Buscar

Trabalho de Cálculo I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido I
Faculdade Única LTDA
Curso: Cálculo Diferencial e Integral I
Aluno: Mauro José Ferreira
Tutor (a): Gleysson Morais Andrade
 Utilização de Tecnologias no Ensino de Cálculo
A tecnologia está cada vez mais presente na nossa sociedade. Assim como nosso contesto social está em constante mutação o avanço tecnológico também está em constante mudança, sendo que estas transformações começaram a se acentuar mais após a primeira revolução industrial. As novas tecnologias são comuns no contexto da vida dos alunos, contudo a utilização dessas ferramentas no ambiente escolar ainda é bastante reduzida tanto no ensino básico quanto no ensino superior, principalmente na área de exatas.
No ensino do cálculo a utilização de ferramentas computacionais é de extrema importância para facilitar o entendimento e aplicação de conteúdos teóricos na prática. Além disso a utilização de tecnologias torna as aulas mais dinâmicas e permite que o aluno tenha uma visão mais ampla do conteúdo que sendo ministrado. O uso de programas computacionais permite, por exemplo, avaliar graficamente o comportamento de uma variável ao ser trocada. Utilizando os métodos tradicionais de ensino isso seria possível, mas muito demorado.
Entretanto o emprego desses artifícios apresenta o entrave da falta de estrutura de muitas instituições do ensino de exatas, a resistência de muitos educadores ou ainda um horário reduzido de aulas que não permite que os professores empreguem novas metodologias de ensino. Tudo isso faz com que muitos educadores relutem na adesão dessas novas metodologias de ensino o que torna o processo de aprendizagem mais difícil e monótono para os alunos.
Essa relutância dos professores muitas vezes decorre do despreparo de muitos que não se qualificaram para acompanhar esse dinamismo do setor tecnológico ou ainda encontram dificuldade de relacionar o conteúdo ministrado de cálculo ao método computacional. Diante disso muitos optam pelo emprego de formas de ensino que eles já estão mais habituados.
É importante conscientizar os educandos da importância do emprego de tecnologias no emprego do ensino de cálculo e oferecer cursos para que eles possam aprender ou aperfeiçoar e assim incrementar as suas aulas tornando o processo de aprendizagem mais simples e dinâmico.

Continue navegando