Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO LETRAS – INGLÊS
MAURICIO RODRIGUES VIANA
 Desenvolvimento infantil: ambiente e teorias
ALTO ALEGRE DO PINDARÉ – MA
2021
Após uma longa e profunda pesquisa, o que mais me chama atenção é o tema que diz respeito aos projetos fora da escola, tendo em vista que abre milhares de oportunidades para o conhecimento científico e de técnicas entrarem em expansão.
Dessa maneira, jovens que não tem condições de irem á escola e seus responsáveis também teriam acesso a todos esses conhecimentos, atingindo um grande número na comunidade. Segundo Lev Vygotski, a criança aprende devido ao meio e principalmente através da interação social, comprovando a importância do adulto compreender como funciona tal processo de construção de aprendizagem.
Uma dessas maneiras de expandir tais conhecimentos disposta no site é a disponibilidade de alguns apps, assim, todos aqueles que tiverem acesso a um smartphone ou tablet podem fazer o download e usufruir de várias atividades que ajudam no processo educacional de crianças geralmente entre a faixa etária de 0 a 10 anos. Em tais aplicativos podemos encontrar tarefas que auxiliam desde atividades que exploram o sensório-motor e juntamente com a escrita e leitura (auxiliando também no desenvolvimento da linguagem).
Outra aba interessante no tema Toda Criança Pode Aprender, é o tema Conviver. Como o próprio tema diz, “não basta conviver com o diferente: é preciso conversar com a criança sobre isso. Como mencionado antes, atividades fora da escola seriam extremamente frutíferas em questão de convivência entre as crianças, onde elas podem interagir umas com as outras além de, obviamente, estar em total interação com a natureza também. Obviamente com a supervisão de professores e tutores, incentivando a criança a dizer o que ela está achando da experiência, em minha opinião, não importa o que bem montemos o ambiente, a criança também precisa ter opinião sobre o ambiente em que ela está.
Tendo essas atividades desde a infância, a criança terá a oportunidade de perceber que cada uma tem um jeito, e que só por ser diferente não significa que está errado ou certo. Uma vez que o outro não é percebido como inferior ou superior, mas como alguém que, “como eu”, tem seus limites e suas possibilidades, abre espaços magníficos para a tolerância, a aceitação e a solidariedade.

Mais conteúdos dessa disciplina