Buscar

Relatório de Prática 2 de Patologia Geral 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA _02__
	
	
	DATA:
__03__/_04__/_2021__
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 02: PATOLOGIA GERAL
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:FLAVYA RODRIGUES FERNANDES LUNKES
	MATRÍCULA:04073370
	CURSO:FARMÁCIA
	POLO:EAD BOA VISTA
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
		TEMA DE AULA: Neoplasias, Distúrbio de crescimento e neoplasias
RELATÓRIO:
1. Após as resoluções dos casos apresentados. Descreva as diferenças entre a hipertrofia e hiperplasia.
A Hiperplasia é o aumento do número de células de um órgão ou tecido, e não no volume individual de cada uma delas. A multiplicação excessiva do número de células pode levar a um aumento de volume do órgão. Na maioria das vezes, esse crescimento anormal do número de células é benigno, mas deve ser visto com atenção porque pode indicar um câncer.
A Hipertrofia é o aumento do tamanho e do volume das células, sem aumento do número delas. Quando se sofre uma hipertrofia não se desenvolvem células novas, apenas aumentam de tamanho as já existentes. Em se tratando dos músculos, a potência deles é aumentada.
A hipertrofia e a hiperplasia são processos celulares e podem ocorrer na grande maioria dos sistemas corporais e são uma resposta fisiológica do corpo a algum estímulo ou falha. 
2. Quais são as diferenças morfológicas das estruturas neoplásicas benigna e maligna? 
A neoplasia benigna tem, geralmente, crescimento lento, ordenado e apresentando limites definidos, por apresentar células bem semelhantes às do tecido original, ou seja, apresentam diferenciação; crescem de forma lenta; são bem vascularizadas; comprimem os tecidos vizinhos, no entanto, não os infiltram. A migração dessas células só ocorre em caso de lesão ou rompimento do tecido.
 A neoplasia maligna, também conhecida como câncer de forma geral, tem um crescimento mais rápido, as células não apresentam diferenciação e invadem tecidos adjacentes, Além de serem agressivas localmente, as neoplasias malignas podem também se propagar pelo organismo em um processo denominado de metástase 
3. Através do seu conhecimento adquirido na aula prática de Patologia, elabore 1 caso que contenha os temas: Pigmentações Patológica.
 A pigmentação é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo. A pigmentação exógena são fatores de agressões, que não são formados pelo próprio organismo, como por exemplo a tatuagem. Já a pigmentação endógena, são substâncias sintetizadas pelo próprio organismo, no qual mostra que o tecido está sofrendo algum tipo de agressão que não necessariamente provocado pelo pigmento. A deposição patológica de minerais pode ocorrer nos tecidos de duas maneiras: Na calcificação distrófica: que se dá após uma lesão pré-existente, levando a deposição de cálcio em tecidos submetidos a qualquer tipo de lesão, sendo ela necrótica ou inflamatória. E na calcificação metastática: é originada da hipercalcemia, sem lesão pré-existente, levando a deposição de cálcio nos tecidos normais.
Pigmentações Exógena: É a pigmentação que causará a patologia. pigmentação exógena pode ser dividida nos seguintes tipos: antracose, siderose, argiria, bismuto, tatuagem, saturnismo, tatuagem por amalgama.
Pigmentação Endógena: A patologia é que causará a pigmentação. Sendo ainda divididas em Hemáticas e Melânicas. Estão no grupo dos pigmentos hemáticos a hemossiderina, porfirinas, bilirrubina e hematoidina. No grupo dos pigmentos melânicos estão melanoma, sardas, mancha mongólica, vitiligo e albinismo.
 
REFERENCIAS:
WWW. APRENDENDO PATOLIGIA
WWW.MUNDO EDUCAÇAO UOL

Mais conteúdos dessa disciplina