entidades jurídicas, as mesmas são constituídas por pessoas. São pessoas de carne e osso, não e robô, por trás das decisão a ser tomadas, qualquer erro ou imprudência são eles que vão viver as consequências do fracasso por falta organização. Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as relações por trás da capa. Falhas éticas destroem glórias de grandes empreendedores.

Continue navegando