Buscar

Caso clínico 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Clínico
 
Suponha que você recebeu uma paciente para iniciar a fase ambulatorial da reabilitação cardiovascular. J.S.P., sexo feminino, 62 anos, teve sintomas de tontura e dispneia aos esforços e, após consulta médica, foi constatada cardiomiopatia dilatada com baixa fração de ejeção, o que levou a um quadro de insuficiência cardíaca. Assim, ela iniciou um tratamento medicamentoso e foi avaliada com um teste de esforço cardiopulmonar. A paciente agora está clinicamente estável, motivada, com evidente dispneia, não necessitando suplementação de oxigênio e sem sentir dores.
Nesse contexto:
a)Monte um programa de exercícios físicos para a paciente.
 O programa deve ser com supervisão direta do fisioterapeuta, com duração entre 45 a 50 minutos, com a frequência de 3 vezes na semana.
O programa de exercício deve ser dividido em três fases; 
Fases de aquecimento, com a duração de 5 a 15 minutos fazendo alongamentos estáticos; MMSS+MMII, com exercícios calistênicos, para aumentar a amplitude articular gradativamente, fase aeróbica de baixa intensidade, caminhada de 3 a 5 minutos, exercício respiratório.
Fase de condicionamento, a duração deve ser de 20 a 30 minutos de exercícios aeróbicos, com ou sem peso, corridas, bicicleta estacionária e esteiras levando em consideração as limitações da paciente.
Frases de relaxamento, de 5 a 10 minutos com exercícios respiratórios e alongamentos estáticos.
b) Responda quais são os resultados esperados.
O objetivo é melhorar a capacidade oxidativa da musculatura esquelética, dando flexibilidade, resistência, melhora no fluxo sanguíneo, e da resposta ventilatória ao exercício, assim é possível melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, evitando descompensações, e melhorando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Outros materiais