Buscar

AD1 Fundamentos II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 – Fundamentos da Educação II 
Nome: Bianca Mota de Carvalho 
Matrícula: 20111020238
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas 
Polo: São Francisco de Itabapoana 
Questão 1: 
O Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos. Também conhecido como Comportamentismo ou Comportamentalismo. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Acreditando assim que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos. As figuras influentes do Behaviorismo incluem os psicólogos John B. Watson e B.F. Skinner, que estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante, respectivamente. 
Discorra de forma embasada teoricamente sobre as contribuições do Behaviorismo para a educação.
Resposta: 
O Behaviorismo é a teoria que visa o estudo da análise do comportamento, essa teoria é aplicada na educação, visando a análise de comportamento. 
Watson foi pessoa com quem nasceu o Behaviorismo e ele visava o behaviorismo clássico com base na metodologia experimental, ou seja ele acreditava que o comportamento poderia ser controlado por estímulos e visava os estudos de comportamento experimental e não o estudo da mente, nessa base era observados apenas os aspectos observáveis não se levava em consideração por exemplo o estudo dos pensamentos. Na educação essa teoria de Watson contribuiu para acreditar que o comportamento do aluno poderia ser modificado, formando um aluno de acordo com suas concepções.
 Skinner também era uma das pessoas que representava essa teoria, ele visava o behaviorismo radical sendo uma oposição do behaviorismo clássico, onde era observado todos os aspectos observáveis como por exemplo os pensamentos. A teoria dele acreditava que para ocorrer um certo tipo de comportamento, deveria ser oferecido alguma recompensa, afim de estimular o indivíduo. Ele colaborou com a criação do comportamento operante, pois é um método que acontece com o auxilio de um reforço, ou seja seria basicamente o efeito de uma ação de acordo com o seu resultado, seria a aprendizagem do aluno dependendo de suas ações e resultados. A teoria do behaviorismo radical que acredita que o comportamento pode ser influenciado por uma recompensa, isso é como um reforço que dentro dessa teoria fica dividido em positivo e negativo, o reforço visa exatamente essa questão de um comportamento ter como consequência uma premiação, e para essa premiação ser positiva ou negativa vai depender do comportamento. 
Segundo CÔGO et al (2018) Skinner salientava que o ensinar significava “[...] o arranjo das contingências de reforçamento sob as quais o aluno aprende” (p. 64). Ele acreditava que o que poderia mudar de certa forma o comportamento do aluno seria um reforço positivo, e esse reforço deveria ser usado na hora certa e de forma correta, para conseguir almejar o comportamento do aluno. 
O uso dessas técnicas de reforço em sala de aula é importante para auxiliar o professor pois faz os com que os alunos desenvolvam outros tipos de comportamento baseado nos reforços estabelecidos configurando uma boa aprendizagem. Um exemplo desses reforço seria usar o estímulo como um elogio por exemplo, pode torna o aprendizado mais interessante pois consequentemente os alunos vão querer responder mais perguntas se eles receberem em troca elogios. 
 Ao contrário disso temos a punição que contribui de forma negativa, pois gera no aluno um sentimento ruim sem afetar o desenvolvimento do comportamento do aluno. Segundo BOCK;FURTADO; TEIXEIRA (2001) Punir ações leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação.
É bem explicito que a teoria do Behaviorismo contribuiu muito para a aprendizagem, pois os tipos de métodos utilizados visa permitir que os alunos tenham um melhor desempenho no processo de aprendizagem. 
Referência Bibliográfica:
CÔGO,S; BARCELLOS,B; RODRIGUES,C; SONDERMANN,D; NOBRE,I; CAMPOS,M. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE SKINNER NO PROCESSO EDUCATIVO. V Congresso Regional de Formação e EAD,2018. Disponível em: <https://concefor.cefor.ifes.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/4701-7734-1-DR.pdf> Acesso em: 27 de mar. de 2021. 
LUNA, S. Contribuições de Skinner para a educação. Revista PUC-SP,1999. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42868/28549> Acesso em: 27 de mar. De 2021. 
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva

Continue navegando