Buscar

Questionário - Responsabilidade Social Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão e Responsabilidade Social
Discente: Bianca Beatriz Davanzo
1) Por que diz-se que a Responsabilidade Social Empresarial está entre diversas iniciativas reativas?
Porque a RSE surgiu como uma forma de reação às críticas que estavam sendo feitas ao modo de operar das empresas e aos impactos sociais e ambientais negativos provocados por elas no final do século XX. A RSE foi uma tentativa séria de responder à essa desaprovação com um compromisso não apenas material.
2) (...) as estratégias de responsabilidade social empresarial sejam criadas e desenvolvidas de acordo com a realidade brasileira e das distintas regionalidades deste imenso país” (p.70). O que isso significa do ponto de vista da questão ética debatida em aula anteriormente?
A responsabilidade social faz com que a empresa busque um sentido ético para as relações de mercado, mas também para além deste. Desse modo, é preciso que cada empresa adapte suas ações para o meio em que está inserida para poder cumprir com seu papel socialmente responsável gerando resultados efetivos, e, portanto, de maneira ética, e não realizar estratégias de responsabilidade social de forma meramente teórica e ilustrativa. 
3) “O principal motivo para uma empresa ser socialmente responsável é que isso proporciona a ela consciência de si mesma e de suas interações na sociedade” (p.71). De acordo com as discussões em aula sobre as relações entre público e privado, como você analisa essa afirmação e como ela afeta, na prática, a operacionalização da responsabilidade social?
A partir do momento em que a empresa se torna consciente de seu papel e de como se dá sua interação com seus stakeholders, a sociedade e o meio em que a empresa está inserido passarão a ser beneficiados. Isso faz com que os espaços público e privado possam se equilibrar e ajudar um ao outro. Na prática, porém, a responsabilidade social das empresas está mais ligada à interesses econômicos e de marketing, e o espaço público acaba sendo reduzido à esse individualismo, deixando o âmbito social, econômico e ambiental prejudicados.

Continue navegando