Buscar

Relatório de Aulas Práticas 1 Fundamentos de Farmacotécnica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: FUNDAMENTOS EM FARMACOTÉCNICA_Aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Paulo Pires de Souza
	MATRÍCULA:01328208
	CURSO: Farmácia 
	POLO: Campina Grande
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Karine Melo
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
			TEMA DE AULA: VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS DE MANIPULAÇÃO 
RELATÓRIO:
1. Identifique as vidrarias abaixo.
Imagem 1: Vidro de relógio: Usado para cobrir beckers em evaporações, pesagens etc.
Imagem 2: Dessecador: Usado para resfriar substâncias em ausência de unidade.
Imagem 3: Funil de Vidro: Usado em transferência de líquidos e em filtrações.
				TEMA DE AULA: ÁGUA BORICADA 
RELATÓRIO:
1. Descreva ao menos duas indicações terapêuticas da água boricada.
A água boricada é uma solução cujo em diferentes condições oculares é bastante difundido no meio farmacêutico, é inorgânico tem a formulação H3BO3, é indicada como solução antisséptica e de irrigação ocular, para o uso oftalmológico, o ácido bórico é apresentando em concentrações de ate 5%. O FDA (FoodandDrugAdministraton) questiona o uso tópico de acido bórico com efetividade fungicida e antissèptica ocular em concentração de ate 5%, lentes de contato hidrofílico contaminado não ficam totalmente esterilizadas em solução de ácidos bórico. Com isso, a água boricada é uma solução de acido bórico, geralmente utilizado em concentração baixa para manter um colírio sem contaminação, e bem absorvido através da pele lesada e mal absorvida em pele integra. Além disso, possui indicação terapêutica como antisséptico, bacteriostático e fungicida. Utilizando em processos infecciosos tópico, em feridas e lavagem oftálmica.
	
				TEMA DE AULA: SOLUÇÃO ANTISSÉPTICA 
RELATÓRIO:
1. Descreva a função de cada um dos insumos utilizados na aula prática para formular a solução antisséptica.
Para que serve cada componente da formulação da solução antisséptica
Glicerina
A glicerina ou glicerol, como também e conhecido é o nome comercial do composto de nomenclatura IUPAC propano 1,2,3 – triol. Este é um composto fundamental dentro do sistema metabólico de diversos microorganismos. A glicerina é um composto atóxico que pode ser utilizado como matéria prima para a produção de diversos produtos e também no meio da produção como, por exemplo, em cosméticos, Por não ter sabor e nem odor, a glicerina vem sendo usada como emoliente e umectante em diversos produtos, como batom, blush, sombra e afins. Essas mesmas propriedades conferem elasticidade ás fibras de tecidos e até evita a quebra das fibras de tabaco na produção de cigarros. É de grande utilidade como lubrificante de equipamentos processadores de alimentos, por não ter problema em entrar em contato com o próprio. Ultimamente a glicerina vem ganhando um espaço especial nos assuntos sobre química verde. Em busca de novas alternativas para os combustíveis fosseis, altamente poluentes e de fontes cada vez mais escassas, um dos principais substitutos para ele tem sido o biodiesel.
Aroma Menta 
O mentol é um álcool que pode ser extraído da planta hortelã, ele é muito utilizado para composição de balas e chicletes. É um álcool de formula molecular C10H20O. A nomenclatura oficial para este composto è: 2 – Isopropil – 5 – metílico-hexan-1-ol. No caso de ser extraído da planta Hortelã, obtêm-se um óleo essencial a partir das folhas e posteriormente se extrai o álcool terpênico. Uma grande curiosidade a respeito do Mentol é a ação refrescante proporcionada por pastilhas (balas, chicletes) que contém em sua composição. O motivo pelo qual a ação gélida aparece diz respeito a composição e efeito no organismo. Possui a capacidade de ativar os sensores responsáveis pela indicação de frio, deste modo, quando colocamos uma bala de menta na boca, a sensação que se tem é de “boca gelada”. Mas para que esta gostosa sensação ocorra, o local de contato deve estar morno (temperatura característica do interior da boca). Isto porque os sensores responsáveis pela indicação e frio tornam-se ativos a uma temperatura superior à normal. 
Álcool Etílico
Álcool etílico na linguagem corrente, simples álcool, é uma substancia orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído, encontrado em bebidas como cervejas, vinho e aguardando, bem como na industria de perfumaria. Os alcoóis funcionam como substancias anfóteras, isto é, ora se comporta com acido, ora como base, ambos muito fracos. Tudo dependerá principalmente da natureza do outro reagente. O álcool etílico é um produto extremamente comum e barato, sem número de utilização corriqueiras. Na área das limpezas não há exceção e, como tal, o álcool etílico serve para remover muitas manchas. 
Corante Verde 
Os corantes conferem ou intensificam a cor natural dos alimentos, para melhorar sua aparência e aceitação. Corantes naturais: São aqueles obtidos a partir de vegetais, ou eventualmente de animais. Corantes artificiais: São aqueles obtidos por processo de síntese, como composição química definida. Corantes sintéticos: idênticos aos naturais. São aqueles cujas estruturas químicas são semelhantes às dos corantes naturais, porém são sintetizados em laboratório. Clorofila (verde): Corantes natural verde permitidos, retirado de vegetais folhudos e algumas frutas. Corante verde limão: é uma cor de corante secundário obtido pela combinação de um verde do cacto e uma farina de osso em uma grade de criação. Verde rápido é um corante alimentício verde martriarilmetano de fórmula química C37H34N2O10S3 (normalmente é encontrado na forma de sal de sódio). O verde rápido é pouco absorvido pelos intestinos. Seu uso como corante alimentício é proibido na União Européia e alguns outros países. Pode ser usado para ervilhas verdes enlatadas e outros vegetais, gelatinas, molhos, peixe, sobremesas, e misturas secas para pães ate um nível Maximo de 100 mg/kg.
Água Destilada
A água destilada é obtida através da destilação, ou seja, da condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação de água impura que contem outras substancias dissolvidas. A água que bebemos é em termos abrangentes uma solução e a água destilada é uma substancia pura. A destilação é um processo de separação que se baseia no fenômeno de equilíbrio liquido-vapor de misturas e, para isso, é necessários um destilador. A água destilada não contem elementos orgânicos e o seu pH é da ordem de 7, podendo ficar um pouco mais acida ao ser exposta ao ser exposta ao ar, devido ao CO2 e outros gases dissolvidos na atmosfera. Usada na preparação de medicamentos, em diversos experimentos dentro de laboratórios ou na industria (como reagente ou solvente), a água destilada e também utilizada nas baterias dos automóveis. O liquido recolhido dos desumidificadores e o liberado pelos aparelhos de ar condicionado também pode ser considerado como destilado.
					TEMA DE AULA:PASTA D’ÁGUA 
RELATÓRIO:
1. Cite a indicação terapêutica da pasta d’água.
A pasta d’água é uma preparação farmacêutica de uso externo composta por oxido de zinco, talco, glicerina, metilparabeno, carbonato de cálcio e água de cal. Ela é tem indicação terapêutica para o tratamento de irritações de pele leve, queimaduras, escoriações e assaduras. Ademais, a pasta d’àgua também é utilizados em casos de dermatite de contatos, micoses por cândida, entre outras.
2. Descreva qual a função da glicerina na formulação.
A glicerina de origem vegetal tem como origem os óleos vegetais com 99,5% de pureza. Possui ação umectante, ou seja,m é um excelentehidratante para a pele, deixando-a com agradável aspecto.

Continue navegando