Buscar

AULA 7 - Imunomodulação

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA – AULA 7
IMUNOMODULAÇÃO
É uma forma de modular ou manipular o sistema imunológico por meio de estimulação de respostas de forma positiva (imunoestimulação) ou negativamente (imunossupressão).
Reconstituição de um sistema imune falido
Uma criança pode nascer com aplasia ou hipoplasia do timo (TTF) ou da medula óssea (TMO). Um organismo com aplasia do timo é incompatível com a vida, uma vez que aceita tudo que é inserido nele por não ser capaz de produzir células de defesa e não consegue diferenciar corpos estranhos. Indivíduos que nascem sem a medula óssea são passíveis de vida, porque mesmo assim o organismo ainda pode se defender de corpos agressores.
IMUNOESTIMULAÇÃO
É feito com hormônios tímicos, vitaminas e sais minerais. BCG. Citocinas Imunização: vacinas.
Estimulação do antígeno
É feita com o uso de adjuvantes cujas funções são:
· Auxiliar na potencialização da imunogenicidade do Ag vacinal;
· Promovem liberação mais lenta do Ag no organismo, prologando sua permanência;
Anticorpos monoclonais
Os anticorpos têm sua eficiência contra essas moléculas de adesão ao bloquear os sítios de adesão, inibindo um grande espectro de respostas imunes indesejáveis.
· Basiliximab: É um modulador negativo de enxerto renal, usado em casos de rejeições.
· Trastuzumab: Câncer de mama.
· Infliximab: É um modulador negativo da resposta imunológica, agindo no TNFα. É utilizado em casos de doença de Crohn.
· Alemtuzumab: LLC de célula B.
· Adalimumab: Artrite reumatoide, é um modulador negativo do TNFα.
Terapia com células tronco
Células mesenquimais multipotentes do estroma da medula óssea.
IMUNOSSUPRESSÃO
São modulações negativas que são usadas em casos de doenças autoimunes, manifestações alérgicas e rejeição de transplantes. As drogas geralmente utilizadas para a finalidade de diminuir a dor e dar mais conforto ao paciente são:
· Anti-inflamatórios, dando prioridade aos AINEs para depois passar aos corticoides. Normalmente são combinados com drogas citotóxicas a fim de manter os níveis tóxicos em um mínimo. Há efeitos colaterais como retenção de líquido, aumento de peso, diabetes, perda óssea, entre outros.
· Agentes citotóxicos, como a azitioprina e metotrexato, sua ação se dá em tecidos em divisão e bloqueiam a síntese de DNA na fase S. Originalmente essas drogas foram desenvolvidas para tratamento do câncer. Em casos de toxicidade, pode causar aplasia de medula, alopecia, lesão ao epitélio intestinal e lesão ou morte fetal.

Continue navegando