Buscar

A1 - Gestao de crédito, cobrança e risco UAM

Prévia do material em texto

O risco de crédito de um banco pode ser classificado em quatro grupos: Risco do cliente; Risco da operação; Risco de concentração; e Risco da administração do crédito.
O RISCO DO CLIENTE (risco intrínseco) é aquele que deriva exclusivamente das características desse cliente. Ou seja, o banco disponibiliza recursos ao cliente e espera recebê-los de volta como uma “promessa” de pagamento. A esperança do recebimento do pagamento está relacionada ao risco do cliente, cujas variáveis, chamadas de 6 Cs do crédito – CARÁTER, CAPACIDADE, CONDIÇÕES, CAPITAL, COLATERAL E CONGLOMERADO.
O RISCO DA OPERAÇÃO é aquele que apresenta características inerentes à respeito de empréstimo e financiamento. Os principais componentes dessa operação são: PRODUTO; MONTANTE; PRAZO, FORMA DE PAGAMENTO; GARANTIAS; E PREÇO. É considerado um método de risco, pois depende de características do cliente que podem levá-lo a inadimplência caso não atenda ao necessário para tal. (Método arriscado. Deixa o banco muito na mão do cliente, pouco praticado, pois necessita de confiança e garantias)
O RISCO DE CONCENTRAÇÃO é aquele que pode ser amenizado pela diversidade, porém no contexto da instituição financeira se trata da variedade da carteira de clientes tomadores de crédito, conforme com o setor de atuação de cada um deles. Dessa forma, quanto maior é a concentração de clientes em um determinado setor, mais arriscada é a carteira. Assim, é importante que a gestão estratégica de crédito tenha uma política que garanta a variação da carteira de recebíveis – ou seja, o conjunto de clientes que tomaram empréstimo do banco e possuem o compromisso de pagar o principal e os juros dentro do prazo estipulado. O objetivo é reduzir o risco de inadimplência e o risco de crédito de forma geral. (Método mais estratégico, saber para QUEM, QUANDO e QUANTO emprestar, avaliar os prazos e capacidades de pagamento)
O RISCO DA ADMINISTRAÇÃO do crédito diz respeito às ações tomadas pelos gestores responsáveis pelas decisões de crédito do banco, profissionais esses que, são os responsáveis pela diversificação da carteira de clientes tomadores, bem como pelo fornecimento de condições materiais e manutenção da equipe de profissionais preparada e atualizada para analisar, avaliar, decidir, formalizar e acompanhar os créditos concedidos. Para amenizar os riscos da administração, os gestores precisam estar atentos com relação à utilização da metodologia de classificação do risco, que é feita por meio de tecnologias de processamento e alta capacidade de armazenamento de informações. Aqui entra o processo de investigação de crédito por meio do histórico dos clientes. (Método analítico. Busca antecedentes e melhor estudo dos clientes para avaliar a possibilidade de empréstimos)

Continue navegando