Buscar

Prescrição e decadência 3

Prévia do material em texto

Prescrição e decadência
Apesar de parecer a mesma coisa, prescrição e decadência são conceitos distintos que se apresentam para situações diferentes. A prescrição faz parte do direito subjetivo, e a decadência do direito potestativo, ambas ocorrem após o titular negligenciar o prazo previsto em lei para efetivar seu direito. A prescrição ocorre quando o titular perde o prazo da pretensão, que seria o direito de requerer via judicial, que determinado sujeito cumpra com seu dever em favor do titular. 
A decadência, ocorre quando a parte requerente perde o prazo para requerer que determinada parte cumpra com o dever, esse dever, ao contrário da prescrição, não necessariamente é em favor da parte requerente. As doutrinas estudadas apresentam que a prescrição ocorre em casos cuja a natureza é condenatória, podendo ser ou não, interrompido, ou anulado, ao passo que a decadência é irrevogável e interrompível. 
O Art. 189 do Código Civil, determina que violado o direito do titular, nasce para ele o direito da pretensão, que se encerra após determinado prazo, acarretando a prescrição, esses prazos se apresentam nos artigos 205 e 206 do Código Civil. Via de regra, a prescrição tem o prazo decadencial, entre 1 a 5 anos, tendo como tempo máximo 10 anos, já a decadência pode ser fracionada em dias, meses e anos. 
No direito civil, a prescrição se apresenta como a perda do direito do estado de punir e obrigar a parte a cumprir sua obrigação em favor do titular, por conta da negligencia da parte requerente em não cumprir com o prazo da pretensão. Já a decadência, é a perda do um direito, também por perder ou negligenciar o prazo de efetivar ou exercer um direito. 
Segundo TARTUCIO (2015), apenas os artigos 205 e 205 do Código Civil apresentam prazos para prescrição, sendo que os demais artigos em se apresentam prazos são decadenciais. Ele também apresenta em três premissas, formula simples para se identificar prazos decadenciais e prazos prescritivos, 1) se o prazo dor fracionado é decadência, se for decacional e fracionado poderá ser decadencial ou prescritivo; 2) se for decacional e estiver no Art. 206 é prescrição, fora deste artigo será sempre decadência; 3) caso não se apresente a localização do artigo no Código Civil, e o prazo, analisar a natureza, se for de natureza condenatória é prescrição, se for de natureza constitutiva será decadência. 
BRASIL, Código Civil de. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm>.  Acessado em 09 de nov de 2020. 
SCHUBER, Séfora. Direito Civil - Aula 182 - Diferença Entre Prescrição e Decadência - Diferença Conceitual. Disponível em< https://www.youtube.com/watch?v=ALntZ53HM40&feature=youtu.be> Acessado em 09 nov de 2020
TARTUCE, Flávio-Manual de Direito Civil. Volume Único. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

Continue navegando