A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina:
	Metodologia do Ensino de Voleibol (LEF22)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	No primeiro dia de aula, o professor de Educação Física recebe seus novos alunos e verifica que entre eles há alunos com diferentes tipos de deficiência. Com isso, necessitará de ferramentas pedagógicas diferentes para aplicação do conteúdo proposto. Descreva os principais pontos e atitudes a serem consideradas pelo professor durante uma aula de Educação Física, com alunos deficientes, em que serão aplicados conteúdos relacionados ao voleibol.
	Resposta Esperada:
O professor deve ser atencioso e cuidadoso logo no primeiro contato com a turma, deixando claro que todos são iguais e capazes de realizar o que será proposto em aula. É fundamental que o professor tenha conhecimento das necessidades de cada aluno. Atividades inclusivas e que promovam a interação entre os envolvidos é fundamental. Os alunos sem qualquer deficiência podem vivenciar as limitações e necessidades dos alunos deficientes para compreenderem as dificuldades as quais seus companheiros de turma estão sujeitos. Uma boa alternativa é colocar algum estímulo sonoro dentro das bolas e vendar todos os alunos para realizarem atividades com deficientes visuais. Já no caso de alunos com paralisia cerebral, é importante ter em mente que existe uma limitação no aspecto motor, mas intelectualmente são capazes de compreender o que lhes é proposto. Portanto, flexibilidade nas regras, atividades lúdicas e com a possibilidade de execução ao alcance de todos são itens fundamentais.
	2.
	O surgimento de algumas práticas corporais com bola se confunde com o surgimento de uma própria civilização e seus costumes, por outro lado algumas modalidades surgem após muitas tentativas de prática e adequações a um determinado público. Assim foi com o voleibol. Disserte sobre os principais motivos da origem do voleibol.
	Resposta Esperada:
Os principais motivos de criação do voleibol englobam a necessidade de uma prática em local coberto e fechado devido às baixas temperaturas do inverno europeu, a adaptação do basquetebol, que era tido como uma modalidade que causava lesão e impacto aos praticantes, sendo necessário um esporte com viés mais recreativo e com menos impacto, tanto da bola com as mãos quanto entre os praticantes. Com isso surge o voleibol, com equipes divididas entre os lados da quadra, evitando assim o impacto entre os praticantes e a movimentação que possibilita a prática de jovens, crianças e idosos além do grande componente motivacional.
Parte inferior do formulário