Buscar

Inclusão e Tecnologias Assistivas N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inclusão e Tecnologias Assistivas 
Priscila Ribeiro de Sousa – 21014184
	O aluno cego tem direito a inclusão escolar, a escola e seus colaboradores entram em campo, oferecendo a inclusão e o melhor ensino dentro das necessidades do aluno, para isso a escola e seus colaboradores precisam estar preparados para receber e ensinar esse aluno, é necessário que a escola prepare estratégias pedagógicas diversificadas e adequadas ao aluno cego, garantindo que o aluno tenha igualdade e oportunidades de aprendizado como os demais alunos.
	Mediante o caso do aluno Bruno, a professora precisa dar opções para a realização e inclusão dessa atividade por parte do aluno, por isso sempre antes de toda e qualquer atividade planejada é necessário que o professor adapte e tenha soluções para o aluno cego.
A primeira opção que pode ser dada ao aluno é o uso dos sentidos, o aluno pode ser exposto em um local, como um jardim com flores, arvores frutíferas e matos e ervas, e assim poder sentir o cheiro, tocar e até degustar, e ao passar para os alunos e a professora a sensação que ele sentiu através dos sentindo mais aflorados, inclui-los no mundo dele.
Também o aluno pode usar a tecnologia assistida NVDA, que faz a leitura da tela do computador e traduz em voz, para que o aluno obtenha todas as informações e descrições do que está na tela do computador, o uso dessa tecnologia pode promover também a interação de todos alunos em sala de aula, para que conheçam essa técnica.
Outro modo para a realização dessa atividade é pedir para que os alunos, os familiares ou até mesmo a tutora do Bruno faça a leitura da paisagem ou local, que passe para o Bruno toda descrição e detalhes para que ele possa reproduzir. 
Com a participação da professora e dos alunos, acredito que o aluno Bruno tende a evoluir e juntos sempre encontrar uma maneira para incluir o Bruno nas aulas, essa inclusão é de suma importância para o crescimento e aprendizado do aluno.
PESSI,Ingrid Gayer. Inclusão e Tecnologias Assistivas. LaureateInternational Universities. Disponivel em: https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-course_content_soap-BBLEARN/Controller?ACTION=OPEN_PLAYER&COURSE_ID=_665450_1&PARENT_ID=_16305314_1&CONTENT_ID=_16305323_1 Acessado em 11/05/2021.

Continue navegando