Buscar

resenha gestao do amanha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRĺTICA DO LIVRO GESTÃO DO AMANHÃ
 O livro foi lançado pela editora Gente de São Paulo, 2018 pelo o autor e empresário Sandro Magaldi que escreve em parceria com José Salibi Neto, o projeto surgiu da inquietude com a transformação por qual passa a sociedade e os negócios cuja principal protagonista é a evolução tecnológica.
 Sandro é o co-fundador do MeuSucesso.com, dedicada a incentivar o empreendedorismo no Brasil por meio da apresentação de estudos de caso com empreendedores de sucesso, também atuou como vice-presidente de clientes e negócios do Grupo TV1, um dos maiores grupos de comunicação do país, e diretor comercial da HSM do Brasil durante nove anos. Possui cerca de trinta anos de experiência em liderança e vendas. Na vida acadêmica, atuou por mais de quinze anos como professor do MBA na Escola de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Fundação Dom Cabral (FDC). Participa em várias fontes de conteúdo como nos podcasts Nerdcast Empreendedor, GV Cast e no site Administradores.com.
 José Salibi Neto conviveu e trabalhou, por mais de 20 anos, com os principais pensadores da gestão como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler, e líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair e Rudolph Giuliani, entre outros. É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva. Seu nome é imediatamente associado à introdução no Brasil dos principais conceitos da Gestão Contemporânea nos últimos 25 anos, provocando a (Mambo/Giga) e Novo Pare, entre outras. É autor do best-seller Movido por ideias. Em sua autobiografia, o professor Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, dedica um capítulo inteiro ao trabalho de Salibi, a quem chama de “empresário extraordinário”.
 Mostra que estamos vivendo em uma era conhecida como a 4ª Revolução Industrial, onde descobertas transformadoras integram, pela primeira vez, o mundo físico, digital e biológico em um mesmo ambiente, assuntos que faz com que nos se adaptamos a esta realidade. Os modelos de gestão, mostra como deve ser o perfil do líder da 4ª Revolução Industrial  que deve ser único , inspira a todos, abrangente, não é estreito ou orientado a uma tecnologia especifica, destinado ao coração e à mente e declarado com sinceridade e confiança e, assim, seja inspirado a criar novas soluções nesse ambiente repleto de oportunidades.
 Fala sobre grandes empresas que faliram porque não pensaram no futuro somente no momento e não se adaptaram as novas tecnologias, exemplos Kodak, Blockbuster, Sony x Ipod, teria do Darwinismo já dizia que não é o maior que prospera, é sim aquele que se adapta melhor ao ambiente. As empresas devem se preparar as bases para destruir seu modelo de negocio atual para não serem destruídas por outra organização.
 Muitas empresas pensam em curto prazo não possuem estratégias, investem muito pouco em tecnologia, já outras pensam que quanto mais venderem mais irão ter um baixo custo e com isso poderão ate baixar seus preços para venderam mais ainda e alcançar o sucesso, potencializando o negocio.
 Outro meio de fortalecer os negocio nesta nova era seria as organizações que na visão convencional seriam concebidas como competidoras atuam em conjunto, criando um valor agregado mutuo para todos e enriquecendo o ecossistema. Uma nova dinâmica obriga uma analise mais aprofundada de todos os agentes que impactam o ecossistema em que esta inserida a empresa para avaliar quais forças são capazes de adicionar ou extrair valor para o negocio.
 Apesar de toda tecnologia envolvida hoje em dia onde a automação está presente, vários empregos estão, gradativamente, deixando de existir e que a informação está cada vez mais veloz, todavia os empregos não deixaram de existir, mas as pessoas terão que estudar mais, aprender, se dedicar e aqueles mais preparados passarão na frente. Alguns dos donos não têm curso de administração, são engenheiros, designer, as universidades vêem deixando a desejar na instrução, deve ser essencial incentivar à construção de uma cultura que valorize o encontro de gerações em vez do conflito de gerações, evitando armadilhas como ‘nós contra eles’ em que ‘nós’ representa o status quo, e o ‘eles’, o novo. A cisão é o caminho certo para a destruição de valor.
 É importante conhecer essas histórias de sucesso e também as histórias que não deram certo, tanto para servir como espelho para a vida quanto para servir de exemplo. Agora o negócio é agir, estudar e trabalhar, porque a vida não para e o mundo gira cada vez mais rápido. 
 Recomendo este livro, pois mostrar que até os grandes empresários cometem erros e com estes acabam achado o caminho certo e alçando o sucesso, não pode desistir e sempre se manter atualizados e adaptados as novas tecnologias, se puder fazer visitas as estas empresas que tem cases de sucesso, realmente ensina como lidar com pessoas e a gerir uma empresa.

Outros materiais