A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
AOL 02 - Revestimento, cultura e aplicação em projetos - Uninassau

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material AOL 02 - Revestimento, cultura e aplicação em projetos - Uninassau - página 1
Pre-visualização do material AOL 02 - Revestimento, cultura e aplicação em projetos - Uninassau - página 2
Pre-visualização do material AOL 02 - Revestimento, cultura e aplicação em projetos - Uninassau - página 3

AOL 02 - Revestimento, cultura e aplicação em projetos - Uninassau

Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
Leia o trecho a seguir: 
“A Bauhaus destacou-se, nesse contexto, ao tentar reconciliar arte e artesanato. Ela se opunha ao sistema das belas-artes de quatro maneiras. Inicialmente, ela procurava tirar as artes do isolamento em que cada uma delas se encontrava e incentivar os artistas a criar projetos combinando seus talentos. Em seguida, ela pretendia elevar o status do artesão ao mesmo nível do artista.”
Fonte: GREFFE, X. Arte e Mercado. Observatório Itaú Cultural. Rio de Janeiro: Editora Iluminuras, 2013. p. 214.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre artesanato no design de interiores, analise as afirmativas a seguir:
I. O artesanato é desprovido de uma particularidade, pois possui rasgos das diferentes culturas que a comercializam.
 II. A Bauhaus foi a escola de artesanato, desenho, arte e arquitetura, que surgiu da união da Escola de Belas Artes com a Escola de Artes e Ofícios, formada por Walter Groups.
III. A ideologia na Bauhaus era a de realizar projetos com resultados, surgidos da necessidade, onde assimilaram e fusionaram o trabalho de ofício com as teorias da arte.
IV. O artesanato no desenho de interiores e na decoração é uma arte que ficou em perigo de extinção na era industrial devido aos processos de mecanização da produção e do comércio global.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. II, III e IV.
Resposta correta
2. II e III.
3. I e IV.
4. I, II e IV.
5. I, III e IV.
2. Pergunta 2
Leia o trecho a seguir: 
“A Literatura de Cordel refere-se não apenas ao gênero literário, mas também a um veículo de comunicação, ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cordelistas. Inserido na cultura nacional em fins do século XIX, o cordel é elemento constituinte da diversidade cultural brasileira, com contribuições das culturas africana, indígena, europeia e árabe. Conjugando tradições da oralidade, da poesia e das narrativas em prosa, o bem cultural se constituiu como uma relevante forma de expressão da nossa sociedade.” 
Fonte: IPHAN. Literatura de Cordel. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1943>. Acesso em: 11 fev. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arte e artesanato, a técnica de corte de uma superfície de madeira que esculpe figuras e que é utilizada para a elaboração da literatura de cordel, corresponde:
Ocultar opções de resposta 
1. À xilogravura.
Resposta correta
2. À singeleza.
3. Aos bilros.
4. Ao pitimbu.
5. Ao entalhado de madeira.
3. Pergunta 3
Leia o trecho a seguir: 
“A questão da identidade está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades.”
Fonte: HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: Edições DP&A, 2014. p. 7
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre globalização e identidade cultural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O conceito de identidade cultural se refere ao conjunto de peculiaridades próprias de uma cultura. 
II. ( ) O conceito de identidade cultural permite que os indivíduos possam se identificar como membros de um grupo cultural.
III. ( ) A identidade cultural é um conceito fixo e se mantém de forma individual e coletiva.
IV. ( ) As influências do exterior alimentam e reinventam a identidade cultural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. V, V, F, V.
Resposta correta
2. V, V, F, F.
3. F, F, V, V.
4. F, V, F, V.
5. V, F, V, V.
4. Pergunta 4
Leia o trecho a seguir: 
“Mesmo na reprodução mais perfeita, um elemento está ausente: o aqui e o agora da arte, sua existência única, no lugar em que ela se encontra. É nessa existência única, e somente nela, que se desdobra a história da arte. Essa história compreende não apenas as transformações que ela sofreu, com a passagem do tempo, em sua estrutura física, como as relações de propriedade em que ela ingressou.”
Fonte: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura - Volume 1. Série Obras Escolhidas. 8. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012. p. 167.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arte e artesanato, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O artesanato se difere pelos processos técnicos e pelo uso de máquinas e elementos simbólicos que materializam os saberes dos seus criadores. 
II. ( ) A arte pode ser classificada como decorativa, narrativa, filosófica, religiosa ou para simples entretenimento.
III. ( ) O artesanato pode ter uma finalidade estética ou funcional, como um quadro decorativo, uma máscara ou uma jarra para depositar água.
IV. ( ) As produções industriais correspondem à prática de diversas técnicas manuais aprendidas e desenvolvidas ao largo do tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. F, V, V, F.
Resposta correta
2. V, V, F, F.
3. V, V, F, V.
4. V, F, V, V.
5. F, F, V, V.
5. Pergunta 5
Leia o trecho a seguir: 
“O artesanato contemporâneo também pode ser visto como fruto de projetos acadêmicos em algumas escolas de design, onde os alunos têm a oportunidade de conceituar um produto e de confeccioná-lo. Uma experiência diferente daquela de se construir um protótipo como mais um passo da metodologia projetual. No artesanato cada peça será única por mais que se queira repetir o percurso construtivo do objeto.”
Fonte: FREITAS, A. L. C. Design e Artesanato: uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produto. São Paulo: Editora Bluncher, 2011. p. 62.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre arte e artesanato, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O artesanato é a atividade criadora destinada à elaboração de um produto, realizado por meio de técnicas tradicionais, com materiais simples e que se encontra marcada dentro de uma tradição ancestral.
II. ( ) O artesanato conta com a ajuda de máquinas ou processos automatizados, moldando diversos objetos com fins comerciais ou meramente artístico e criativo.
III. ( ) O artesanato se define como um trabalho minucioso e detalhista onde cada objeto é único e deve receber uma atenção especial. 
IV. ( ) O artesanato perdeu seu papel principal com a Revolução Industrial e com o passar do tempo tem se convertido em um setor econômico secundário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. F, V, F, V.
2. F, V, V, V.
3. V, F, V, V.
Resposta correta
4. F, V, V, F.
5. V, F, F, V.
6. Pergunta 6
Leia o trecho a seguir: 
“Como tirar partido das oportunidades oferecidas por uma globalização das trocas, que aclimata novas referências, faz descobrir novos produtos e multiplica as trocas? Faz mais de vinte anos que muitos observadores vêm insistindo no interesse de organizar os territórios onde se vive, de criar um ambiente local identificado, ativo e atraente. Identificado, pois, aos sistemas econômicos que se interpenetram e tendem a se homogeneizar; esse é o meio de conseguir uma marca que poderá trazer benefícios para seus produtos, criando assim uma vantagem comparativa.”
Fonte: GREFFE, X. Arte e Mercado. Observatório Itaú Cultural. Rio de Janeiro: Editora Iluminuras, 2013. p. 311.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre globalização e identidade cultural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A globalização não está ligada apenas aos aspectos sociais, mas também aos aspectos ambientais.
II. ( ) A Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização publicou o informe onde citava que a globalização deveria ser justa e criar oportunidade