Buscar

APOL - GESTÃO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
 A avaliação do desempenho não pode restringir-se ao simples julgamento superficial e unilateral do chefe a respeito do comportamento funcional do subordinado no passado. E´ preciso descer a um nível maior de profundidade, localizar causas e estabelecer perspectivas de comum acordo com o avaliado.
Qual das afirmações abaixo é verdadeira, considerando ênfase dada a cada um dos métodos de avaliação de desempenho?
	
	A
	Os métodos clássicos, considerando o passado, dão ênfase na avaliação por objetivos e na avaliação por atividades.
	
	B
	Os métodos contemporâneos, considerando o passado, dão ênfase na avaliação por competências.
	
	C
	Os métodos clássicos, considerando o futuro, dão ênfase nos incidentes críticos.
	
	D
	Os métodos contemporâneos, considerando o futuro, dão ênfase na avaliação por atividades.
Questão 2/5
Após a realização do diagnóstico do nível de maturidade da organização e das características culturais da mesma, é importante que o gestor conheça o seu papel frente às pessoas que atuam em sua equipe e utilizar os subsistemas de RH como base, garantindo o seu envolvimento como gestor em todos os elementos que influenciam a qualidade, a retenção e a motivação dos talentos de sua equipe.
Segundo Chiavenato, há 5 subsistemas na área de RH. Qual são esses subsistemas?
	
	A
	Seleção de RH, Desenvolvimento de RH, Capacitação de RH, Monitoração de RH, Treinamento de RH.
	
	B
	Provisão de RH, Aplicação de RH, Manutenção de RH, Desenvolvimento de RH, Monitoração de RH.
	
	C
	Treinamento de RH, Desenvolvimento de RH, Capacitação de RH, Treinamento de RH, Reciclagem de RH.
	
	D
	Manutenção de RH, Treinamento de RH, Capacitação de RH, Seleção de RH, Desenvolvimento de RH.
Questão 3/5
Algumas condições são fundamentais para garantir os resultados extraordinários das equipes. Para Mussak (2013), a equipe precisa, em primeiro lugar, de um objetivo bem definido e uma missão grandiosa, acompanhados de uma estratégia inteligente. Em segundo lugar, a equipe deve ser composta por pessoas que gostem de desafios, além de ter como característica a complementariedade, entrosamento e confiança. E, por fim, o líder desta equipe, deve ser inspirador, “aquele tipo de líder que, além de defender a causa e ter apreço pelo desafio e pelo risco, transpira uma insatisfação pessoal permanente”. (MUSSAK, 2013, s.p.).
Qual das afirmações abaixo é verdadeira, considerando as práticas inovadoras de gestão de equipes e os atributos de equipes de alto desempenho?
	
	A
	Uma equipe de alto desempenho tem com atributo a rapidez, onde apenas alguns membros atuam prontamente sobre os problemas e aproveitam as oportunidades que surgem.
	
	B
	Em tempos de digitalização e de uma nova geração entrando no mercado de trabalho, é preciso levar em conta que questões como humanização do ambiente não são tão importantes.
	
	C
	Uma equipe de alto desempenho tem como atributo a interação, onde todos os membros se comunicam entre si dentro de um clima aberto e confiável.
	
	D
	Em uma equipe de alto desempenho percebemos que nem todos os membros querem mudar e melhorar continuamente o desempenho da equipe.
Questão 4/5
Vários são os conceitos sobre a gestão estratégica de pessoas. Tais conceitos evidenciam a necessidade de uma gestão estratégia de pessoas a fim de promover mudanças, dar resposta aos desafios, melhorar desempenhos, alinhar necessidades individuais e organizacionais e comunicar, de maneira clara, as estratégias organizacionais no sentido de todos os colaboradores caminharem na mesma direção.
Qual das afirmações abaixo é verdadeira, considerando a gestão estratégica de pessoas?
	
	A
	Para garantir um planejamento de gestão de pessoas coerente e alinhado com as estratégias da área e da organização, não é necessário que os gestores e os profissionais da área de gestão de pessoas trabalhem juntos.
	
	B
	Para a elaboração de um planejamento estratégico baseado em competências, uma das etapas é Integrar as competências organizacionais básicas, ou seja, priorizar as competências e práticas de RH e garantir o alinhamento das mesmas.
	
	C
	A administração estratégica de pessoas não serve como pano de fundo para promover mudanças organizacionais e ser o instrumento adequado para dar respostas aos desafios do ambiente empresarial.
	
	D
	A nova formatação da área de recursos humanos, com características mais estratégicas para a organização, cria métodos para melhorar o desempenho coletivo dos colaboradores.
Questão 5/5
As lideranças devem buscar estrategicamente o desenvolvimento de seus grupos de trabalho, transformando-os em equipes de alto desempenho, capazes de assumir uma tarefa importante e ter competências para realizá-la.
Qual das afirmações abaixo é verdadeira, considerando liderança e motivação?
	
	A
	A maneira como as estratégias de motivação são definidas e aplicadas, bem como o resultado das ações motivacionais, não depende de fatores internos ao indivíduo e sim da equipe à qual pertence.
	
	B
	As motivações no ambiente de trabalho não variam de pessoa para pessoa, mas mudam de acordo com o tempo, conduzindo a diferentes comportamentos.
	
	C
	O desenvolvimento das competências da liderança é tão valiosa que quem der mais poder a seus funcionários poderá perder tal liderança.
	
	D
	O principal papel do líder é garantir o “senso de equipe” do seu grupo de trabalho.

Outros materiais