Buscar

Fórum HO III

Prévia do material em texto

Radiação é um processo físico de emissão e propagação de energia, que vai de um ponto a outro no espaço ou no meio material.
A radiação pode ser subdividida em radiação ionizante, presente na NR-15 anexo 5 e a radiação não ionizante que é contemplada no anexo 7.
Toda exposição à radiação ionizante pode levar a algum risco de danos à saúde humana, e este risco aumenta com o aumento da exposição, por isso, qualquer aplicação da radiação que conduza a exposição do homem deve ser justificada, para garantir que o benefício decorrente dessa aplicação seja mais importante do que o risco devido a exposição.
A exposição a radiação é calculada em dose, que representa a quantidade de energia absorvida por um determinado material ou por um indivíduo.
O limite de dose representa um valor máximo de exposição a radiação, abaixo do qual os riscos decorrentes da exposição à radiação são considerados aceitáveis.
O Limite de Tolerância é definido pelos limites de Dose Anuais Máximos Admissíveis, que são valores de doses aos quais os indivíduos podem ficar expostos, sem que isso resulte em um dano à sua saúde. Para o estabelecimento dos limites máximos admissíveis para trabalhadores foram considerados os efeitos somáticos tardios, principalmente o câncer, que pode aparecer anos após a exposição.
O limite de tolerância para exposição à radiação ionizante é definido pelo CNEN, Comissão Nacional de Energia Nuclear. Existem limites especiais para várias categorias de pessoas: mulheres em idade fértil, gestantes, estudantes, estagiários, visitantes, etc. O acompanhamento devem ser realizados pelo SESMT.

Continue navegando