Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Nome: Luana de Paula Teixeira
RGM: 20566956
Universidade: Cruzeiro do Sul
Polo: São Pedro do Sul
Atividade Reflexivas IV
A) O que pensam os professores que lecionam Educação Física nas escolas?
B) Quais processos organizam ou embasam suas ações educativas?
C)Quais tendências pedagógicas e teorias curriculares estruturam a seleção de conteúdos e metodologias nos planos e na pratica de ensino dos professores em ação?
Para um professor, é importante desenvolver todas as capacidades motoras dos alunos, de acordo com o ano de ensino em que eles se encontram, por exemplo: nos anos iniciais, até o 6º ano, deve ter foco nas habilidades motoras, cultura corporal, desenvolver a coordenação, bem como o equilíbrio, assim poderia inserir os esportes ensinando história e regras, conforme a capacidade de cada turma. Além de ser um fator importante de saúde, lazer, motivação para a vida e fundamental para a socialização.
As práticas da educação física atualmente têm sido guiadas para possibilitar aos alunos uma vivência maior no que diz respeito ao desenvolvimento de várias habilidades. É preciso atenção na questão motora e corporal, que se encontra intimamente ligada às práticas sociais que o esporte possibilita. Tendo como seus processos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Abordagem Pedagógica.
As tendencias pedagógicas e teorias curriculares que estruturam a seleção de conteúdo e metodologia nos planos e na pratica de ensino dos professores são: Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico Superadora, entre outras. Abordagem desenvolvimentista, propõe oferecer experiências dos movimentos adequados a cada nível de crescimento e desenvolvimento da criança; na Abordagem Construtivista, entende que existe uma construção de conhecimento, onde o professor e o aluno são um conjunto no qual o professor é o mediador, elaborando métodos que estimule este processo, trabalhando com o conhecimento em que que o aluno já possui. Sempre proporcionando condições em ele vivencie situações nas quais ele mesmo vai construir seus próprios saberes. Já na Abordagem crítico-Superadora,

Mais conteúdos dessa disciplina