Buscar

PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS
Deve ser realizado em até 10 dias, após o encerramento do contrato de emprego 10 dias corridos. Pague e entregue os documentos.
Art. 477.  Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo e na forma estabelecidos neste artigo
§ 6o  A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.  
· O atraso do pagamento resulta em multa Se não for conseguir pagar a tempo, deve o empregador realizar uma consignação em pagamento se livrando da multa.
§ 8º - A inobservância do disposto no § 6º deste artigo sujeitará o infrator à multa de 160 BTN, por trabalhador, bem assim ao pagamento da multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, devidamente corrigido pelo índice de variação do BTN, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa à mora. Multa do 477 da clt.
Para rescindir o contrato de emprego, não há necessidade de levar aos sindicatos, basta apresentar o termo de rescisão de contrato.
· Não há mais a necessidade de homologação Rescinde o contrato – Apresenta o TRCT (termo de rescisão do contrato de trabalho) ao trabalhador 
· ANTES era preciso se apresentar no sindicato, junto ao empregado, comprovar os pagamentos e que tudo estava dentro dos conformes. 
Empregado deve valor para a empresa – Vinha pagando um valor todo mês – Tinha uma rescisão com um certo valor, porém devia uma certa quantia para a empresa: 
· A compensação, na rescisão fica limitada a apenas o valor de uma remuneração do Trabalhador.
§ 5º - Qualquer compensação no pagamento de que trata o parágrafo anterior não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado.
§ 2º - O instrumento de rescisão ou recibo de quitação, qualquer que seja a causa ou forma de dissolução do contrato, deve ter especificada a natureza de cada parcela paga ao empregado e discriminado o seu valor, sendo válida a quitação, apenas, relativamente às mesmas parcelas.  
· Parte final, significa que o empregado ao assinar o termo de quitação, ele está dando a quitação SOMENTE das parcelas ali presentes no TRCT.
· APENAS E SOMENTE, DO VALOR QUE RECEBEU Se um juiz condena o pagamento de férias e possui férias no valor da quitação, é abatido.
· Deve haver prova do não pagamento, assim como conferir antes de assinar tais recibos.
QUITAÇÃO ANUAL
Reforma trabalhista Art. 507-B.  É facultado a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria.  (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)
Parágrafo único.  O termo discriminará as obrigações de dar e fazer cumpridas mensalmente e dele constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas.   
· Para se defender deve provar que foi obrigada a assinar, caso contrário ficará difícil questionar.

Outros materiais