Buscar

TCC_PARKISON_EBRAMEC_LUCIA


Continue navegando


Prévia do material em texto

ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA – EBRAMEC
CURSO DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA – ACUPUNTURA
MARIA LÚCIA FERRAZ CALOU
OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA
NA DOENÇA DE PARKINSON
SÃO PAULO
2020
MARIA LÚCIA FERRAZ CALOU
OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA
NA DOENÇA DE PARKINSON
Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso de 
Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, apresentado à 
EBRAMEC – Escola Brasileira de Medicina Chinesa, sob 
orientação da Prof.º Sérgio.
SÃO PAULO
2020
DEDICATÓRIA
TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO
TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO
TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO
TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO
TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO
TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO
RESUMO 
Este trabalho consistiu em um estudo de caso, com uma metodologia semi-experimental de caráter qualitativo que mostra os efeitos da acupuntura em uma paciente com a Doença de Parkinson. Esta pesquisa teve como objetivo específico relacionar os efeitos da acupuntura antes e após as sessões. Foi realizada uma avaliação no inicio, podendo observar que a aptidão motora avaliada, obteve uma classificação muito inferior. As principais dificuldades encontradas foram no equilíbrio, rigidez muscular e lentidão dos movimentos, sempre associados ao tremor das mãos, cabeça e pescoço. O tratamento consistiu em 3 (três) meses, sendo 12 (doze) sessões realizadas semanalmente. Ao final do estudo, pode-se observar que a acupuntura é eficaz no tratamento da Doença de Parkinson. Outro fato que pode ser observado foi que a acupuntura melhora os espasmos, o alivio da dor muscular, da circulação, manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação e postura. 
Palavras-chave: Acupuntura – Doença de Parkinson – Rigidez muscular – Espasmos
ABSTRACT
This work consisted of a case study, with a experimental qualitative showing the effects of acupuncture in a patient with Parkinson's disease. This research aimed to relate the specific effects of acupuncture before and after the sessions. An assessment at the beginning and can see that the motor fitness assessed, was rated much lower. The main difficulties were in balance, muscle stiffness and slowness of movement, always associated with the tremor of the hands, head and neck. Treatment consisted of three (3) months, twelve (12) sessions held weekly. At the end of the study, it can be seen that acupuncture is effective in treating Parkinson's disease. Another fact that can be observed is that acupuncture improves the spasms, muscle pain relief, circulation, maintenance and improvement of balance, coordination and posture. 
Keywords: Acupunture - Parkinson's disease - muscle stiffness – Spasms
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO	7
2 – OBJETIVO	7
3 – METODOLOGIA	7
4 – DOENÇA DE PARKINSON	7
4.1 – Doença de Parkinson na visão da Medicina Ocidental 	2
5 – MEDICINA CHINESA	7
6 – ACUPUNTURA	7
7 – TRATAMENTO DO PARKINSON COM A ACUPUNTURA	7
8 – PONTOS USADOS NO TRATAMENTO	7
1.1 – Doença de Parkinson 	2
1.2 – Medicina Tradicional Chinesa 	3
1.3 – Medicina Ocidental	3
1.4 – Objetivo	3
1- INTRODUÇÃO 
O objetivo da pesquisa e estudo de caso é um atendimento realizado em uma clinica particular a uma senhora de 59 anos, casada, cuja profissão é professora aposentada, que buscou atendimento de acupuntura como um tratamento alternativo para seu diagnostico clínico de Doença de Parkinson. Sendo assim, este estudo visa descrever a Doença de Parkinson, identificando as diferentes definições, sinais, sintomas e associa-lo a um tratamento alternativo, através da acupuntura. 
1.1 - DOENÇA DE PARKINSON 
A Doença de Parkinson é uma doença crônica e progressiva do sistema nervoso central, desenvolvendo os núcleos da base e consequentemente resultando em uma disfunção dos padrões de movimento. Sua etiologia é desconhecida, porem costuma-se classificar a Doença de Parkinson entre as afecções degenerativas do sistema nervoso central, que levam ao envelhecimento e a degeneração de certas estruturas. Habitualmente afeta indivíduos na meia idade ou acima dessa faixa etária. A maioria dos casos tem o inicio das manifestações clinica na sexta ou sétima década de idade (FERRAZ ET AL, apud TEIVE 2010). As manifestações da Doença de Parkinson diferem amplamente entrem indivíduos com a doença sendo que a rigidez, bradicinesia, tremor em repouso e as alterações posturais são os sinais e sintomas caracterizados da doença, que se manifestam por lentidão na movimentação voluntaria, expressão facial diminuída, distúrbios do equilíbrio e da marcha, postura em flexão, entre outras alterações. A maior parte dos pacientes com a Doença de Parkinson apresenta uma inadequada interação dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio corporal; sistemas vestibulares, visuais e proprioceptivos, em consequência destas alterações esses pacientes tendem a deslocar seu centro de gravidade para frente, sendo incapazes de realizar movimentos compensatórios para readquirir equilíbrio e, assim, caem facilmente. (ZUCO, 2003) Existem 3 (três) tipos de parkinsoniano. O primário ou doença de Parkinson sendo o mais comum e frequente em 2/3 dos casos. O secundário, que abrange uma diversidade de sintomas, sendo dificílimo seu diagnóstico. O último é chamado de parkinsonismo plus, apresentando-se através das combinações e manifestações do sistema nervoso (ROSA NETO; COQUETEL et al, 2004). 8 O estágio inicial é caracterizado por completa fisionalidade podendo o paciente apresentar tremor e rigidez unilateral sendo o tratamento basicamente preventivo. O estágio intermediário ou moderado é composto por sintomas bilaterais, devendo o programa de tratamento incluir exercícios corretivos. No estágio tardio ou grave o paciente encontra-se intensamente comprometido e dependente nas atividades de vida diária, sendo o tratamento nesta fase composto, 
de farmacologia e muitas vezes cirúrgico (GOULART, 2005).
1.2 - A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 
A acupuntura tem recebido grande destaque na mídia nas últimas décadas como uma modalidade terapêutica alternativa aos tratamentos convencionais. (LEVITT apud CHRIST & HSING, 2005). De acordo com a Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa (2005), graças às múltiplas indicações e à ausência de efeitos secundários, a acupuntura tem hoje uma projeção planetária, sendo mesmo parcialmente recomendada por parte da classe médica – muito claramente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – para tratamento de variadas doenças. A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados na superfície da pele. Podem ser utilizados neste processo: agulhas, ventosas, massagens e até calor proveniente da queima da moxa (moxabustão), preparada à partir da erva Artemísia (FERREIRA, 2010). De grande eficácia e requerendo equipamento muito simples, elas são muito populares na China e em outros lugares há milhares de anos. A China foi o primeiro país a associar a Acupuntura à Medicina Convencional ou Ocidental. As faculdades de Medicina Chinesa incluem e integram os conhecimentos das “duas medicinas”, desde a época de 1960 (PAI, 2012). Consiste em estimular certas regiões anatômicas, como já dissemos denominados pontos de acupuntura. Os pontos de energia podem ser ativados por estímulos físicos tais como: dedo, esfera metálica, calor, eletricidade, magnetismo, cor, laser, esparadrapos e agulha, que ainda é o instrumento mais conhecido simples, prático e quase indolor, visto que as agulhas de acupuntura são muito finas e a introdução na pele é feita através de técnicas especificas, permanecendo no corpo por um período de 20 a 40 minutos (SOUZA 2004). A base de tratamento da Acupuntura é a busca de equilíbrio energético através de canais que se encontram distúrbios no organismo humano por onde passa a energia vital (WEN, 2011). De acordo com estudos e pesquisas para comprovar a eficácia, a arte da acupuntura visa, através de sua técnica, estimular os pontos reflexos que tenhama propriedade de restabelecer o equilíbrio, 9 alcançado assim, resultados terapêuticos e diminuindo o quadro álgico para melhor qualidade de vida e retorno as atividades diárias (GERALDINO, 2005).
1.3 - OBJETIVO 
Teve-se como objetivo geral do presente trabalho verificar os efeitos da acupuntura em uma paciente com diagnostico clinico de Doença de Parkinson, buscando com isso o engrandecimento e a cientificidade da acupuntura no Brasil. Pai (2012) diz que a acupuntura é importante não apenas para iludir os fenômenos associados ao seu mecanismo de ação, mas também, para encontrar novos caminhos na fisiologia humana ainda não examinados de maneira sistêmica. Esta pesquisa não tem somente fins acadêmicos, mas também, desenvolver a ideia de aprimorar os conhecimentos da acupuntura, bem como, da Doença de Parkinson e a divulgação desta patologia, pois ainda é uma doença pouco pesquisada e que acomete a população.
Os objetivos da pesquisa foram: 
- Relacionar a Doença de Parkinson e seus sintomas antes e após o tratamento da acupuntura, com dados relatados pela colaboradora.
 - Analisar todos os sinais e sintomas se existe alguma relação com órgãos e meridianos segundo a Medicina Tradicional Chinesa. 
- Verificar os efeitos da acupuntura em relação à rigidez e dor muscular, tremor das mãos no inicio e ao termino das 12 (doze) sessões.
2.2 – População e Amostra
A paciente foi encaminhada pelo seu médico para tratamento através da Acupuntura. Como critérios de inclusão, a paciente necessitou apresentar o diagnostico de Doença de Parkinson, ser do sexo feminino e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido teve duas (2) vias, sendo que uma permaneceu com o pesquisador e a outra com a colaboradora da pesquisa. A pesquisa teve como critério de exclusão o não comparecimento da colaboradora em duas ou mais sessões, a fim de garantir dados confiáveis e satisfatórios para a pesquisa. 
2.3 – Contato Inicial e Estudo Principal 
A paciente foi convidada pelo pesquisador para que o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido fosse explicado e assinado conforme considerações éticas da resolução 196/96 do Conselho Regional de Saúde. Depois de explicado, esclarecido e assinado o termo de consentimento, iniciouse o estudo principal. Para a pesquisa foram estabelecidas doze (12) sessões de cinquenta (50) minutos cada, sendo estas divididas em uma (1) vez na semana (6as feira). A participante da amostra foi submetida a uma avaliação de acupuntura no inicio e no final do tratamento. Na reavaliação, após o tratamento de acupuntura, foram reavaliados os mesmos itens da avaliação inicial. Na avaliação acupuntural, a paciente foi questionada quanto a várias alterações metabólicas que poderiam estar sendo acometidas em associação à Doença de Parkinson. Para analisar a localização do tremor dos membros e rigidez muscular dos mesmos, foi utilizada a palpação manual do terapeuta e após foi apresentado para paciente um mapa do corpo humano com os respectivos meridianos. Após analise do mesmo, a paciente apontou qual dos meridianos ou região relaciona-se com tremor e a rigidez muscular que sentia. Quando questionada qual sua queixa principal, a paciente relatou todo seu histórico da doença. Seus sinais e sintomas começaram a mais ou menos um ano. Desde então, a doença vem evoluindo para sintomas cada vez maiores. Não houve relato de outras doenças graves no passado. Passou por três operações cesarianas. Quanto à verificação da Pulsologia pode-se observar deficiência de Qi e Sangue do Figado gerando vento do Figado. Concluindo-se que o tremor é sempre devido à falta de nutrição dos Meridianos e tendões pelos fluidos e pelo sangue. Pode-se observar a língua:
Língua: vermelha com áreas avermelhadas por toda a sua extensão, curta e denteada com saburra branca. 
Segundo Auteroche e Navailh (1992) e a avaliação elaborada pelo CIEPH (2003), a língua vermelha corresponde a um sinal de calor e deficiência de yin Qi e as áreas avermelhadas (sobre a língua e bordas = estagnação de sangue) indicam que o Fígado e a Vesícula biliar acumulam calor. Também pode estar associada a Síndromes de Calor do tipo shi, causadas por invasão de calor patógeno e várias síndromes de calor xu, resultantes do consumo de fluido yin. O revestimento branco corresponde ao estado normal, apenas com um pouco de umidade. A língua denteada corresponde à umidade por deficiência de Qi de Baço/Pâncreas. A língua curta apresenta tendência ao frio. 
Estes dados foram analisados e foram selecionados pontos de acupuntura para o restabelecimento do equilíbrio energético global dessa paciente. 
Estes pontos escolhidos foram: 
VB-20 (Fengchi) 
- Localização: Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóide e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipital externa e o processo mastoide. 
- Característica: Ponto de reunião do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com Canal de Energia Curioso Yang Wei. 
- Funções Energéticas: 
• Clareia a visão; 
• Nutre o cérebro; 
• Harmoniza o excesso de Yang QI;
 • Melhora as funções articulares; 
• Exterioriza as energias perversas; 
• Ativa a circulação sanguínea; 
• Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia; 
• Relaxa os músculos e os tendões; 
• Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio; 
• Dispersa o Vento do Fígado. 
IG-11 (Quechi)
 - Localização: Situa-se numa reentrância na extremidade externa da prega de flexão do cotovelo, ou a meia distancia entre o Chize (P-5) e o epicôndilo lateral, com cotovelo em flexão de 90º. 
- Característica: 
Ponto de Acupuntura Ho do Canal de Energia do Intestino Delgado correspondente ao Movimento Terra. 
– Funções Energéticas: 
• Regula a circulação de Qi e de Sangue nos Canais de Energia;
• Harmoniza a Energia Essencial e o Sangue, fortalece o Sangue; 
• Fortalece as articulações; 
• Elimina o Calor Perverso do Yang Ming; 
• Refresca o calor e reduz a febre;
• Transforma a umidade calor; 
• Regula e umedece o Intestino Grosso; 
• Regula o Qi do Pulmão. 
TA-5 (Waiguan)
 - Localização: Situa-se a dois tsun acima da prega dorsal do punho, entre os ossos radio e ulna. Exatamente oposto ao ponto Neiguan (CS-6). 
- Característica: Ponto Luo de Canal de Energia do Triplo Aquecedor de onde parte o Canal Luo Longitudinal e o Luo Transversal, sendo que o segundo dirige-se para o ponto Daling (CS-7). Ponto de abertura do Canal de Energia Curioso Yang Wei. 
- Funções Energéticas 
• Harmoniza o Qi do Triplo Aquecedor e do Yang Qiao Mai; 
• Libera para o Exterior as Energias Perversas; 
• Relaxa e fortalece os tendões; 
• Facilita a circulação de Qi nos bloqueios de Qi nos Canais de Energia. 
VB-34 (Yanglingquan) 
- Localização: Situa-se no terço superior da face lateral da perna, numa reentrância: muscular localizada abaixo e em frente da cabeça da fíbula. 
- Característica: Ponto de união inferior da Vesícula Biliar, ponto de reunião de Energia dos tendões e ponto Ho do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar correspondente ao Movimento Terra. 
- Funções Energéticas: 
• Promove a circulação de Qi do Fígado e da Vesícula Biliar; 
• Ativa a circulação de Sangue nos Canais de Energia; 
• Regula mobilidade das articulações; 
• Relaxa e fortalece os tendões e músculos; 
• Dispersa o Calor (Yang excessivo) do Fígado e da Vesícula Biliar; 
• Dispersa o Vento e a Umidade-Calor das articulações do membro inferior. 
F-3 (Taichong)| 
- Localização: Situa-se no dorso do pé, no espaço interósseo entre 1º e 2º metatarsianos e a um e meio tsun posterior do ponto Xiangjian (F-2). 
- Características: Ponto Fonte do Canal de Energia Principal do Fígado, Ponto de Acupuntura Iuiunn do Canal de Energia Principal do Figado correspondente ao Movimento Terra e Ponto do Canal de Energia principal do Fígado que recebe um Canal de Energia Luo Transversal do Canal de Energia da Vesícula Biliar. 
É um dos pontos de Acupuntura que faz a união Yang/Yin,Alto/Baixo. 
- Funções Energéticas: 
• Harmoniza e tonifica o Qi do Fígado e do Sangue; 
• Harmoniza o Qi e o Qi da Vesícula Biliar; 
• Redireciona o Qi em tumulto contracorrente; 
• Dispersa a Umidade-Calor; 
• Faz a limpeza do Fogo do Fígado e do Calor; 
• Refresca o Sangue; 
• Relaxa os tendões e os músculos.