Buscar

respostas passei direto

Prévia do material em texto

O léxico pode ser compreendido como o universo de palavras disponíveis ao falante de uma língua. Sobre o léxico leia as proposições a seguir.
I) O léxico pode se distinguir em elementos lexicais plenos e elementos lexicais de natureza gramatical.
II) Os elementos lexicais plenos são ampliados frequentemente, pois são elementos abertos, que se modificam-se, criam-se novos.
III) Os elementos lexicais gramaticais são em número finito, mas reproduzem-se muito nos textos, fazendo a articulação entre informações e palavras.
Sobre as proposições anteriores, assinale:
A - São verdadeiras as alternativas I e II.
B - São verdadeiras as alternativas I e III.check_circleResposta correta
C - São verdadeiras as alternativas II e III.
D - Somente a alternativa I é verdadeira.
E - Somente a alternativa III é verdadeira.
No capítulo 5, do livro de nossa disciplina, vimos que o estudo da sintaxe é uma das estratégias para desvendar os mecanismos composicionais escolhidos pelo autor de um texto, ainda que ele precise passar pelo caminho da nomenclatura e da fixação das regras básicas do relacionamento sintático para atingir seu alvo maior. Tendo por base esse conhecimento, assinale a alternativa correta.
A - A análise das relações oracionais se situa na morfologia.
B - Na Língua Portuguesa há três tipos de orações: as sintáticas, as independentes e as dependentes.
C - O estudo da estilística sintática, no âmbito do período, é o estudo da gramática, das normas que estruturam as orações.
D - Para a almejada qualidade e expressividade textual é necessário examinar as relações discursivas e pragmáticas com outros textos do mesmo gênero.
E - Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos.check_circleResposta correta
A escolha das palavras e o arranjo especial que se pode construir com elas é uma arquitetura que determina mais ou menos expressividade em um texto. Os textos literários costumam apresentar mais expressividade pelo uso de figuras de linguagem, a modificação do sentido de uma palavra ou de um grupo de palavras de modo a criar um efeito estético no texto, um efeito que ultrapassa o sentido das palavras e cria outros sentidos. Sobre a figura de linguagem metáfora, observe as proposições a seguir:
I) Amor é fogo que arde sem se ver; (Luís de Camões)
II) “Perdi-me dentro de mim/Porque eu era um labirinto. ” (Mário de Sá Carneiro)
III)"Meu pensamento é um rio subterrâneo." (Fernando Pessoa)
Encontramos a figura de linguagem metáfora:
A - Nas proposições I e II.
B - Nas proposições I e III.
C - Nas proposições I, II e III.check_circleResposta correta
D - Somente na proposição II.
E - Somente na proposição III
Henriques (2016) nos faz observar que a liste de palavras novas se expande dia a dia, possibilitando que as situações vivenciadas no cotidiano possam ser retratadas pelo léxico. Porém, se os neologismos que surgem serão duradouros ou terão uso passageiro irá ser determinado pelo uso que a comunidade linguística fara dele. Assinale a alternativa correta sobre os neologismos.
A - Os limites de identificação de valores sintáticos novos como neológicos podem esbarrar com os do reconhecimento de valores metafóricos antigos.
B - Os neologismos aparentes, na maior parte das vezes, são palavras que têm nítida inspiração em outra(s).
C - Os neologismos fonológicos constituem na própria invenção de uma palavra, sem nenhuma lógica linguística aparente, a não ser a simples junção de sons ou de letras.check_circleResposta correta
D - Os neologismos morfológicos são aqueles que incorporam novos significados a vocábulos já existentes.
E - Um neologismo aparente pode produzir uma segunda nova formação com vínculos mais fonológicos do que semânticos.

Mais conteúdos dessa disciplina