Buscar

Prévia do material em texto

Administração de Cargos e Salários
Questão 1
Se analisarmos a teoria das necessidades, criada por Maslow, iremos notar que o salário é um fator importante para cumprir as necessidades das pessoas, satisfazendo aspectos imprescindíveis para a produtividade na organização. Sendo assim, leia as alternativas e selecione a incorreta:
Escolha uma:
a. Cada um tem sua motivação, sua inspiração e seu motor para produzir mais ou menos, de acordo com o que espera trocar com a empresa em relação ao trabalho ou serviço prestado às empresas.
b. Os fatores motivacionais não estão ligados ao cargo ocupado, ao salário, ao prestígio e ao reconhecimento por parte da empresa e do líder na realização do trabalho, pois eles são gerados intrinsecamente.
c. O salário supre os aspectos motivacionais, pois satisfaz as questões voltadas à fisiologia (alimentação, vestimenta, sobrevivência e segurança).
d. O salário motiva. O salário é capaz de transformar, de motivar e, principalmente, de fazer com que as pessoas possam produzir mais ou menos, dependendo do valor de cada pessoa, do preço que essa pessoa tem e de suas necessidades pessoais e profissionais.
e. Quanto ao aspecto social, quanto mais dinheiro se ganha, maior será a classe social.
Questão 2
A empresa do Dr. Jurandir é uma empresa familiar que fabrica parafusos, sendo que, na década passada, apresentou um grande crescimento devido à sua expansão mercadológica. A companhia está em vias de chegar ao mercado internacional devido a uma oportunidade surgida por meio de uma associação de médias empresas. Acontece que, por ser familiar e nova, a empresa não havia percebido, até o momento, a necessidade de se estruturar formalmente. Como resultado, diversos colaboradores passaram a acumular várias funções e atividades, tornando-se verdadeiros “faz-tudo” na organização. O fato passou a afetar o clima organizacional, o comprometimento e a motivação dos profissionais. Dr. Jurandir decidiu iniciar o trabalho de estruturação elaborando as descrições e análises de cargos. Pergunta-se: o que é motivar e comprometer o colaborador?
Escolha uma:
a. É conhecer e identificar suas necessidades e desejos, esclarecendo que o colaborador não necessita de sinais, de condições que o façam canalizar essa motivação a esse comprometimento.
b. É conhecer e identificar suas necessidades e desejos, esclarecendo que o colaborador necessita de sinais, de condições que o façam canalizar essa motivação a esse não comprometimento.
c. É conhecer e identificar suas necessidades e desejos, não esclarecendo que o colaborador necessita de sinais, de condições que o façam canalizar essa motivação a esse comprometimento.
d. É conhecer e identificar suas necessidades e desejos, esclarecendo que o colaborador necessita de sinais, de condições que o façam canalizar essa motivação a esse comprometimento.
e. É conhecer e não identificar suas necessidades e desejos, esclarecendo que o colaborador necessita de sinais, de condições que o façam canalizar essa motivação a esse comprometimento.
Questão 3
Para graduar as competências de um cargo e valorar seu salário, é necessário coletar dados sobre ele. Isso pode ser feito, entre outras ações, através de:
Escolha uma:
a. Pesquisa de opiniões internas, coletando experiências somadas pela empresa.
b. Regras e normas internas que definem os salários.
c. Determinação da direção.
d. Sensibilidade da empresa em relação ao mercado.
e. Pesquisa de campo interna, apurando suas competências dentro da estratégia estabelecida no mercado
Questão 4
Os auxiliares, assistentes e analistas, que têm similaridade no nome e na origem do trabalho, são bastante homogêneos em termos de nomenclaturas e exigências iniciais para a atuação do indivíduo. Note que são denominações primárias; contudo, isso não determina a área da empresa a que pertence esse cargo. Se fôssemos analisar à risca o conceito, todos os cargos similares, ou seja, com o mesmo nome, teriam a mesma função. Considerando esse contexto, é falso afirmar que:
Escolha uma:
a. Os cargos de estrutura base são diferenciados pelo prefixo, ou seja, o diferencial está nos recursos humanos, e não nas atribuições da área em questão.
b. Não podemos analisar os cargos de uma empresa apenas pelo seu nome inicial, mas, sim, verificando a qual classe pertencem, quer dizer, qual o segmento ou a área de atuação, assim como suas funções e responsabilidades exigidas.
c. Os auxiliares, assistentes e analistas, que têm similaridade no nome e na origem do trabalho, são cargos bastante homogêneos em termos de nomenclaturas e exigências iniciais para a atuação do indivíduo.
d. Os cargos têm uma nomenclatura primitiva que pertence a uma classe dentro da organização; portanto, devem ser analisados nesse panorama.
e. Os cargos pertencem a áreas diferentes e, portanto, as rotinas são diferenciadas.
Questão 5
Para avaliar os cargos de uma empresa, primeiro é preciso:
Escolha uma:
a. Escolher cargos que possam servir como base de referência para projetar os valores dos demais.
b. Escolher cargos que possam servir como exclusão tática da base de referência com o objetivo de projeção dos valores.
c. Escolher determinados cargos que possam ser usados como base para a análise da rentabilidade.
d. Escolher cargos importantes para que não se ultrapasse a avaliação mais alta do sistema.
e. Escolher cargos que possam servir como exclusão da base de referência para projetar os valores dos demais.
Questão 6
Os benefícios, de uma forma geral, podem ser classificados em quatro campos: segurança, social conveniência e de amparo familiar. Ao escolher aqueles que irão compor a estrutura de benefícios da empresa, dois aspectos devem ser observados:
Escolha uma:
a. A decisão corporativa em criar benefícios e o reconhecimento dos funcionários.
b. A dificuldade na retirada de um benefício posteriormente e a legislação aplicada.
c. A facilidade em converter estes benefícios em atrativos salariais e convertê-los em argumentos para contratação.
d. A facilidade na retirada de um benefício posteriormente e a legislação aplicada.
e. A capacidade de criações sistemáticas de benefícios e a legislação aplicada.
Questão 7
O que podemos observar é que existe um tempo para a maturidade profissional quando nos referimos a segmento de carreira. Esse amadurecimento demora alguns anos, mas isso é possível desde que...
Escolha uma:
a. o colaborador se empenhe em respeitar as hierarquias institucionais.
b. o colaborador se empenhe em exercer sua função com confiança.
c. o colaborador se empenhe em exercer sua função com determinação.
d. o colaborador se empenhe em exercer sua função seguindo as regras da empresa.
e. o colaborador se empenhe em exercer sua função com compromisso e qualidade.
Questão 8
São todos os recursos extras salário - por exemplo, as horas extras feitas pelo indivíduo, pagas em dinheiro. Em alguns casos, as empresas, ao invés de pagar em dinheiro, podem dar folgas conhecidas como “banco de horas”:
Escolha uma:
a. Salário efetivo.
b. Salário complessivo.
c. Salário nominal.
d. Salário absoluto.
e. Salário relativo.
Questão 9
Conforme Dutra (apud HIPÓLITO, 2001), “ o cargo abrange os conceitos de tarefa e posição, em que a tarefa existe quando é necessário utilizar o esforço humano, físico ou mental para uma finalidade específica. A posição é caracterizada pelo acúmulo de tarefas que justificam o emprego de um trabalhador. Logo, o cargo vai definir o que determinado indivíduo deverá fazer numa posição hierarquizada na empresa, onde são necessários alguns fatores para que o indivíduo possa ocupar esse espaço.” (DUTRA, 2009). De acordo com a citação, pergunta-se: a especificação do cargo é dividida em quatro áreas - quais são elas?
Escolha uma:
a. Mental, emocional, física e condição de trabalho.
b. Mental, emocional, física e espiritual.
c. Mental, emocional, física e responsabilidades.
d. Mental, física, responsabilidades e condição de trabalho.
e. Mental, emocional, responsabilidades e condição de trabalho.
Questão 10
Existe, dentro das linhas de carreiras, adenominação de vários tipos diferenciados para se conseguir uma carreira em uma empresa. Observe as denominações abaixo e assinale a que não corresponde aos tipos determinados pela teoria da administração de cargos e salários:
Escolha uma:
a. Por linha generalista e por linha mista.
b. Em Y.
c. Por linha hierárquica.
d. Em W.
e. Por linha de especialização e por linha de polivalência.

Mais conteúdos dessa disciplina