Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Indique a opção que caracterize o estado de anomia social:
		
	 
	Desregramento das relações entre indivíduo e sociedade.
	
	Trocas sociais sem dificuldade.
	
	Órgãos estão em contato entre si.
	
	Equilíbrio social.
	
	Forma consensual das relações entre os indivíduos.
	Respondido em 22/05/2021 09:58:07
	
	Explicação:
Desregramento das relações entre indivíduo e sociedade.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A interpretação de Comte era um conjunto consensual, fundamental para a sociedade, que estava se desagregando frente ao movimento conflituoso de desaparecimento e nascimento de uma nova ordem social. Esse era o cerne da crise que precisava ser superada através da constituição de uma nova unidade de pensamento capaz de recompor a ordem, acelerando sua marcha natural no sentido da modernização industrial e científica. A linha seguida por Comte foi de buscar a criação de uma nova ciência para restaurar a ordem social. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Sobre a Sociologia é correto dizer, EXCETO:
		
	
	É considerada uma ciência nova
	 
	É uma ciência que estuda o indivíduo em sua singularidade
	
	É uma ciência que estuda os fenômenos sociais
	
	O pensador Auguste Comte foi seu criador
	
	Ficou conhecida como Física Social
	Respondido em 22/05/2021 09:58:55
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre as formulações teóricas de Durkheim, ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA ERRADA:
		
	
	Segundo Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria.
	
	Para Durkheim a normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
	 
	Segundo Durkheim, a sociologia não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
	
	Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
	Respondido em 22/05/2021 10:02:55
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	9. Durkheim, falava que a sociedade é mais do que a soma de suas partes. Ao contrário de Max Weber, ele não estava focado no que motivava as ações individuais das pessoas (individualismo), mas no estudo dos ¿fatos sociais¿, termo criado por ele mesmo que descreve os fenômenos que não são limitados apenas a uma pessoa. Seria correto afirmar:
		
	
	c) O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre a sociedade, obrigando-os a se adaptar às regras dos indivíduos onde vivem;
	 
	d) As afirmativas a e b estão corretas;
	
	b) O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem;
	
	e) As afirmativas a e c estão corretas.
	
	a) Os fatos sociais tem uma existência independente e mais objetiva do que as ações individuais, e podem somente ser explicados por outros fatos sociais, como a região onde a sociedade está submetida, governos, etc.
	Respondido em 22/05/2021 10:04:24
	
	Explicação:
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo Marx, a situação segundo a qual o trabalhador se encontra separado dos meios de produção, perdendo a noção de si e de seu trabalho na lógica capitalista, favorecendo a dominação do capitalista em relação a produção e o trabalhador, pode ser definida como:
		
	
	Lucro.
	
	Exploração.
	
	Mais-valia.
	
	Modo de produção.
	 
	Alienação.
	Respondido em 22/05/2021 10:05:35
	
	Explicação:
Alienação
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quais os pensadores que "percebiam as práticas de educação escolar como uma importante ferramenta que poderia ser utilizada, tanto para perpetuar o processo de alienação e de dominação existente na sociedade capitalista, quanto para emancipar os trabalhadores desta realidade."
		
	
	Durkheim e Marx
	
	Aristóteles e Marx
	 
	Marx e Engels
	
	Paulo Freire e Durkheim
	
	Engels e Durkheim
	Respondido em 22/05/2021 10:06:31
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"São aquelas cujo sentido subjetivo racional se mistura a uma forte carga emocional, muitas vezes comprometendo a própria análise da racionalidade em questão. Ex.: ações motivadas por ciúme, cólera, paixão, etc."
Essa definição se aplica a qual tipo de ação social distinguida por Max Weber?
		
	
	ação social racional com relação a valores
	
	ação social religiosa e mítica
	 
	ação social afetiva
	
	ação social racional com relação a fins
	
	ação social tradicional
	Respondido em 22/05/2021 10:07:16
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O professor Francisco é querido por todos os professores e alunos. Os professores se identificam com ele por conta de sua origem humilde e trajetória de muito esforço. Além disso, ele tem muita habilidade para lidar com os adolescentes, sempre alegre e provocador. Suas qualidades pessoais são tão contagiantes que superaram o currículo e competência do outro candidato à direção da escola e ele foi eleito mesmo não sendo considerado o mais competente.
 O poder exercido pelo professor Francisco expressa uma forma de dominação designada por Weber de:
		
	
	Dominação ilegítima
	
	Dominação tradicional
	
	Dominação formal
	
	Dominação legal
	 
	Dominação carismática
	Respondido em 22/05/2021 10:08:14
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo Saviani (2005), para Bourdier e Passeron, a educação cumpre o papel o qual ela foi incumbida, e toda tentativa de mudar seu quadro é frustrada a qual papel eles se referem?
		
	
	Como canal de evolução e ascensão intelectual.
	
	 Como quebra de um sistema de dominação e libertação do pensamento.
	
	Como meio de equidade social
	 
	Como instrumento forçado da dominação, impedindo a superação do dominado.
	
	Como forma de ampliação da visão política social.
	Respondido em 22/05/2021 10:09:44
	
	Explicação:
segundo o autor a Educação é Elitista e mantem  o dominado em um local de passividade, impossibilitando reações 
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Paulo Freire (1998) em seu livro Pedagogia da Autonomia nos diz: "A questão da identidade cultural, de que fazem parte a dimensão individual e a classe dos educandos cujo respeito e absolutamente fundamental a pratica educativa progressista, é problema que não pode ser desprezado". Neste caso Paulo Freire está se referindo:Respeito ao resultado individual.
	
	A necessidade de cultivarmos a individualidade.
	
	A prática de uma educação para este século.
	
	Ao respeito que devemos ter pelo indivíduo.
	 
	A uma perspectiva multicultural de educação.
	Respondido em 22/05/2021 10:11:46
	
	Explicação:
Para este educador, ¿o que temos de fazer não é propriamente definir o conceito de tema, nem tampouco, tomando o que ele envolve como um fato dado, simplesmente descrevê-lo ou explicá-lo, mas pelo contrá- rio, assumir perante ele uma atitude comprometida¿ (FREIRE, 1982, p. 96). Essa contribuição multicultural, que o educador Paulo Freire sugere ao pensamento social contemporâneo, extrapola a apropriação de conteú- dos múltiplos e diversos literatura especializada, comentários críticos e informações disponibilizadas na Internet.

Continue navegando