Buscar

O que é artes, quais suas funções e mudanças ao longo do tempo


Prévia do material em texto

O que é artes, quais suas funções e mudanças ao
 longo do tempo
A arte ao longo da história: a arte ou o ato de criar, acompanha a história desde os períodos Paleolítico e Neolítico.
A arte para Leonardo da Vinci: ele afirmava que “arte é coisa mental”. Ele sustenta a ideia de que enxergamos a obra especialmente com o intelecto, e não apenas com os olhos. Sendo assim, flerta em alguns momentos, com a preocupação de artistas contemporâneos: o entendimento de que o que sustenta a obra é a ideia, o conceito e o processo em si, não o produto final. (importante ferramenta de conhecimento).
O significado de arte: podemos chamar de “arte” as pinturas rupestres e outras invenções no ambiente que datam desde os primórdios. - diz o professor autríaco Ernst Gombrich.
A arte e a beleza: a arte não precisa ser, necessariamente, bela. Ela pode fugir - e geralmente foge- dos padrões sociais impostos pela ditadura da beleza, pelos padrões estabelecidos.
A arte como questionadora: o resultado em si não é o que tem mais valor. Também é importante conhecer o processo e o contexto pelo qual determinada criação percorreu. Ela nos permite conhecer e nos aproximar de costumes e valores da nossa e de outras sociedades.
Ampliação da visão de mundo: através da arte, somos inseridos e nos tornamos capazes de compreender outras visões de mundo, organização e valores sociais, possibilitando uma imersão no que é diferente aos nossos olhos. Quando adquirimos nosso repertório, seja ele visual ou auditivo, expandimos nossa consciência e funções mentais, como percepção e atenção. Além disso, ampliamos a memória, a sensibilidade, a reflexão e, claro, a imaginação.
Exercícios: https://forms.gle/GPNyLVGjQ8ghuyhJ6

Mais conteúdos dessa disciplina