Buscar

Fórum Temático IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Fórum Temático IV EDUCAÇÃO INFANTIL
Wallon considera que a gênese, a origem, a inteligência é orgânica e social, por isso sua teoria é centrada na psicogênese da pessoa completa. Assim como Piaget propôs estágios de desenvolvimento, Wallon também propôs estágios com suas especificidades.  Apresente um quadro com os estágios descritos pelos dois autores e dê sua opinião sobre cada um´, exemplificando.
Segundo Piaget, a criança passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê. São eles:
	ESTÁGIOS
	
	1. Estágio sensório-motor (dos 0 aos 2 anos)
	Nessa fase as sensações e a coordenação motora da criança são desenvolvidas. Ainda que a capacidade de cognição seja limitada, nesse momento, ela começa a perceber o mundo ao seu redor dando início ao reconhecimento de objetos.
	2. Estágio pré-operacional (dos 2 aos 7 anos)
	Com o desenvolvimento da fala, a criança começa a nomear os objetos que a rodeiam ao mesmo tempo em que passa a ter uma capacidade mental de lembrar deles (representação mental). O raciocínio começa também a ser desenvolvido, embora esteja em sua fase inicial.
	3. Estágio das operações concretas (dos 7 aos 11 anos)
	Essa fase está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nela, a criança começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, portanto, já consegue resolver alguns problemas básicos.
	4. Estágio das operações formais (dos 11 anos aos 14 anos)
	Já na adolescência, o raciocínio lógico se desenvolve e o indivíduo já começa a pensar por si só, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de criar teorias e refletir sobre as possibilidades do mundo. Trata-se, portanto, de uma fase de autonomia.
Henri Paul Hyacinthe Wallon, foi um psicólogo, filósofo, médico e um político muito influente na França. Começou desde jovem seu interesse pelo desenvolvimento e pelos processos mentais, atuando com crianças portadoras de deficiências e com feridos na guerra. Ao longo do seu trabalho, ele desenvolveu alguns estágios do desenvolvimento humano que veremos a seguir:
	ESTÁGIOS
	
	1) Impulsivo-emocional
	Vai do nascimento até aproximadamente o primeiro ano de vida, é um estágio predominantemente afetivo, onde a criança está imersa no mundo e não consegue se distinguir dele.
Nesse estágio a criança não possui coordenação motora muito bem desenvolvida, os movimentos são bem desorientados.
	2) Sensório-motor e projetivo
	Dos três meses de idade até aproximadamente o terceiro ano de vida. É uma fase onde a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. 
	3) Personalismo
	É marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a 'crise negativista': a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.
	4) Categorial
	Um período onde há exaltação da inteligência sobre as emoções. Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e "seletiva", neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.
	5) Adolescência
	Inicia-se por volta dos onze ou doze anos de idade, a criança começa passar pelas transformações físicas e psicológicas, o adolescente passa a desenvolver sua afetividade de forma mais ampla da qual a busca da autoafirmação e desenvolvimento sexual marcam esse estágio. Os conflitos internos e externos se fazem presentes nesse momento.