Buscar

Considere a citação e a imagem a seguir


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Considere a citação e a imagem a seguir: 
“Em 1920, como forma de celebrar o Centenário da Independência brasileira, foi apresentada a maquete do Monumento às Bandeiras, primeira obra para o espaço público elaborada por Brecheret. O projeto causou estranhamento nas pessoas que visitavam a exposição porque o escultor incorporou conceitos vigentes na Itália, onde ele estudou entre 1913 e 1919, mas que eram pouco conhecidos no Brasil”. 
Após esta avaliação, caso tenha interesse em ler o texto integral, ele está disponível em: MOURA, Irene Barbosa de. O monumento e a cidade: A obra de Brecheret na dinâmica urbana. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n.6, p. 77-93, jan. / jun., 2011, p. 80-81. 
Fonte: Monumento às Bandeiras. Granito. 8m x 7m x 40. São Paulo. 1953. Foto: Will Rodrigues/ Shutterstock, Inc. 1 
Tendo em vista a citação, a imagem acima e o conteúdo do livro-base Diversidade e Resistência: a construção de uma arte brasileira sobre o artista Victor Brecheret, é correto afirmar que:
	
	A
	apesar de o Monumento às Bandeiras ser uma escultura moderna, o artista não seguiu por esse caminho estético, preferindo as formas e os temas clássicos.
	
	B
	quando os artistas do modernismo viram a obra executada no Parque do Ibirapuera resolveram convidar o artista Brecheret para participar da Semana de 22.
	
	C
	Oswald de Andrade adquiriu uma das obras de Brecheret, a Cabeça de Cristo, que causou alvoroço nos seus familiares por trazer somente a cabeça de Jesus Cristo, e não o corpo inteiro, como era comum nas representações cristãs.
	
	D
	iniciou os estudos ainda jovem, no Brasil, com técnicas de artes aplicadas, especialmente o mobiliário. Depois conseguiu uma bolsa para a Europa, onde conheceu as obras de Rodin, que o influenciaram na estilização da figura humana.   
	
	E
	Apesar de o movimento moderno permitir aberturas temáticas, Brecheret permaneceu nos temas clássicos, como os da história e da religiosidade.