Buscar

Sustentação e Organização do Caule

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
Curso: Engenharia Agronômica
Disciplina: Anatomia e Morfologia Vegetal
Discentes: Robson Cruz
Sustentação e Organização do Caule
Caule - É o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e rastejantes, e constituídos por partes de formação, tais como: gema terminal, nó, entrenó e gema lateral.
O caule é composto por quatro estruturas, são elas: gema terminal, que é a estrutura responsável pelo crescimento do vegetal; nó, é o local de onde partem as folhas ou ramos laterais; entrenó, é a região localizada entre dois nós; gema lateral ou axial, que originam os brotos, folhas ou flores.
Os caules têm uma morfologia externa que pode ser aéreo, subterrâneos ou rastejantes. Tendo como destaque a diferenciação do mesmo em relação as raízes pela presença de folha, gema ou botões germinativos, sendo o aéreo os que desenvolvem-se acima do nível do solo, classificado em tronco (caule robusto e lenhoso), estipe (caule lenhoso, cilíndrico e palmeiras) e colmo (dividido em gomos como a cana-de-açúcar). Os caules rastejantes são rentes ao solo, como melancia e abóbora, os caules subterrâneos são tanto rizoma, tubérculo e bolbo, existem também outros tipos de caule, como os trepadeiras, aquáticos e estalão.
Tipos de caules considerando o desenvolvimento das plantas são elas: a erva, pouca desenvolvida; subarbusto, arbusto pequeno; arbusto, contém tamanho médio inferior a 5 metros; árvores, possuem a mesma arquitetura das árvores, porém só alcança 5 metros; árvores, superior a 5 metros de altura e geralmente com o tronco nítido; liana, cipós sarnentos. Quanto as ramificações caulinares elas podem ser de diferentes formas: indiviso, não se divide, um exemplo disso são as palmeiras; monopodial, única gema; simpodial, pode conter várias gemas.
Quanto as especializações dos caules; gavinhas: caulinar ou foliar, função de fixação, um exemplo é o maracujazeiro que contém em sua estrutura espinhos, tem função de proteger a planta; acúleo, o acúleo é uma projeção epidérmica; cladódio, presente principalmente nos cactos; filocládio, caule semelhante a uma folha mais produzem folhas.
	Os caules possuem sistema de revestimento, a epiderme produzida pela protoderme é responsável por proteger o caule; o sistema fundamental, que basicamente tem a função de sustentar e preencher a planta; e o sistema vascular, esse sistema carrega os nutrientes por toda a estrutura vegetal, garantindo que ela se mantenha viva.

Outros materiais