Buscar

Exercicio Aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Disciplina: Auditoria Prof.: Edmundo Lopes
Exercícios Aula 8
)
1) O auditor externo, ao realizar auditoria na empresa Participações S.A.,
constatou contrato de mútuo entre companhias coligadas, com taxas de juros de 4% a.m. e sem o recolhimento do IOF sobre a operação. Considerando que a taxa de juros praticada no mercado, no período do contrato, era de 2% a.m., o auditor pode afirmar que a transação:
a) é normal e está dentro das práticas estabelecidas pelo mercado para operações dessa natureza.
b) é normal, exceto quanto ao não recolhimento do IOF, que é obrigatório nas operações de crédito.
c) está irregular, por ter condições superiores às praticadas pelo mercado, bem como sem a retenção do IOF, obrigatório em todas as transações financeiras.
d) é normal, visto que operações feitas entre companhias do mesmo grupo devem praticar taxas de juros superiores às praticadas pelo mercado.
2) O auditor externo está realizando auditoria em uma empresa do setor industrial, na área de ativo imobilizado. Ao analisar os parâmetros do sistema de cálculo da depreciação da conta Móveis e Utensílios do Escritório Administrativo, constata que a taxa de depreciação, que deveria ser de 5% ao ano, foi cadastrada como 10% ao ano. Dessa forma, o auditor pode concluir que:
a) a conta de Estoque de Produtos Acabados, no período, está subavaliada.
b) a conta de Depreciação Acumulada, no período, está subavaliada.
c) a Despesa de Depreciação, no período, está superavaliada.
d) a Depreciação Acumulada está com o saldo acumulado correto.
3) Em relação à análise do valor recuperável de um ativo, é correto afirmar que:
a) os valores relativos a entradas de caixa decorrentes da reestruturação ou ganho de produtividade devem ser considerados, quando for utilizado o método de fluxo de caixa descontado.
b) as entradas de caixa decorrentes de atividades de financiamento devem ser incluídas ao elaborar o fluxo de caixa futuro.
c) o valor do ágio na aquisição de investimentos só deve ser registrado quando se puder obter o valor efetivo a ser contabilizado. Não devem ser registrados os valores provisórios.
d) as unidades geradoras de caixa devem ser identificadas de maneira consistente, de um período para o outro, considerando os mesmos ativos ou os mesmos tipos de ativos.
4) Para o encerramento do exercício social de X0 a entidade realizou o inventário físico em 30/11/X0. Foram constatadas diferenças anormais e significativas na comparação das contagens com os registros contábeis dos estoques. Quais são as possíveis causas dessas diferenças? Qual a influência desse fato para o auditor?
Os estoques estão sendo roubados
Registro contábil do estoque incorreto
Contagens fisicas não realizadas corretamente
O autidor deverá solicitar um novo inventário para avaliar novas diferenças
5) Ao acompanhar a realização da auditoria nos Estoques de Mercadorias da
empresa o auditor detectou uma diferença entre a quantidade física e a quantidade registrada no sistema de controle de estoque. A diferença a menor no estoque da empresa foi ocasionada pela fragilidade do controle interno: o empregado responsável pelo controle do estoque efetua o registro contábil de entrada e saída, todos os empregados da empresa têm acesso ao estoque da empresa, mercadorias avariadas ou obsoletas são descartadas sem os devidos registros contábeis e acesso dos entregadores ao local de armazenamento das mercadorias. O valor referente à diferença de quantidade foi calculado em R$ 25.000,00.
Como Auditor elabore um relatório apontando as sugestões para a fragilidade do sistema e faça uma proposta de lançamento para ajustar o valor no Diário da Empresa.
- Implantar a segregação de funções não permitindo que o empregado responsável pelo controle físico efetue o registro contábil
-Restringir o acesso físico ao local de armazenamento do estoque limitando a entrada e permanência para que somente tenham acesso os empregados do setor. 
-Incluir o descarte de mercadorias no sistema contábil efetuando assim o devido registro da perda de mercadoria. 
-Proibir o acesso dos entregadores ao local de armazenamento.

Outros materiais