Buscar

Prévia do material em texto

LIDERANÇA E O PAPEL DO LÍDER DE GRUPO
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO GRUPAL
A medida em que os grupos se desenvolvem, seus membros modificam tarefas normalmente prescritas; esclarecem papéis pessoais e definem normas. Suas pesquisas indicam que esses processos desenvolvimento tendem a seguir quatro etapas:
· Iniciação
· Diferenciação
· Integração
· Maturidade
Iniciação: marcada por incerteza e ansiedade; discussão de assuntos neutros; depois, questões gerais do trabalho e relação pessoal; atenção a comportamentos adequados e tipo de contribuição esperada. Podem escolher líder.
Diferenciação: surgem conflitos (metas, objetivos, procedimentos) desacordos sobre papéis.
Integração: voltada ao restabelecimento do propósito central do grupo; podem desenvolver sentido de identidade; desenvolvimento de normas e regras.
Maturidade: todos desempenham seus papeis e trabalham para alcançar processos grupais
 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO GRUPO
 Para Robbins (2008), os grupos geralmente passam por uma sequência padronizada em sua evolução. Estudos mais recentes, entretanto, indicam que os grupos temporários formados para a realização de uma tarefa específica seguem um padrão totalmente diferente. Os cinco estágios de desenvolvimento grupal:
· Formação;
· Tormenta;
· Normalização;
· Desempenho;
· Interrupção
LIDERANÇA
É a influência interpessoal exercida numa situação por intermédio do processo de comunicação para que seja atingida uma meta.
 Influência interpessoal: é quando alguém tenta afetar o comportamento do outro, isto acontece nas relações: superior-subordinado; consultor-cliente, vendedor-freguês, professor-aluno, marido-mulher, pai-filho, padre-pastor-cristãos.
 A situação: os grupos sofrem mudanças de situação em diversos momentos de sua vida: altos e baixos, maior e menor pressão. O líder deve se adaptar á atmosfera psicológica do grupo: clima. As condições de uma situação podem influenciar o desempenho da liderança: desde problemas físicos (ruídos, móveis, luz, ambiente) até os problemas organizacionais.
 
 Processo de comunicação: o líder eficaz utiliza a comunicação como um meio de transmitir a mensagem de modo a levar os liderados a agir.
 Atingir uma meta: quando o líder consegue levar o individuo a realizar o que ele pretende, ele influência o subordinado no sentido de atingir uma meta.
 Portanto, a liderança depende dos seguintes fatores:
1) O subordinado: não existem duas pessoas ou dois grupos iguais. As diferenças do grupo exercem influência na metodologia para liderá-los.
2) O grupo: as características do grupo exercem influência sobre o método para dirigi-lo.
3) A situação de liderança: a vida de um grupo tem altos e baixos; depende do clima organizacional;
4) A própria personalidade do líder
Características e atributos do líder
 Sabe interessar/estimular os membros do grupo;
 Acredita em si mesmo, mas com humildade; 
 Gosta do que faz
 Conhece seus sentimentos e emoções e não tem receio demonstrálos

Mais conteúdos dessa disciplina