A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
APOL 100 Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional

Pré-visualização | Página 4 de 6

orientam-se, fundamentalmente, pelo alcance da ‘normalidade’ (normalidade essa representada pelo par heterossexual, no qual a identidade masculina e a identidade feminina se ajustam às representações hegemônicas de cada gênero)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do trecho acima e dos conteúdos do texto-base Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas, pode-se afirmar que as práticas sexuais nomeadas como “normais’ e “anormais” se estabelecem:
Nota: 10.0
	
	A
	por meio da imposição religiosa.
	
	B
	por meio da vontade dos grupos minoritários.
	
	C
	por meio da vontade das entidades de classe.
	
	D
	por meio dos jogos de poder.
Você acertou!
“Nos campos do gênero e da sexualidade em que nos movimentamos, poder e diferença são questões recorrentes. Os processos de constituição de uma prática sexual como normal (e, então, como a prática a ser compulsoriamente adotada por todos) e de outras práticas como desviantes ou anormais, se dá, como sabemos, em meio e por meio de jogos de poder. Para compreender como se constituem identidades e práticas sexuais e de gênero bem como para perceber a ‘força’ e eficiência de pedagogias culturais provavelmente será mais adequado pensar o poder como disseminado, multifacetado e produtivo, em vez de lidar com uma noção de poder centralizado, unidirecional ou meramente repressivo” (Artigo: “Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas”, p. 11).
	
	E
	por meio das instituições jurídicas.
Questão 3/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Já em 1940, o número de mulheres empregadas nas fábricas atingiu a capacidade máxima. A quantidade de órgãos militares praticamente dobrou e, em todos os cantos do mundo, elas apareceram como soldadoras, enfermeiras, pilotos de aviões, motoristas, secretárias, datilógrafas etc. Enfim, estavam em toda parte. As funções femininas eram específicas em cada país. Na maioria dos países aliados, as mulheres eram convocadas para todas as frentes de trabalho, desde o setor industrial até os exércitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://pre.univesp.br/as-mulheres-na-guerra#.WOVCvm_yvIU>. Acesso em: 05 abr. 2017. 
De acordo com o texto-base Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas, segundo Donna Haraway, pode se atribuir que o fato histórico que permitiu a construção de mulheres como um sujeito em processo coletivo histórico foi:
Nota: 10.0
	
	A
	A Revolução Industrial
	
	B
	A Revolução Francesa
	
	C
	A Grande Guerra
	
	D
	A Segunda Guerra Mundial
Você acertou!
“Deste texto, o que me interessa destacar é o fato de que ela entende que, ‘apesar de suas importantes diferenças, todos os significados feministas modernos de gênero partem de Simone de Beauvoir e de sua afirmação de que ‘não se nasce mulher’. Ela acrescenta: ‘[partem] das condições sociais posteriores à segunda guerra mundial que permitiram a construção de mulheres como um sujeito-em-processo coletivo histórico’. O que se segue funciona como uma possível compreensão abreviada: ‘Gênero é um conceito desenvolvido para contestar a naturalização da diferença sexual em múltiplos terrenos de luta’ (Haraway, 1995, p. 221)” (Artigo “Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas”, p. 4-5)
	
	E
	A Independência do Brasil
Questão 4/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia a trecho a seguir:
“Como formas culturais de nos referirmos aos sujeitos (e a nós mesmos), as representações nos dão sentido e certamente se transformam e se distinguem — histórica e socialmente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017. 
De acordo com o texto-base Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas, sobre o debate em relação às definições de gênero e corpo, algumas vertentes feministas consideram que:
Nota: 0.0
	
	A
	o corpo só se tornaria inteligível no âmbito da religião e espiritualidade.
	
	B
	o corpo só se tornaria inteligível no âmbito filosofia e da ética.
	
	C
	o corpo só se tornaria inteligível no âmbito da cultura e da linguagem.
“Neste sentido, seria possível entender, como fazem algumas vertentes feministas, que a nomeação do gênero não é, simplesmente, a descrição de um corpo, mas aquilo que efetivamente faz existir este corpo – em outras palavras, o corpo só se tornaria inteligível no âmbito da cultura e da linguagem. Vale registrar que esse entendimento não é assumido por todas as teóricas/os do campo e talvez se constitua num dos pontos de fricção entre as várias correntes dos estudos de gênero e de sexualidade. (Artigo: “Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas”, p. 6).
	
	D
	o corpo só se tornaria inteligível no âmbito do racionalismo e cartesianismo.
	
	E
	o corpo só se tornaria inteligível no âmbito do determinismo biológico.
Questão 5/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo:
“Acredita-se que só quando as atitudes cidadãs passarem a ser uma constante no espaço escolar e principalmente, em sala de aula, por todos aqueles que fazem parte do dia a dia do fazer escolar, é que se terá uma geração de cidadãos participativos, envolvidos com o próprio bem-estar, assim como de seus semelhantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1709-8.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do trecho lido e dos conteúdos do texto-base O ambiente escolar frente às discriminações e a promoção da igualdade, sobre a formação de cidadãos, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A formação não deve pressupor a eliminação de diferenças em favor da adaptação dos sujeitos a padrões normativos.
Você acertou!
“Portanto, a formação de cidadãos dentro das escolas não deve pressupor a eliminação de diferenças em favor da adaptação de sujeitos a padrões normativos apriorísticos e universalizantes, mas sim a inclusão dessas diferenças na nossa noção de cidadania, reconhecendo-as e respeitando-as como componentes da nossa realidade social e da identidade dos sujeitos dentro das escolas” (Artigo: “O ambiente escolar frente às discriminações e a promoção da igualdade”, p. 3).
	
	B
	A formação não deve considerar as diferenças socioeconômicas e culturais dos sujeitos, sobretudo dos discentes no processo ensino-aprendizagem.
	
	C
	A formação não deve pressupor que a instituição escolar possui diversos grupos étnicos inseridos no mesmo ambiente e que as metodologias podem mudar de acordo com o contexto.
	
	D
	A formação não deve abrir mão da uniformidade e igualdade no trabalho escolar, pois todos são iguais.
	
	E
	A formação não deve propiciar intercâmbios ou interações entre grupos diferentes para que não haja uma invasão das culturas diversas.
Questão 6/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Formas de trabalho, corpo, prazer, afetos, escolarização, oportunidades de expressão e de manifestação artística, profissional e política, modos de inserção na economia e no campo jurídico — aos poucos vão exigir mais do que descrições minuciosas e passarão a ensaiar explicações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.