Buscar

ÉTICA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

Aluno: RAIMUNDA DIAS VIANA REIS
	
	Disc.: PSICOLOGIA NAS ORG. 
	2021.1 EAD (GT) / EX
	 
		
	
		1.
		Na empresa XYZ S/A. constata-se o seguinte: o diálogo não é estabelecido de forma clara pelos colaboradores, o que gera distorções importantes com relação ao próprio trabalho. Além disso, as relações são confusas no sentido dos papéis a serem desempenhados. Muitas vezes não se sabe a quem creditar poder de influência e/ou autoridade. A situação constatada na empresa é de:
	
	
	
	Foco na qualidade do produto.
	
	
	Foco em cargos e salários.
	
	
	Relações interpessoais conflitantes.
	
	
	Foco nas metas.
	
	
	Foco em treinamentos.
	
Explicação:
As relações interpessoais incongruentes geram animosidade e distorção no processo de comunicação. Tal situação infringe a ética e se constata no relato da questão.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Um dos aspectos que podem depor contra a ética na rotina das organizações diz respeito a falar abertamente sobre questões ou problemas particulares, seus ou de outras pessoas, o que tende a criar constrangimento e exposição desnecessária. Esse aspecto denomina-se:
	
	
	
	Falta de informação
	
	
	Falta de autocensura
	
	
	Falta de relações conflitantes
	
	
	Excesso de fronteiras
	
	
	Excesso de limites
	
Explicação:
A falta de autocensura pode ser muito prejudicial no ambiente de trabalho. Muitas pessoas reproduzem o discurso de outras, fazendo vazar problemas e/ou questões de ordem particulares. Os envolvidos, quando expostos, normalmente não gostam e criam-se constrangimentos entre colaboradores ou entre colaborador e grupo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No que concerne ao tema ética profissional e empresarial, está correto afirmar
	
	
	
	A boa empresa atua apenas com foco no lucro, não importando se oferece um ambiente moralmente gratificante.
	
	
	Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, assiduidade e frequência ao serviço, embora louváveis, não são exemplos de condutas éticas no exercício profissional.
	
	
	O indivíduo deve agir com respeito ao procedimento ético de sua profissão, não sendo necessária a observância dos princípios éticos comuns a todos os homens.
	
	
	A ética empresarial é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão.
	
	
	A empresa necessita que a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primárias da organização se tornem parte de sua cultura.
	
Explicação:
Considerando as alternativas pode-se dizer que:
- A ética empresarial se difere da ética profissional, pois ambas tem princípios próprios de acordo com suas especificidades de atividade e de profissão...
- A ética profissional não pode se contrapor aos princípios éticos de convivência social, pois ambas estão respaldas em ações corretas, justas e comuns a todos.
- Pelo contrário, assiduidade, frequência e bom desempenho são esperados do profissional quando assume e assina um contrato de trabalho, e isso representa a conduta correta, ética que um profissional deve adotar ao respeitar a relação que estabeleceu com seu empregador.
- Uma boa empresa deve ter respeito e ética com seus vários públicos de relação, antes de buscar o lucro a qualquer preço.  Responsabilidade social implica que a ética deve estar presente nas estratégias de qualquer organização.
- Sim, os valores e princípios a serem respeitados pelos profissionais de uma organização de trabalho devem fazer parte de sua cultura organizacional, de forma que seja internalizado por todos, os comportamentos esperados nos diversos segmentos de atuação.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando o poder é exercido por pessoas despreparadas pode acarretar comportamentos inapropriados. Assinale a alternativa que não faz parte deste comportamento.
	
	
	
	Abuso físico
	
	
	Assédio moral
	
	
	Estímulos
	
	
	Constrangimentos
	
	
	Insegurança
	
Explicação:
O aluno terá que saber que a alternativa errada nesta questão é estímulos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Vários aspectos podem depor contra a ética na rotina das organizações, tanto do ponto de vista individual, como do coletivo. Quando o diálogo não está estabelecido de forma clara pelos colaboradores de uma organização e pode gerar distorções importantes com relação ao próprio trabalho, recebe o nome de?
	
	
	
	Falta de Interesse
	
	
	Relações interpessoais conflitantes
	
	
	Falta de informação
	
	
	Falta de autocensura
	
	
	Falta de Poder
	
Explicação:
O aluno terá que saber que: quando o diálogo não está estabelecido de forma clara pelos colaboradores de uma organização e pode gerar distorções importantes com relação ao próprio trabalho, recebe o nome de Relações interpessoais conflitantes.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Nas organizações, os gestores devem planejar o crescimento de seus colaboradores, procurando não ferir preceitos éticos e morais. São situações que, no contexto do trabalho, podem levar à falta de ética:
	
	
	
	Falta de autocensura.
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	Falta de informação.
	
	
	Relações interpessoais conflitantes.
	
	
	Poder exercido por pessoa despreparada.
	
Explicação:
Processo de comunicação truncado e comprometido, excesso de autoridade sem conhecimento de causa geram climas organizacionais conflituosos com possibilidades de reações antiéticas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Imagine que você atua em uma empresa em que a comunicação é muito ruim e recorrentemente ocorrem distorções na comunicação que acarretam em conflitos nas relações interpessoais. Este é um dos aspectos que pode depor contra:
	
	
	
	A falta de autocensura
	
	
	A promoção de pessoas
	
	
	A falta de regras e leis
	
	
	As relações familiares
	
	
	A ética nas organizações
	
Explicação:
O diálogo quando não estabelecido de forma clara pelos colaboradores de uma organização pode gerar distorções importantes com relação ao próprio trabalho. Além disso, as relações ficam confusas no sentido dos papéis a serem desempenhados. Muitas vezes não se sabe a quem creditar poder de influência e/ou autoridade.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Num ambiente organizacional, o diálogo e o entrosamento quando não estabelecidos de forma clara pelos colaboradores podem gerar distorções importantes com relação ao próprio trabalho.  A essa questão podemos afirmar que existe:
	
	
	
	a falta de avaliação
	
	
	a falta de postura
	
	
	a falta de autocensura
	
	
	a falta de um líder
	
	
	relações interpessoais conflitantes

Mais conteúdos dessa disciplina