Buscar

Generalidades de Músculos- Haíssa Maria

Prévia do material em texto

Haíssa Maria – 2017.1
	Os músculos podem ser divididos em três tipos: músculo liso (presente nas vísceras), músculo cardíaco (presente no coração) e músculo esquelético (porém nem todos desse se fixam nos ossos; também são chamados de músculos voluntários)Anatomia
Generalidade de Músculos
	O músculo é composto pelo ventre, que é onde estão presentes as células musculares, e pelo tendão/aponeurose, que é onde há a inserção. O tendão tem forma de cordão e a aponeurose tem forma de lâmina.
Estruturalmente, o tecido muscular se divide em músculo, fascículo e fibra muscular, e as fibras musculares se dividem em epimísio, perimísio e endomísio.
Também há os anexos:
· Fáscia: lâminas de tecido conjuntivo envolta do músculo
· Septos intermusculares: continuações da fáscia até o osso
· Retináculo: mantém os tendões em posição
· Bolsa sinovial: evita o atrito
· Bainha sinovial: membrana com líquido envolta do tendão que serve para reduzir o atrito
 
	
	
A unidade motora é composta por neurônios motores, que servem para a ativação da mesma e por fibras motoras. Quanto menor for a unidade motora, maior vai ser a precisão dos movimentos daquela área. A definição de unidade motora é basicamente “conjunto de fibras motoras inervadas por um mesmo neurônio”.
· A junção neuromuscular se dá pela fenda sináptica, axônio e vesícula sináptica
Algo importante sobre os músculos é a mecânica muscular!
	Nessa mecânica muscular, temos a tração simples, a ação esfinctérica, a ação compressiva e as alavancas. Alavanca de 1ª classe é quando o ponto de apoio fica entre a resistência e a força, também chamada de interfixa e um exemplo dela é o músculo tríceps; alavanca de 2ª classe é quando a resistência fica entre o ponto de apoio e a força, também chamada de inter-resistente e um exemplo dela são os músculos posteriores da perna; a alavanca de 3ª classe é quando a força fica entre a resistência e o ponto de apoio, também chamada de interpotente e um exemplo dela é o músculo bíceps.
	O que é o tônus muscular? Tônus muscular mantém a contração do músculo. Uma complicação relacionada ao tônus é a hipertonia, que leva a uma mobilidade mais difícil. Doenças como Parkinson levam à hipertonia.
· A origem do músculo é onde ele fica fixo e a inserção é onde há a movimentação, é importante lembrar que a origem e a inserção do músculo variam de acordo com os movimentos feitos pelo mesmo
Classificação:
	Fascículos
	Paralelos – fusiforme e fita
Oblíquos – triangulares e penados (unipenado, bipenado, circumpenado e multipenado)
Espiralados
	Origem
	Uníceps (coracobraquial)
Bíceps (bíceps do braço)
Tríceps (tríceps da perna)
Quadríceps (quadríceps da coxa)
Inúmeras cabeças (serrátil anterior)
	Inserção
	Unicaudados (tríceps do braço)
Bicaudados (flexor curto do hálux)
Policaudado (flexor curto dos dedos)
	Ventres
	Um ventre (braquial)
Digástrico (omo-hióideo)
Poligástrico (reto do abdome)
	Ação
	Flexor
Extensor
Adutor
Abdutor
Rotador medial
Rotador lateral
Supinador
Pronador
	Atuação
	Agonista (tríceps do braço)
Antagonista (bíceps do braço)
Fixador (deltoide)
Sinergista (ancôneo)
	
A nomenclatura dos músculos leva em conta alguns fatores: a forma, o tamanho, a localização, a direção das fibras, a origem, o número de ventres, a inserção e a ação.
	A miologia é a parte da anatomia que estuda os músculos, ela pode dividir esse estudo por um critério topográfico ou por um critério funcional. Além disso, ela descreve os músculos de acordo com sua origem, inserção, ação e inervação.
Pseudo-hipertrofia
Tecido fibroso que se 
acumula nos músculos
Poliomielite
Atrofia dos neurônios
motores
Força
Amplitude da Contração
Trabalho

Continue navegando

Outros materiais