Buscar

RELATÓRIO PSICOLÓGICO1 finalizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PSICOLÓGICO1[footnoteRef:1] [1: Este modelo não substitui a leitura e estudo das normas da Resolução No. 06 de Março de 2019 do CFP, para a elaboração de documentos psicológicos Segundo Ramminger (2001) ....
] 
I. Identificação
Nome da criança: Ana Luísa Bela Santos.
Data de nascimento: 18/05/2009
Sexo: Feminino.
Escolaridade: 5° ano do ensino fundamental.
Escola: Colégio Dinâmico.
Nome do solicitante: Disciplina de Técnica de Avaliação Psicológica I (TAP) do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go).
Finalidade: Avaliação do Desenvolvimento Cognitivo Infantil.
Nome das autoras: 
 Maxciene Soares da Silva – A01-3 e Natália Fanny Ribeiro de Sousa- A02
Descrição da demanda:
 Foi solicitada a Avaliação psicológiva para fins de aprendizagem das alunas e avaliação com obtenção de nota na disciplina de TAP1. Tendo visto que não houve deanda em relação à criança.
II. Procedimento
Inicialmente, o primeiro contato foi feito com os pais da criança para marcar a entrevista, que aconteceu na casa dos mesmos, estando presentes o pai e a mãe que foram bastante solícitos, respondendo as perguntas com muita paciência e concordando entre eles. A duração da entrevista foi de aproximadamente 40 minutos onde também foi lido e assinado o termo de consentimento livre e esclarecido antes de começarmos a entrevista. Foi utilizado um roteiro semi-estruturado de entrevista sobre o desenvolvimento cognitivo da criança. A participante escolhida para a realização do teste Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-IV) e Bender (B-SPG) foi Ana Luísa Bela Santos Pereira. Após verificar a disponibilidade da criança para a realização dos testes, foi agendada a data com a professora Tahiná Khan para a realização dos mesmos, que foram divididos em dois dias. Sendo o primeiro dia, segunda-feira, 21/04/2019 no período da manhã e o segundo dia, também na segunda-feira, 28/04/2019 no período da manhã. Antes de iniciar a aplicação dos testes, esperamos aproximadamente 20 minutos para que a criança pudesse lanchar, pois segundo a mesma estava com fome. Começamos pela aplicação do B-SPG que avalia a capacidade de perceber, visualizar e reproduzir figuras, ou seja, as habilidades percepto-motoras e viso-motoras. O segundo teste a ser aplicado foi o WISC-IV que avalia o funcionamento intelectual global, e possui quinze subtestes.
 Existem 4 índices fatoriais para avaliar o QI da criança. O Índice de Compreensão Verbal (ICV) avalia a compreensão verbal, conhecimento adquirido, processamento de linguagem e memória verbal. O Índice de Organização Perceptual (IOP) avalia o raciocínio não verbal, integração viso espacial, habilidade percepto-motora, raciocínio abstrato e capacidade de planejamento. O Índice de Memória Operacional (IMO) avalia a memória de trabalho, memória de curto prazo, avalia a habilidade de manter-se consciente de uma informação recebida, desenvolver uma habilidade, saber manipulá-la e produzir um resultado. O Índice de Velocidade de Processamento (IVP) avalia a capacidade de executar e discriminar rapidamente sequências ou discriminar informações visuais.
 Percebemos certo nervosismo na criança ao iniciarmos os testes. Durante a aplicação do primeiro subteste foi necessária uma pausa, pois Ana reclamou que estava com sede e com muito sono, e a levamos para tomar água e levar o rosto. Ao iniciarmos o segundo subteste, a criança começou a chorar, o que nos fez pausar a aplicação durante alguns minutos para acalmá-la com a ajuda da profesora Tahiná. No primeiro dia foram aplicados cinco subtestes além do B-SPG. No segundo dia da aplicação a criança pareceu muito disposta à avaliação e foram aplicados os 10 subtestes restantes.
IV- Análise
Possui nove anos e onze meses, Segunda de um irmão, nascida em 18-05-2009, do sexo feminino, cursando o 5° ano do ensino fundamental no Colégio Dinâmico. A menina reside com o pai (Mecânico de máquinas), a mãe (gerente de construtora) e um irmão de 21 anos. Nascida de uma gravidez planejada. A gestação e seu nascimento foram tranquilos, o parto foi cesariano e a criança nasceu saudável. Ela tem um sono agitado e dorme sozinha na cama em seu próprio quarto. Possui mania de roer as unhas. Teve catapora, porém aparentemente não sofreu sequela. Sofreu acidente mas não obteve sequelas. Ana Luísa possui facilidade em português, e não foi dito se existe dificuldade em alguma matéria, apenas que é bastante esforçada. Gosta de estudar e se esforça para ser a primeira na sua turma. Seus pais estudam com ela, garantindo que sempre tirou boas notas, mas se acontecer de apresentar notas baixas, os pais a ajudarão a recuperar. Sua relação na escola é boa e faz amigos com facilidade apesar de ter um pouco de timidez. No último desafio feito pela instituição, Ana foi avaliada como a melhor aluna de toda a escola. Foi premiada com troféus e ganhou diploma como aluna destaque. Tem uma ótima relação com os pais, que prezam pelo diálogo sempre e é uma boa amiga do irmão. Os pais responderam a entrevista juntos concordando um com o outro em suas respectivas falas.
 Ana Luísa apresentou um resultado de 7 pontos no teste B-SPG². Seu resultado, comparado ao das crianças da amostra normativa, indicou que ela está no percentil 41(tabela 15), ou seja, que apenas 41% da amostra teve melhor escore que o seu. Quando se analisa o seu escore em relação aos de outras crianças de sua faixa etária destacar que o B-SPG pontua erros, portanto, quanto mais baixa a pontuação, melhor o desempenho. Por ser um protocolo com menos de 7 erros e estar no quartil número 50, ela não precisa ser analisada sobre a perspectiva da discrepância.
 No teste Escala de Inteligencia Wechsler para crianças WISC-IV Ana Luisa obteve QI total (QIT) de 105, indicando desempenho médio em relaçãoás crianças da mesma idade da amostra. Seu percentil foi de 63 indicando que 63% obteve desempenho igual ou inferior ao seu. Vale ressaltar que o QIT avalia o funcionamento inteletual global. 
 Já no índice de compreenção verbal (ICV) Ana obteve pontuação de 115 indicando desempenho médio superior em relação ás crianças da mesma amostra normativa. Seu percentil foi de 84, indicando que 84% obteve desempenho igual ou inferior ao seu. O ICV avalia a compreenção verbal, conhecimento adquirido, processamento de linguagem e memória verbal.
 No Índice de Organização Perceptual (IOP) a criança obteve a pontuação 96, indicando desempenho médio em relação ás crianças da mesma idade da amostra normativa. Seu percentil foi de 39, indicando que 39% obteve desempenho igual ou inferior ao seu. O IOP avalia raciocício não verbal, integraão visoespacial, habilidade perceptomotora, raciocínio abstrato e capacidade de planejamento.
 No Índice de Memória Operacional (IMO) Ana Luísa obteve 103, indicando desempenho médio em relação ás crianças da mesma idade da amostranormativa. Seu percentil é 58, indicando que 58% obteve desempenho igual ou inferior ao seu. Lembrano quo IMO avalia memória de trabalho, memória de curto prazo, habilidade de manter-se consciente de uma informação recebida, desenvolver uma atividade, saber manipulá-la e produzir um resultado.
 No Índice de Velocidade de Processamento (IVP) a criança obteve 97, indicando desempenho médio em relação ás crianças da mesma idade da amostra normativa. Seu percentil foi de 42, indicando que 42% obteve desempenho igual ou inferior ao seu. O IVP avalia a capacidade de executar e discriminar rapidamente sequências ou discriminar informações visuais.
 Conclusão
 Levando em conta a informação dada pelos pais durante a entrevista, a criança é extrovertida, tem bom relacionamento com a família e é bem carinhosa e cuidadosa com o irmão. Esforçada, sem precisar de tanta cobrança, mas sempre com o acompanhamento dos pais, obtem bons resultados nas avaliações escolares.
 Muito comunicativa, a facilidade de fazer amizade é grande. Gosta de brincar tanto sozinha quanto com outras crianças. O resultado dos testes foi esperado, pois seu desempenho condiz com o das crianças damesma fixa etária. 
 
Este documento não poderá ser utilizado para fins diferentes do apontado no item de identificação; possui caráter sigiloso e trata-se de documento extrajudicial; e não nos responsabilizamos pelo uso dado ao relatório por parte da pessoa, grupo ou instituição, após a sua entrega em entrevista de devolutiva.
 
Goiânia, 	de 	de 	.
 assinatura 	
 Nome Completo do Estagiário – Matrícula
 	assinatura 	
Nome Completo do Professor Psicólogo - CRP

Continue navegando