Buscar

Capacitação

Prévia do material em texto

Capacitação – Quando são ejaculados, os espermatozoides são incapazes de fertilizar o ovócito e precisam de um período de capacitação que dura aproximadamente 7 horas. A capacitação é assim o processo de amadurecimento que os espermatozoides precisam para poder fertilizar o óvulo, pois apenas os espermatozoides capacitados podem passar pelas células da coroa radiada e sofrer a reação acrossómica.
Reação Decidual – É um conjunto de reações que provoca a proliferação e diferenciação das células uterinas em resposta à adesão e implantação do blastocisto. Esta reação ocorre para que o blastocisto consiga penetrar no endométrio, logo é fundamental a ação das enzimas hidrolíticas que criam o espaço necessário entre as células do epitélio e do endométrio para a implantação. O resultado é a formação de um tecido que morfológica e funcionalmente: é uma fonte de fatores de crescimento e metabólitos. nutre o embrião na implantação, provoca uma maior irrigação, impede a rejeição do embrião através do "relaxamento" do sistema imunitário devido à presença de corpos estranhos paternos no interior do útero e regula o processo de placentação ou nidação.
Cavitação – É a formação de cavidades na membrana interna das células trofoblásticas devido a uma diferença de pressão causada por bombas de sódio e potássio que causam a entrada de água. As cavidades são preenchidas com líquido e vão-se unindo até formar a blastocele. Neste momento o embrião que estava em formato de mórula passa a chamar-se blastocisto.
Somitos:
O mesoderma axial divide-se em corpos cúbicos (blocos), dando origem aos somitos. Estes são formados na futura região occipital do embrião. 
O primeiro par de somitos surge ao final da terceira semana, no 20º dia, e a partir daí são formados até ao 30º dia cerca de 3 por dia. 
Os somitos são responsáveis pelo surgimento do esqueleto axial (exceto o crânio), músculos da cabeça, derme da pele, entre outras estruturas
Catarina Costa Martins Santos

Continue navegando