Buscar

AGENDA 12 MODULO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FICHÁRIO AGENDA 12
O almoxarifado é o setor que cuida do armazenamento dos materiais.
E as responsabilidades dos funcionários desse setor são muitas, entre elas: estocar e movimentar adequadamente os materiais, evitar que os materiais sejam roubados, fazer o controle de entrada e saída dos materiais.
Você sabia que, sem a nota fiscal de compra, os materiais não podem entrar no almoxarifado? E que a saída de materiais só é possível depois que a pessoa responsável apresentar uma requisição?
 
Na agenda 12, você viu que a área de almoxarifado trabalha em três etapas diferentes
Para melhor compreender esse processo, pesquise na internet ou procure saber na empresa em que trabalha, ou converse com um amigo, vizinho ou parente, como funcionam essas etapas em diferentes organizações. 
Será que todas as organizações possuem almoxarifado?
O almoxarifado é um importante setor das empresas, sejam públicas ou privadas, e consiste no lugar destinado à armazenagem em condições adequadas de produtos para uso interno. Sendo assim é fundamental que todas as empresas possuam o almoxarifado para:
1. Assegurar que o material adequado esteja, na quantidade devida, no local certo, quando necessário;
2. Impedir que exista divergência de inventário e perda de qualquer natureza;
3. Preservar a qualidade e as quantidades exatas;
4. Possuir instalações adequadas e recursos de movimentação e distribuição suficientes a um atendimento rápido e eficiente.
Porém, o Toyotismo – também conhecido como acumulação flexível – é um modelo de produção industrial idealizado por Eiji Toyoda (1913-2013) e difundido pelo mundo a partir da década de 1970, sua característica principal é a flexibilização da produção, preconiza a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda. Assim, quando a procura por uma determinada mercadoria é grande, a produção aumenta, mas quando essa procura é menor, a produção diminui proporcionalmente.
Assim, uma das técnicas mais utilizadas por esse modelo industrial foi o Just in time, que significa “em cima da hora”, em tradução livre. Esse modelo funciona na combinação entre os sistemas de fornecimento de matérias-primas, de produção e de venda. Assim, apenas a matéria-prima necessária para a fabricação de uma quantidade predeterminada de mercadorias é utilizada, que deve ser realizada em um prazo já estabelecido, geralmente muito curto.
Com a adoção do Just in time, as fábricas passaram a economizar dinheiro e espaço na estocagem de matérias-primas e mercadorias, além de agilizar a produção e a circulação.
Você sabia que alguns teóricos da Administração afirmam que o conceito de almoxarifado está ultrapassado e que sua presença na organização não agrega valor? 
· Idalberto Chiavenato
Para Idalberto Chiavenato (2005), o conceito de almoxarifado está ultrapassado. Na maioria das organizações modernas, o almoxarifado foi simplesmente eliminado. Contudo, existem organizações em que seus almoxarifados são extremamente imprescindíveis, como nas grandes redes varejistas, grupos supermercadistas e setores altamente competitivos, nestes casos não há como evita-los.
· Taiichi Ohno 
Taiichi Ohno é considerado o principal responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção, é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1947 e 1975, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício sem criar estoque, como tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte, inventário desnecessário, entre outros.
Você concorda com essa visão? Por quê?
Acredito que um almoxarifado é importante, especialmente para localização, controle, recebimento, armazenagem, distribuição e conhecimento de todo e qualquer produto e/ou matéria prima, da qual a empresa faz uso.
Esse ambiente mantém registros rigorosos da entrada e saída de tudo, isso facilita o trabalho contábil evitando erros fiscais e a administração das compras com fornecedores, evitando a falta de uma matéria prima que pode ser fundamental para conclusão do produto final.
Por ter como principal função o abastecimento da empresa, uma boa gestão é fundamental, caso contrário haverá grandes perdas e prejuízos, acarretando erros e problemas na produção.
Pesquise sobre as questões apresentadas e registre suas considerações no fichário.
Referências:
https://www.portogente.com.br/portopedia/73503-almoxarifado-historico-conceitos-funcoes
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/toyotismo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Toyota_de_Produ%C3%A7%C3%A3o

Continue navegando