Buscar

Gestão Estratégica Apol logística

Prévia do material em texto

1. CURSO: CST LOGÍSTICA - DISTÂNCIA
GESTÃO ESTRATÉGICA
Roteiro de Estudo
Avaliações
Livro da oferta
Aula Ao Vivo
Tutoria
Fórum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
1. AVALIAÇÃO
2. NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Disciplina(s):
Gestão Estratégica
	Data de início:
	
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Gestão Estratégica
O objetivo da elaboração da Matriz S.W.O.T. é indicar o estado atual e futuro do negócio, permitindo à organização estabelecer quais são as ações necessárias para a sobrevivência, crescimento, transformação ou manutenção das suas atividades empresariais.
Os elementos que correspondem aos fatores do ambiente interno da organização, na matriz S.W.O.T., são:
Nota: 10.0
	
	A
	Oportunidades e pontos fortes
	
	B
	Ameaças e pontos fracos
	
	C
	Ameaças e pontos fortes
	
	D
	Pontos fortes e pontos fracos 
Você acertou!
Alternativa “d”. Ambiente interno está relacionado às competências distintivas, que revelam os pontos fortes e pontos fracos da organização. As demais estão incorretas, sendo que o Ambiente interno possui relação com os fatores chaves de sucesso, onde devem ser identificas as ameaças e oportunidades do Mercado (externo à organização). (Aula 2, pg. 8-12)
	
	E
	Oportunidades e ameaças
Questão 2/10 - Gestão Estratégica
As cinco forças de Porter são abordadas no contexto estratégico, e compreendem a análise de clientes, concorrentes, novos entrantes, produtos substitutos e fornecedores. Esses elementos são importantes para o processo de elaboração da estratégia corporativa, contribuindo com informações sobre as possibilidades de atuação.
Qual dos aspectos abaixo corresponde à demanda pela análise das cinco forças de Porter?
Nota: 10.0
	
	A
	Ambiente interno
	
	B
	Ambiente externo
	
	C
	Ambiente complexo
	
	D
	Ambiente empresarial
Você acertou!
Alternativa “d”. O ambiente empresarial ou ambiente de jogo é mais influenciável e gerenciável pela organização. Nele encontram-se as forças que Porter chama de forças competitivas, envolvendo: Os clientes e o nível de exigência deles para com o mercado; Os concorrentes e a intensidade da concorrência no setor; Os novos entrantes e as facilidades para a instalação de novos players no mercado; Os produtos substitutos e a sua capacidade de absorverem parte da renda do mercado pretendido; Fornecedores de matérias-primas, tecnologia e serviços da organização. A alternativa “a” está incorreta, pois o Ambiente interno refere-se à própria organização, enquanto o ambiente externo “b” é um conceito mais amplo que envolve tanto ambiente geral quanto ambiente empresarial. O ambiente geral “e” é comum a todas as organizações, envolvendo processos macroeconômicos. A alternativa “c” refere-se ao ambiente complexo, que não corresponde ao conceito solicitado na questão. (Aula 1, pg. 8-10)
	
	E
	Ambiente geral da empresa
Questão 3/10 - Gestão Estratégica
A abrangência das decisões numa organização pode ser representada por uma pirâmide, conforme abaixo:
Assinale a alternativa que corresponde ao planejamento de longo prazo, que busca atingir os objetivos organizacionais.
Nota: 10.0
	
	A
	nível estratégico
Você acertou!
Alternativa “A”. O nível estratégico consiste em planos da alta gerência para atingir resultados de coerentes com missões e os objetivos da organização. Ela compreende um comportamento de longo prazo. (CAMPOS, 2016, cap. 1, p. 21).
	
	B
	nível gerencial
	
	C
	nível tático
	
	D
	nível produtivo
	
	E
	nível operacional
Questão 4/10 - Gestão Estratégica
A análise do ciclo de vida do produto ajuda a organização a tomar decisões sobre o lançamento de produtos e serviços. É sabido que o processo de desenvolvimento de produtos é lento e em muitos casos pode levar anos, por isso as ações da organização devem ser previstas e planejadas no escopo do planejamento estratégico organizacional, destinando e aplicando corretamente os recursos necessários (Aula 2, pg. 18)
 
Com base no ciclo de vida do produto, relacione as informações das colunas abaixo:
	COLUNA 1
	COLUNA 2
	A- Introdução
	1- O produto perde participação de mercado e importância na curva de faturamento da organização, ficando com margens de lucro baixas.
	B- Crescimento
	2- O produto começa a firmar-se no mercado, aumenta a demanda e alteram-se os processos produtivos visando maior produtividade a agilidade.
	C- Maturidade
	3- A demanda do produto tende a estabilizar e os processos industriais tendem a ficar mais estáveis e confiáveis.
	D- Declínio
	4- É caracterizada por baixos volumes de vendas, baixo volume de produção, pedidos sob encomenda e sob medida e produção em pequenos lotes.
 
Selecione a alternativa que corresponde à relação correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A2 – B3 – C1 – D4
	
	B
	A4 – B2 – C3 – D1 
Você acertou!
Alternativa “b”. Introdução: É a fase inicial da vida do produto, caracterizada por baixos volumes de vendas, baixo volume de produção, pedidos sob encomenda e sob medida e produção em pequenos lotes. Muitos produtos não passam desta fase, sendo substituídos ou até mesmo descontinuados; Crescimento: O produto começa a firmar-se no mercado, aumenta a demanda e alteram-se os processos produtivos visando maior produtividade a agilidade. Os componentes tendem a ser padronizados, os processos automatizados, o produto passa a ter mais versões e detalhes opcionais, os lotes de fabricação aumentam, o estoque passa a ser considerado uma opção para os momentos de alta ou baixa demanda; Maturidade: Na maturidade, a demanda do produto tende a estabilizar e os processos industriais tendem a ficar mais estáveis e confiáveis. Geralmente, o produto já chegou ao seu ápice de padronização e automação; Declínio: Nesta fase o produto apresenta demanda decrescente, perdendo participação de mercado e importância na curva de faturamento da organização, e principalmente, suas margens de lucro tendem a ficar muito baixas, levando-o a ser descontinuado e eliminado da carteira de produtos (Aula 2, pg. 17-18).
	
	C
	A2 – B3 – C4 – D1
	
	D
	A4 – B1 – C2 – D3
	
	E
	A3 – B2 – C4 – D1
Questão 5/10 - Gestão Estratégica
O novo presidente da Empresa Mercados Múltiplos está redirecionando a sua estratégia por meio de um processo clássico centralizado de gestão estratégica de natureza prescritiva, cujos modelos conceituais e etapas são bem conhecidos.
A partir do que estudamos sobre as escolas do processo estratégico, o presidente está correto ao afirmar que o processo deve contemplar
Nota: 10.0
	
	A
	o atendimento das expectativas dos diferentes grupos na estrutura de poder da empresa.
	
	B
	a implementação de estratégias emergentes.
	
	C
	a avaliação de concorrentes potenciais e produtos substitutos.
Você acertou!
Nesta pergunta vemos os conceitos da escola do posicionamento propostos por Mintzberg (2000), nesta escola as ferramentas de análise elaboração da estratégia são prescritivos, baseiam-se em teorias e conceitos como análise das forças competitivas (rivalidade entre os concorrentes, novos entrantes, produtos substitutos, poder de barganha de clientes e fornecedores), entre outros (Aula 01, tema 04).
	
	D
	a utilização de processo participativo de tomada de decisão estratégica.
	
	E
	a manutenção do organograma e do sistema de informação existentes.
Questão 6/10 - Gestão Estratégica
Segundo Michael Porter, uma das cinco forças que exercem influência sobre a rentabilidade média de um setor é a ameaça de entrada de novos concorrentes.
Essa ameaça tende a ser mais significativa quando?
Nota: 10.0
	
	A
	existe escassez de matéria-prima.
	
	B
	as empresas do setor operam sob a forma de licenciamento.
	
	C
	o setor é mais segmentado.D
	o setor caracteriza-se pela posse de ativos caros.
	
	E
	há muitos distribuidores escoando a produção do setor.
Você acertou!
A escassez de matéria-prima limitaria a entrada de novos concorrentes e aumentaria o poder de barganha dos fornecedores – falsa.
Se as empresas do setor operam sob a forma de licenciamento, não existe a possibilidade de novos entrantes – Falsa
Havendo grande segmentação a entrada de novos concorrentes tem seu impacto reduzido, permite especialização da empresa – Falsa
Se os ativos para entrada no setor são caros, por exemplo uma fundição, a entrada de novos concorrentes também é dificultada – Falsa
Se existe uma boa rede de distribuição atuando no setor, significa que existe mercado para o produto, desta forma, novas empresas tendem a entrar no mercado - Verdadeira
(Aula 02, tema 6).
Questão 7/10 - Gestão Estratégica
Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho.
O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável.
DARAYA, V. Estudante cria forma de tomar banho sem água. Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
 
Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?
Nota: 10.0
	
	A
	Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado.
Você acertou!
Por se tratar de um produto inovador o mesmo entra na categoria de produtos que estão no nascedouro, podem vir a ser grandes sucessos de vendas e de mercado, neste momento o produto é uma grande aposta, um ponto de interrogação, pois não se sabe qual será o seu futuro, trata-se de uma aposta de mercado (Aula 02, tema 04).
	
	B
	Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
	
	C
	Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
	
	D
	Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.
	
	E
	Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.
Questão 8/10 - Gestão Estratégica
Para Barney e Hesterly (2011) uma empresa, quando escolhe uma estratégia de liderança de custos, foca em ganhar uma vantagem competitiva em relação à concorrência que lhe permita duas opções estratégicas: operar com preços baixos mantendo margens de lucro; aumentar a margem de lucro de seus produtos e serviços em função de seu baixo custo operacional.
Já para Porter (2004), essa estratégia consiste em um conjunto de políticas funcionais orientadas para um conjunto de objetivos básicos que envolvem: redução do custo total (custos e despesas); excelência no processo produtivo (qualidade assegurada, redução de desperdícios, aumento da produtividade, redução da necessidade de assistência técnica, entre outros); ganhos de escala; criação de barreiras à entrada de novos concorrentes no mercado.
São algumas das características da liderança de custos:
Nota: 10.0
	
	A
	Variabilidade de máquinas; altos volumes de produção; e poder de barganha.
	
	B
	Economia de escala; altos volumes de produção; e mão de obra especializada
Você acertou!
Alternativa “b”. São apresentadas como características da liderança de custos: economia de escala; maquinário especializado; altos volumes de produção; mão de obra especializada; tecnologia dedicada; altos investimentos para entrantes. Poder de barganha e vantagens em relação aos rivais correspondem a vantagens da Liderança de custos. Os demais itens estão fora do contexto teórico apresentado. (Aula 3, pg. 12).
	
	C
	Vantagens em relação aos rivais; variabilidade de máquinas; e baixo investimento pra entrantes
	
	D
	Ausência tecnológica; altos volumes de produção; e mão de obra especializada
	
	E
	Ausência tecnológica; altos volumes de produção; e ausência de mão de obra especializada
Questão 9/10 - Gestão Estratégica
Analise as afirmativas e a relação proposta entre elas:
 
I - Os gestores Estratégico Eduardo e Mônica idealizaram um novo processo de aproveitamento de energia solar. Pesquisas de mercado e análises consistentes demonstraram que a ideia é inovadora. Constatou-se, porém, que ela não representa uma oportunidade.
Porque 
 
II - Não há demanda para o produto, e as análises financeiras do plano de negócios demonstraram poucas chances de retorno, demonstrando que não há potencial para investimento de longo prazo para o negócio.
A respeito destas frases, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda verdadeira
	
	B
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	C
	as duas afirmações são falsas
	
	D
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda contraria a primeira
	
	E
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Você acertou!
Produtos e tecnologias que visem economia e redução de consumo de energia, possuem características de inovação, podendo ser classificadas desta forma, porém isso não significa que as mesmas sejam viáveis e portanto boas oportunidades de negócios, a tecnologia pode ser muito cara para o momento atual, fazendo com que poucos tenham acesso a mesma e desta forma acabe inviabilizada (Aula 02, tema 07).
Questão 10/10 - Gestão Estratégica
A abrangência das decisões numa organização pode ser representada por uma pirâmide, conforme abaixo:
Assinale a alternativa que corresponde ao planejamento de produção, marketing e recursos humanos nas organizações.
Nota: 10.0
	
	A
	nível estratégico
	
	B
	nível gerencial
	
	C
	nível tático
	
	D
	nível produtivo
	
	E
	nível operacional
Você acertou!
Alternativa “E”. As ações operacionais são relativas às operações de produção, marketing, gestão de recursos humanos, entre outras. São operações de menor impacto, desenvolvidas por um pequeno grupo de pessoas, que, muitas vezes, compreendem apenas suas respectivas tarefas e não têm a visão global da empresa. (CAMPOS, 2016, cap. 1, p. 21).
·

Continue navegando