Buscar

Questionário Equilíbrios Multicomponentes - Físico-Química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Físico-Química para a Biotecnologia
Lista de Exercícios 06: Equilíbrio Líquido-Vapor em Sistemas Binários,
Equilíbrio Líquido-Líquido, Sistemas Ternários, Partição
Questões
01- O que é um desvio positivo da lei de Raoult? Que consequências pode ter um desvio positivo acentuado?
Um desvio positivo da lei de Raoult ocorre quando, em líquidos completamente miscíveis, as interações de A com A e de B com B são maiores do que as interações de A com B. Isso leva a um máximo na curva. A mistura acaba tendo uma pressão maior do que seus componentes puros e portanto é mais volátil. 
02- O que se entende por uma solução diluída ideal?
Uma solução diluída ideal pode ser definida como aquela na qual o solvente obedece à lei de Raoult e o soluto, à lei de Henry.
03 - Quando uma mistura ideal de dois líquidos voláteis é aquecida a uma dada temperatura, teremos, no equilíbrio, uma mistura líquida em equilíbrio com uma mistura gasosa, de diferente composição. Qual a implicação disto para a teoria da destilação?
A destilação é baseada nesse conceito, pois o objetivo dela é separar os componentes de uma mistura, então aumentando a temperatura é possível levar um dos componentes a fase vapor que posteriormente condensa e pode ser coletado, e então conseguimos separar os componentes mistura.
04 - O que vem a ser destilação fracionada? Comente algo a respeito do conceito de prato teórico.
Destilação fracionada é aquela em que utilizamos uma coluna de fracionamento para que possamos ter sucessivos patamares de equilíbrio líquido-vapor, que são os chamados pratos teóricos. O conceito de prato teórico é usado para pedir a eficiência de uma coluna, pois quanto maior for a quantidade de pratos teóricos mais eficiente é a nossa separação na destilação.
05- O que é uma mistura azeotrópica? Dê alguns exemplos.
É uma mistura que comporta como se fosse substância pura em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição (PE constante). Água (4%) e álcool é um exemplo. acetona (86,5%) + metanol (13,5%); álcool etílico (7%) + clorofórmio (93%); ácido fórmico (77,5%) + água (22,5%).
06- Água e álcool formam uma mistura azeotrópica de ponto de ebulição mínimo com composição 4% em massa de água. O que nós obteríamos no destilado e no resíduo após uma destilação fracionada de uma mistura de 50g de água e 50 g de álcool? 
Essa mistura não pode ser separada por métodos convencionais de destilação pois os dois componentes possuem o mesmo ponto de ebulição.
07- O que é destilação por arraste de vapor?
A destilação por arraste de vapor é um método para separar duas substâncias imiscíveis (ex: água e óleos essenciais). O óleo essencial é levado a vapor e depois condensa e então pode ser coletado.
08- A atividade biológica de muitos fármacos está relacionada ao seu coeficiente de partição octanol-água. Explique e exemplifique. 
O coeficiente de partição octanol-água indica o quão lipofílica essa substância é quanto maior for o coeficiente. Isso é muito importante para direcionar onde um fármaco vai agir. Como no exemplo dado em aula, de que precisaram alterar um grupo de um fármaco para ele ficar mais hidrofílico e não causar efeitos colaterais no sistema nervoso central.

Continue navegando