Buscar

PROVA ON LINE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
DisciplDisciplina: 100919 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIALina: 100919 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Entre as vertentes da chamada Escola Racionalista Clássica, encontram-se a Administração Científica, de Taylor, e a Teoria Burocrática, de Max Weber, caracterizadas, respectivamente, pelos seguintes fatores:
a ) Para Taylor, o que importa é o ganho de eficácia, tempo e alcance de um padrão de trabalho rigorosamente controlado. Para Weber, o que vale é o dinamismo da comunicação, identificado na adoção dos diferentes fluxos, com destaque para as relações informais, já que estas dotam o indivíduo com maior grau de consciência em relação ao próximo, aumentando também o nível de compromisso com a organização.
b ) Ambas as vertentes valorizam o fator humano, o que exige redobrada sensibilidade das chefias no relacionamento com os subordinados. Tal atitude por parte da gestão resultava no maior grau de colaboração entre todos com decorrente aumento de produtividade.
c ) A teoria de Taylor vê a produção como processo fragmentado, dividido em fases: planejamento, concepção e direção. O processo era "administrado cientificamente", segundo procedimentos de tempos e movimentos, capazes de estipular, sob a égide da linha ou cadeia de montagem, um movimento a ser desenvolvido num tempo ideal, devidamente cronometrado. A teoria de Weber prima pela formalização de regras, as quais deveriam ser seguidas rigorosamente, por todos os membros da organização, desconsiderando o cargo ocupado;
d ) O taylorismo adota o conceito da organização comunicante, pois valoriza a relação mantida entre cada unidade laboral, enquanto que a teoria Burocrática defende a comunicação multidirecional, valorizando a sinergia.
e ) O taylorismo estabeleceu as principais diretrizes do trabalho na linha de montagem, conservadas até hoje, valorizando a dimensão humana das relações, já que delas depende a eficiência e eficácia de todo o sistema. Por outro lado, a Burocracia tem como pressuposto a noção de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal.
QUESTÃO 2
Como um saber não normativo, a ética detém-se sobre princípios e não sobre regras. Por isso,
a) Uma reflexão sobre o que significa uma empresa "ser justa" acabaria por estipular uma série de regras que não poderiam ser verificadas pela ética.
b) A convicção para adotar referenciais éticos, claros e coerentes, está diretamente ligada à reputação da empresa, tema que não admite a formulação de regras.
c) No caso das organizações, a ética parte da perspectiva de que as empresas são justas e agem segundo um arcabouço de princípios legais (as regras).
d)  A ética, como saber não normativo, tende a se desligar de questões práticas, sustentando-se quase sempre em abstrações de natureza filosófica.
e) As empresas devem ser preocupar mais com os valores morais, objetivamente mais ligados ao cotidiano do que as especulações de caráter ético.
QUESTÃO 3
Morgan (2002) adota as seguintes metáforas para classificar as organizações e analisá-las de forma abrangente: organizações como máquinas; organismos; sistemas de atividades políticas; inteligências; culturas; prisões físicas; fluxo e transformação; instrumentos de dominação.
No contexto do sistema político organizacional, os interesses - "metas, valores, desejos, expectativas e outras orientações e inclinações que levam uma pessoa a agir de uma maneira ou de outra" - correspondem a três domínios, conforme o autor. Indique-os.
a ) Tarefa; aliança com pessoas influentes na empresa; interesses pessoais
b ) Cargo que ocupa na empresa; influência exercida sobre os demais; status
c ) A tensão entre o trabalho de uma pessoa (tarefa), as aspirações de carreira e os valores pessoais e o estilo de vida (interesses pessoais).
d )  Cargo; capacidade de manipulação; valores pessoais.
e ) Desejo de ascensão; Influência exercida sobre os demais; maquiavelismo.
QUESTÃO 4
De acordo com os postulados de Kunsch (2003) sobre a abrangência da Comunicação Organizacional (expressão equivalente à Comunicação Empresarial), os objetivos e objetos da subárea compreendida como Comunicação Administrativa são estes:
a ) É um operador da imagem, identidade e reputação da organização, uma vez que promove ações de cunho institucional dentro e fora da organização para o que conta com ferramentas que vão desde o quadro de aviso, a intranet, folhetos e revistas até a propaganda corporativa, institucional e mercadológica.
b ) Conjunto de atividades, processos, programas - com o devido aparelhamento oferecido por diversas ferramentas - centrado no âmbito da organização. Ordena, coordena e organiza fluxos de comunicação formais e informais.
c ) Conjunto de procedimentos cujo papel é o de estabelecer o posicionamento da organização no mercado e a partir disso alinhar as diversas estratégias da comunicação integrada de marketing, tais como vendas diretas, mídia interna e externa, marketing digital etc..
d ) Opera no nível sistêmico, engajando funcionários nas várias atividades com a ajuda de canais tão variados como os setores, secções, departamentos, divisões etc.. Para tanto, conta com a ajuda de protocolos rigorosamente estabelecidos pela comunicação institucional, com destaque para estatutos, regimentos, manuais, código de ética etc.
e ) Cria e em seguida orienta nos diversos níveis da instituição as conexões indicadas no organograma, instrumento em que aquelas conexões ganham a forma de divisões e subdivisões administrativas no interior das quais ocorrem todas as modalidades de comunicação. O processo, por sua vez, lança mão de diferentes ferramentas, tais como folders, memorandos, e-mails, intranet, TV Corporativa etc..
QUESTÃO 5
Kunsch (2003) divide a comunicação organizacional em quatro subáreas. São elas:
a ) Interna, marketing, relações públicas e administrativa
b ) Administrativa, mercadológica, relações públicas e institucional
c ) Administrativa, interna, institucional e mercadológica
d ) Divisão conforme os quatro fluxos de comunicação: descendente, ascendente, horizontal e vertical
e ) Relações públicas, jornalismo, marketing social e comunicação interna
QUESTÃO 6
Van Riel (2003) afirma que a identidade organizacional é composta por três fatores que formam o chamado Mix de Identidade:
a ) Comportamento da organização; Tempo de existência; Propaganda institucional.
b ) Alto grau de reputação; Publicação anual do Relatório de Sustentabilidade; Símbolo: logotipo, material impresso etc.
c )Imagem organizacional estabelecida; marca citada em pesquisas de lembrança como o Top of Mind; Publicação anual do Relatório de Sustentabilidade.
d ) Comportamento da organização; Comunicação; Símbolo: logotipo, material impresso, papelaria etc..
e ) Comportamento da organização; Reputação; Imagem
QUESTÃO 7
"Espiral do Conhecimento", modelo de gestão proposto por Nonaka & Takeuchi, reúne as seguintes etapas.
a ) De tácito para tácito; de tácito para explícito; de explícito para tácito; de tácito para tácito.
b ) De tácito para explícito; de explícito para tácito; de tácito para explícito; de explícito para tácito.
c ) De explícito para explícito; de explícito para tácito; de tácito para tácito; de tácito para explícito.
d ) De tácito para explícito; de explícito para explícito; de explícito para tácito.
e ) De tácito para tácito; de tácito para explícito; de explícito para explícito; de explícito para tácito.
QUESTÃO 8
Duas ferramentas que trabalham de forma paralela e integrada catalisam feedbacks, os quais compõem, por sua vez, parte do "retorno" previsto no planejamento estratégico. A primeira deve ser entendida como uma prova concreta de que a empresa mantém o compromisso em relação a produtos ou serviços vendidos no mercado. Todo tipo de dúvida e reclamação circula por esse serviço e elas devem ser criteriosamente atendidas e solucionadas com rapidez e dedicação.
A segunda é um serviço que possui uma espécie de procuração do cliente para representá-lo perante a empresa; sua ética consubstancia-se na escuta, naanálise dos relatos dos clientes - manifestações que não são rotuladas apenas como "reclamações" - e na mobilização de pessoas, departamentos e outras estruturas para o atendimento.
Qual o nome desses dois serviços?
a ) Corregedoria e Reclamações
b ) Linha 0800 e SAC
c ) Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC e Ombudman
d ) Ouvidoria e Ombudsman
e ) SAC e Reclamações
Parte inferior do formulário

Continue navegando