Buscar

Impacto do Coronavírus no Turismo no Rio de Janeiro

Prévia do material em texto

O impacto do coronavírus no turismo 
 Com a necessidade de adotar o distanciamento social e evitar aglomerações, a atividade turística no estado do Rio de janeiro foi diretamente afetada, o primeiro passo foi o fechamento dos aeroportos tanto para voos nacionais quanto os internacionais e isso foi apenas a primeira peça do domino a cair, em seguida vieram os fechamentos dos principais pontos turísticos como o Cristo Redentor, Fechamento dos parques municipais: Mendanha, Grumari, Prainha, Chico Mendes, Marapendi, Bosque da Barra, Bosque da freguesia, Grajaú, Chacrinha, Dois Irmãos, Catacumba, Capoeira Grande e Pão de Açúcar, foram suspensos por tempo indeterminado os eventos culturais, esportivos dentre outros, um dos maiores eventos que atraiam milhares de pessoas que é o Rock in Rio foi cancelado e com esses fechamentos houve uma queda drástica de turistas, em seguida os turistas que aqui estavam, começaram a ir embora por medo da pandemia, consequentemente muitos hotéis fecharam as portas por falta de turistas, e muitos restaurantes não tinham mais para quem servir e fecharam também.
 As belas praias sempre lotadas, ficaram totalmente vazias e nas Orlas o que se via eram os comerciantes acostumados com muito movimento estavam sem saber o que fazer para conseguir uma renda extra.
 As empresas turísticas tiveram que desmarcar vários pacotes já comprados e tentar ao máximo reagendar os pacotes já comprados para não perder ainda mais dinheiro.
As tradicionais feiras passaram a funcionar de modo rodízio em uma semana as barracas ímpares e na outra os pares, e todas as feiras de artesanato do tradicional circuito carioca de economia solidaria foram suspensas, essas feiras atraiam muitos turistas.
No caso dos transportes houve a redução de passageiros nos BRTs, que só poderiam transportar passageiros sentados, houve também a suspensão da gratuidade de passagem, as escolas pararam de funcionar e os ônibus interestaduais e intermunicipais não puderam mas circular.
Todos os postos de informação da Riotur que é a empresa responsável pelo turismo no Rio foram fechados.
Após a pandemia, a indústria do turismo precisa se reinventar para se manter e se recuperar algumas estratégias para recuperar os turistas são parcerias dentre elas pacotes turísticos a preços competitivos, criação de eventos a concedendo desconto para quem é de fora do Estado, pacotes que incluem descontos em hotéis e restaurantes. A recuperação do setor de turismo será lenta e gradual.
Uma solução seria promover o turismo regional, fazendo com que os turistas usem mais o carro para viajar e tomando todas as medidas de segurança para que os turistas se sintam mais seguros para viajar.
Para o setor de cultura será um pouco mais complicado se estabilizar de imediato, visto que alguns eventos levam tempo para serem planejados e com a crise será mais difícil conseguir patrocínios, uma solução seria o governo federal, por meio dos bancos públicos e estatais, estabelecer uma nova estratégia de patrocínio a eventos culturais no atual momento e diminuir um pouco a burocracia para conseguir estes tipos de patrocínio.
Tudo indica que somente a partir de 2021 iremos voltar ao normal, aos poucos as pessoas vão se sentir mais seguras e voltarão a viajar com mais tranquilidade e assim reaquecer a economia do Pais.
Não sabemos como ficarão as férias, os feriados, porque não sabemos nem quando vamos retomar.

Continue navegando