Buscar

RESUMO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

* Comunicação: o que é comunicação, o procedimento (emissor, mensagem, canal, receptor), os tipos (são 4), as barreiras (Subjetividade, filtragem, ruídos e bloqueios) e os facilitadores.
Sobre a linguagem num geral: 
1) comunicação de informação através de símbolos arranjados sistematicamente (sintaxe). Ligada a forma que pensamos e compreendemos o mundo 
2) Leontiev: a linguagem generaliza a experiência humana sócio-Histórica 
3) Forma da linguagem: sintaxe (regras gramaticais)
Função da linguagem: mediador de conduta e ferramenta para comunicação no meio social 
4) 3 questões principais abordadas pelos psicolinguistas: como ocorre a aquisição da linguagem (como ocorrendo desenvolvimento dessa habilidade), a compreensão da linguagem (quais as processos mentais relacionadas a recepção e entendimento da linguagem) e a produção da linguagem (quais os processos mentais relacionados com a produção do discurso)
5) Característica da linguagem quanto á: ordenação: gramática descritiva. Significação: significativa pois as palavras expressam um sentido. Função social: comunicar ações, comportamentos e ideias. Criatividade: Criativa pois as palavras podem ser recombinadas gerando novas frases e sentidos.
6) através da linguagem o homem organiza sua forma de pensar e liga passado, presente e futuro
7) a linguagem é o principal instrumento de trabalho do psicólogo, sendo importante prestar atenção nos aspectos verbais e não verbais
* Vygotsky 
1) sociointeracionismo: linguagem como viabilizadora da comunicação. Precede o o homem e sua aquisição ocorre de fora pra dentro. Sem ela o homem não é nem histórico, nem cultural, nem social. A partir da linguagem aprendemos a pensar
2) Funções da linguagem: intercâmbio social: viabiliza a comunicação. O homem cria a linguagem pra se comunicar com seus semelhantes.
Pensamento generalizante: ordena o mundo e serve de mediador entre o sujeito e o objeto de conhecimento
3) Linguagem e pensamento: fase pré-verbal e fase pré- intelectual. Sendo fase pré-verbal o pensamento sem a linguagem (inteligência pratica) e a fase pré intelectual a linguagem sem o pensamento (comunicação difusa sem uma mensagem específica. Choro, balbuciar etc. serve de alívio emocional)
Ps: aos dois anos esses processos se encontram possibilitando uma sofisticação do funcionamento psíquico
4) O pensamento verbal é predominante nos estudos da psicologia pois levam a compreensão do homem enquanto ser histórico
5) 3 fases da aquisição da linguagem: discurso social (externo é anterior à criança. Começa a entender a estrutura sintáxica e as significações da linguagem), fala egocentrica (fase de transição da fala social para a fala interna e da função comunicativa para a função social. Consiste na fala que a criança tem em voz baixa para si mesma na hora de organizar e executar uma função) e discurso interno (internalização completa da língua. Permite que a pessoa pense em palavras sem precisar dizê-las em voz alta. Pensamento em palavras)
6) pensamento não se reflete na palavra mas se realiza nela pois a partir da fala que iremos transmitir o que pensamento para o outro
Skinner:
1) Behaviorista: não considerava a mente como componente fundamental da linguagem, sendo essa adquirido empiricamente por Estimo -> Reposta -> Reforço (sendo essa a unidade básica da aquisição da linguagem). Mesma sendo comportamento a linguagem é predominantemente um substrato social e não inato. 
2) Achava o termo "comportamento verbal" mais adequado do que linguagem pois a língua em si está relacionada com a doutrina de expressão de ideias e comportamento verbal englobaria todos os tipos de comunicação 
3) Comunicação verbal resulta da interação continua entre o organismo e o ambiente, que consequentemente inclui o ouvinte que modela e mantém o comportamento do falante.
3) Se desenvolve a partir do contato com o comportamento do outro que serve como mediador e foi treinado pela comunidade verbal para operar como tal. As palavras do outro são transformadas em nossas palavras.
4) Comportamento verbal = comportamento operante (modifica o mundo e é modificado por ele)
5) Elementos para a aquisição da linguagem: comunidade verbal e contingência de reforçamento.
6) Se as vocalizações não forem reforçadas tendem a declinar. O reforço das vocalizações estimulam a aprendizagem linguística da criança.
Piaget:
 1) linguagem como um sistema simbólico de representação e como porta para cognição. 
2) desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento cognitivo, sendo o linguístico representação do cognitivo. O indivíduo aprende do individual para o coletivo. Desenvolvimento linguístico ligado ao desenvolcimento cognitivo.
3) A linguagem torna-se possível a partir do estágio de inteligência pré operatório (lembrar que a inteligência pré verbal de Vygotsky se relaciona com a fase sensório motor de Piaget). 
4) Linguagem não é o suficiente pra explicar o pensamento, uma vez que esse tem base nas ações.
5) Atos biológicos são adaptados ao meio físico.
Piaget vs Vygotsky: 
Concordavam: a existência da fala egocêntrica e da fala social. Ambos diziam que na fase egocêntrica a criança não tenta necessariamente se comunicar 
Discordam: na função da fase egocêntrica (piaget - inútil, Vygotsky - estruturante), do fim da fala egocêntrica (piaget: some, Vygotsky: é internalizada), e do lugar que se encontra a fala social (pra Piaget depois da fala egocêntrica, para Vygotsky antes)
Berstein:
 1) Linguagem como produto da interação social, sendo um sistema de sinais convencionais desenvolvidos, ensinados e aprendidos socialmente.
2) performance linguística ligada à situação social do indivíduo e as condições do meio 
3) formas de comunicação: código elaborado (formal): classe média. Código restrito (informal): classe trabalhadora.
4) O código reflete e regula as relações de poder na sociedade 
5) tipos de família: centrada na posição: se comunica pelo código elaborado. Status definido pelo poder, sexo e idade. Família centrada na pessoa: comunicação via código restrito. Status definido a partir da particularidade de cada um.
Chomsky:
 1) linguagem como capacidade inata unicamente da espécie humana (nativa).
2) teoria da gramática universal: a capacidade de aprender e produzir frases é inata ao ser humano, fazendo parte de seu patrimônio genético. A aprendizagem da língua nao é derivada de imitação, condicionamento mas de um processo cognitivo e criativo. 
3) A GU é formada por conjunto de princípios (característica iguais a todas as línguas e variações (peculiaridades)
4) O meio apenas estimula as capacidades inatas 
5) Estruturas gramaticais de todas as frases: superficial: palavras usadas para expressar uma ideia (desempenho). Profunda: significado da sentença (competência)
Skinner vs Chomsky: 
1) Skinner acreditava que a aquisição da linguagem ocorria por forma do esquema estímulo -> Resposta -> Reforço, contudo Chomsky mostrava que o processo de aquisição não é repetitivo e sim criativo. Uma criança pode elaborar um número infinito de frases mesmo ouvindo um número finito de palavras e combinações 
2) Skinner priorizava o fator social, enquanto Chomsky era um inatista, argumentando que a fala apresentada a criança não é plena e total o que não poderia responder pela aprendizagem ampla derivada da aquisição da linguagem
Whorf: 
1) Acreditava que a linguagem influência a forma que as pessoas pensam e abordam problemas, ou seja, que nosso vocabulário determina como pensamos, categorizamos e percebemos o mundo ao redor.
2) Relatividade linguística: relação entre a linguagem e o pensamento mediado pela cultura, ou seja, a cultura através da linguagem afeta nossa forma de pensar
3) Cada língua é uma categoria única e particular (isso ia de encontro com o dito por Chomsky que definia a língua como formada por princípios comuns)

Continue navegando