Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
CURSO: Gestão Pública 
DISCIPLINA: Ética, Processos Decisórios e Negociação Aplicados à Gestão Pública
ATIVIDADE MAPA
 VALOR DA ATIVIDADE: 3,5 PONTOS
Obs: Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso identificado cópia entre colegas, o trabalho de ambos será zerado.
 
Olá acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem - M.A.P.A.
 
O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise sobre ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
A escolha por uma profissão pode ser optativa ou não, entretanto, independente da forma, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório, isto porque ao ingressarmos em uma categoria profissional aderimos ao comprometimento de atuarmos de maneira correta e certa, ou seja, de acordo com a Ética Profissional. E quando a profissão tem envolvimento com órgãos da administração pública ou entidades parceiras do Estado (em nível municipal, estadual e federal) comportamentos éticos são mais cobrados e esperados.
Por isso, como futuro(a) gestor(a) público (a) será que você está comprometido com uma ética profissional? Será que existem éticas diferentes para o espaço privado e o espaço público? Afinal, quais são os critérios para entendermos o que é uma conduta ética ou antiética dentro do ambiente profissional, em especial, na administração pública?
Os dilemas éticos, tão frequentes no dia-a-dia, são aqueles que nos questionam: o que devemos fazer? Geralmente, nossas decisões levam em contam aspectos da individualidade, contudo, como bem ressalta o filósofo inglês Thomas Morus “Nenhum homem é uma ilha", assim, não podemos deixar de lado como nossos passos afetam a coletividade. Sendo o significado de ética modo de ser/ caráter é no convívio e na construção das relações sociais que descobrimos o quão éticos somos.
Tal lógica se aplica também ao mundo profissional, uma vez que todas as organizações, de natureza privada ou pública, possuem responsabilidade perante a sociedade. Assim, os parâmetros que guiam os profissionais em seus comportamentos e atitudes para tomarem as decisões corretas formam a ética profissional. Nesse sentido, os códigos de éticas são ferramentas fundamentais para lidar com os problemas éticos dentro do espaço profissional.
 
Vejamos alguns exemplos.
Na área da saúde, tanto os profissionais da medicina quanto da enfermagem possuem códigos de ética específicos. No primeiro, por exemplo, afirma que a profissão deve estar à serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. No segundo, um dos princípios guia é que profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
 
Para saber mais:
https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf
http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_311_anexo.pdf
 
Na administração pública esses parâmetros não são tão diferentes. Como sabemos nossa Constituição (1988) prevê em seu Art. 37, os princípios fundamentais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Mesmo como essas previsões, quase todos os dias somos apresentados com casos de corrupção, improbidade administrativa, nepotismo, entre outros. Então, devemos nos perguntamos, mesmo com todos esses aspectos guias disponíveis e previsões de sanções para infrações, por que ainda temos indivíduos que se utilizam do bem público para interesse privado mesmo se comprometendo com os princípios constitucionais?
 
Com o propósito de iniciar a prática reflexiva sobre o entendimento da ética profissional, especialmente, na administração pública. A situação hipotética a seguir tem como objetivo nos ajudar no entendimento da ética profissional, especialmente, na administração pública. Portanto, para completar esta atividade, primeiro leia a descrição abaixo e responda o que se pede:
 
(Situação hipotética). Paula é servidora pública do Estado de Minas Gerais e atua no setor de licitações. Certo vez, chegou a Paula a demanda para elaborar um edital para que empresas concorram pela produção e publicação dos materiais pedagógicos das escolas e colégios estaduais.  Como se trata de um edital importante, Paula procurou a ajuda de João, outro servidor público do Estado de Minas Gerais, que trabalhava na secretaria de educação.
Por se tratar de um edital fundamental para as políticas educacionais estaduais, Paula e João efetuaram análises dos editais anteriores e de outros Estados para averiguar quais critérios eram importantes para que os serviços em questão fossem executados pela empresa mais adequada. Durante uma das reuniões, João apresentou uma proposta de critérios que destoavam dos dados levantados anteriormente, sendo alguns extremamente específicos, o que diminuiria a competição na licitação. Ao ser questionado por Paula, João contou que um membro de sua família possuía uma gráfica que estava à beira da falência e que se ganhasse a licitação poderia continuar com sua empresa e não demitiria todos os seus funcionários. 
Ao discordar dos argumentos do colega, Paula recebeu de João a seguinte proposta:  caso a licitação contivesse os critérios necessários para a empresa da família de João, seu parente presentearia Paula com 5% do valor pago pelo Estado e ainda daria um emprego ao seu filho que estava desempregado. Além disso, João acrescentou que seu parente cumpria as promessas, pois pagou uma viagem para sua família em troca de ajuda na licitação. Paula negou a proposta de João e disse que seguiria com os critérios dos estudos.  
No dia da apresentação do edital ao governador e seus secretários, Paula foi surpreendida pelo edital apresentado por João, que demonstrava todos os critérios que favoreceriam a empresa de seu parente. Apesar de contrariada, Paula não questionou o edital e este foi aprovado para publicação.
Elaborado pelo professor, 2021.
 
Para elaborar a sua resposta utilize o Código de Ética Pública do Estado de Minas Gerais.
LINK DO CÓDIGO DE ÉTICA: http://www.conselhodeetica.mg.gov.br/images/documentos/Decreto46644_2014_porassunto11out2017.pdf
ATIVIDADE:
 
Tendo como base a situação acima narrada, para a confecção deste MAPA, você deve levar em consideração a discussão sobre ética profissional na administração pública apresentada em nosso livro didático e os elementos apontados pelo Código de Ética Pública do Estado de Minas Gerais.
 
Item 1) REFLEXÃO
Com suas próprias palavras, elabore um texto reflexivo sobre a importância da existência de um código de ética para órgão da administração pública. (o texto deve conter de 5 a 8 linhas).
 
Item 2) SITUAÇÃO HIPOTÉTICA
Agora, sobre a situação hipotética, responda:
a) O comportamento de João foi uma infração ética? Se não, justifique. Se sim, aponte qual(is) princípio que norteia o código de ética que foi infringido e qual(is) artigo(s) sobre as condutas dos agentes públicos que se enquadraria seu comportamento? Descreva os artigos e os incisos. (Lembrando que os incisos são representados por números romanos).
b) Sendo Paula a responsável pelas licitações, sua conduta final fere alguma vedação presente no código de ética? Se não, explique. Se sim, aponte qual(is) princípio que norteia o código que foi infringido e qual(is) artigo(s) sobre as condutas dos agentes públicos que se enquadraria seu comportamento. 
c) Segundo os deveres do agente público, qual deveria ter sido o comportamento de Paula durante a reunião final ou após? Utilize o código de ética do para justificar a sua resposta.
 
A partir do que foi pedido, construa uma resposta dividida em duas partes. No item 1, responda de maneira argumentativa o papel dos códigos de éticas para as organizações administrativas, destacando seus objetivos. No item 2, responda cada uma das perguntas sobre a situação hipotética de maneira descritiva em formato de questionário, enumerando cada resposta de acordo com o númeroda pergunta, utilizando, obrigatoriamente, artigos do código de ética pública do Estado de Minas Gerais para justificar as suas respostas. Não esqueça de colocar o número e inciso do artigo relacionado às questões.
 
 
O nosso livro didático, as aulas, bem como o Código de Ética Pública do Estado de Minas Gerais, poderão te auxiliar na realização dessa atividade. ​ 
Leia com atenção as orientações a seguir:
 ​- Utilizar o Formulário do MAPA disponível no campo “Material da Disciplina”;
-  Responder as questões em forma de questionário;
-  Não esqueça de colocar o número e inciso dos artigos relacionados às questões;
- Não realizar cópias da internet ou livros;
- Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisas, caso tenha realizado;
- Salvar o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente;
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e em seguida clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto;
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.
​​Resposta:
QUESTÃO 1) - REFLEXÃO
Com suas próprias palavras, elabore um texto reflexivo sobre a importância da existência de um código de ética para órgão da administração pública. (o texto deve conter de 5 a 8 linhas).
Resposta: É de suma importância o código de ética e normas de conduta como ferramenta para guiar e melhorar o desempenho das atividades. Através das atividades desenvolvidas pela Administração Pública que o Estado alcança seus fins, os agentes públicos são os responsáveis pelas decisões governamentais e pela execução dessas decisões. Para que tais atividades não desvirtuem as finalidades estatais a Administração Pública se submete às normas constitucionais e às leis especiais. Todo esse aparato de normas objetiva a um comportamento ético e moral por parte de todos os agentes públicos que servem ao Estado.
 
QUESTÃO 2) - SITUAÇÃO HIPOTÉTICA
Agora, sobre a situação hipotética, responda:
a) O comportamento de João foi uma infração ética? Se não, justifique. Se sim, aponte qual(is) princípio que norteia o código de ética que foi infringido e qual(is) artigo(s) sobre as condutas dos agentes públicos que se enquadraria seu comportamento? Descreva os artigos e os incisos. (Lembrando que os incisos são representados por números romanos).
Resposta: Sim, João infringiu os princípios Art. 7 I - boa-fé; II - honestidade; III - fidelidade ao interesse público; IV - impessoalidade; VIII – transparência. João se enquadraria no Art. 10. É vedado ao agente público: I - utilizar-se de cargo, emprego ou função, de facilidades, amizades, posição e influências para obter favorecimento para si ou para outrem; V - deixar de utilizar conhecimentos, avanços técnicos e científicos ao seu alcance no desenvolvimento de suas atividades; VII - pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem, para si ou outra pessoa, visando ao cumprimento de sua atribuição, ou para influenciar outro servidor; X - desviar agente público para atendimento a interesse particular; XII - usar informações privilegiadas obtidas em âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, amigos ou de terceiros; XVI - permitir ou concorrer para que interesses particulares prevaleçam sobre o interesse público.
b) Sendo Paula a responsável pelas licitações, sua conduta final fere alguma vedação presente no código de ética? Se não, explique. Se sim, aponte qual(is) princípio que norteia o código que foi infringido e qual(is) artigo(s) sobre as condutas dos agentes públicos que se enquadraria seu comportamento. 
Resposta: Sim, Paula infringiu os princípios Art. 7 II - honestidade; V - dignidade e decoro no exercício de suas funções; VI - lealdade às instituições; VIII – transparência. Paula se enquadraria no Art. 10. É vedado ao agente público: III - ser conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão; V - deixar de utilizar conhecimentos, avanços técnicos e científicos ao seu alcance no desenvolvimento de suas atividades; VI - permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; XVI - permitir ou concorrer para que interesses particulares prevaleçam sobre o interesse público.
c) Segundo os deveres do agente público, qual deveria ter sido o comportamento de Paula durante a reunião final ou após? Utilize o código de ética do para justificar a sua resposta.
Resposta: O comportamento de Paula como agente pública, deveria seguir o código de ética se posicionando contra a publicação do edital e expondo as ilegalidades presentes no edital. Segundo o Art. 10. É vedado ao agente público: XVI - permitir ou concorrer para que interesses particulares prevaleçam sobre o interesse público. Art. 9º São deveres éticos fundamentais do agente público: I - agir com lealdade e boa-fé. VIII - representar contra atos que contrariem as normas deste Código de Ética; IX - resistir a pressões de superiores hierárquicos, contratantes, interessados e outros que visem a obter favores, benesses ou vantagens ilegais ou imorais, denunciando sua prática; X - comunicar imediatamente aos superiores todo ato ou fato contrário ao interesse público, para providências cabíveis;
REFERÊNCIA:
Disponível em: 
http://www.conselhodeetica.mg.gov.br/images/documentos/Decreto46644_2014_porassunto11out2017.pdf
Data de acesso: 30/04/2021
https://lec.com.br/blog/codigo-de-conduta-etica-entenda-6-dicas-para-elaboracao-de-um-codigo-de-etica/
Data de acesso: 30/04/2021
Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3042/1/M%C3%B3dulo%203%20-%20A%20conduta%20no%20Servi%C3%A7o%20P%C3%BAblico.pdf 
Data de acesso: 30/04/2021
4

Mais conteúdos dessa disciplina