Buscar

Fecundação e Clivagem do Zigoto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMBRIOLOGIA
1ª semana
· Fecundação
Primeiramente, então, ocorre a fecundação na maior e mais dilatada porção da tuba uterina, que se dá pela sinalização o ovócito primário e das células foliculares que secretam substâncias atrativas, guiando assim os espermatozoides por meio da quimiotaxia. Sendo assim, a fecundação é uma sequência de eventos que se dá pelo encontro do espermatozoide com o ovócito I e termina com a mistura do material genético materno e paterno durante a metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto. 
Consiste em diferentes fases, que são:
1. Passagem do espermatozoide através da corona radiata. Nessa fase, entra em ação a enzima hialuronidase liberada do acrossoma do espermatozoide. É propiciada pelos movimentos da cauda do espermatozoide.
2. Penetração na zona pelúcida. Entra em ação, as enzimas liberadas pelo acrossoma que promovem a lise da zona pelúcida. Promove a reação zonal, que seria a alteração química da zona pelúcida de modo a se tornar impermeável a outros espermatozoides. 
3. Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide. A cabeça e a cauda do espermatozoide entram no citoplasma, porém sua membrana plasmática não.
4. Término da 2ª divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino. Esse término é estimulado com a penetração do espermatozoide no ovócito I. O núcleo do ovócito maduro se torna o pronúcleo feminino. 
5. Formação do pronúcleo masculino. Dentro do ovócito, o núcleo do espermatozoide passa a originar o pronúcleo masculino enquanto sua cauda é degenerada.
6. Fusão dos pronúcleos. Agregação de cromossomos única e diploide originando o zigoto. Arranjo dos cromossomos do zigoto em um fuso de clivagem. 
Obs.: O zigoto é geneticamente único, pois metade de seus cromossomas tem origem materna e a outra metade, paterna. A recombinação desse material genético se dá por meio de crossing-over. O sexo cromossômico do embrião é determinado pelo tipo de espermatozoide (X ou Y) que fertiliza o ovócito. 
Obs.: Não há aumento no tamanho do embrião até que a zona pelúcida se degenere. 
· Clivagem do zigoto
Logo após a fecundação, ocorre a divisão (clivagem) do zigoto, que consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto que resultam em um rápido aumento do número de células. Esse evento ocorre quando o zigoto passa pela tuba uterina em direção ao útero.

Continue navegando