Buscar

A1 PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Gestão Pública
Disciplina: Planejamento e Desenvolvimento Urbano
 Atividade de Estudo 1
 Valor da Atividade: 2,0 pontos
 
 Olá acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde a Atividade de Estudo 1.
 O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise sobre os instrumentos da Política Urbana no Brasil, previstos no Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257, de 10 de julho de   2001, e como se dá sua relação prática na gestão pública, no âmbito do planejamento e desenvolvimento urbano.
Atividade de Estudo 1
 Instrumentos de regulação da Política Urbana
Você sabe o que é função social da propriedade urbana? Você sabe o que são os instrumentos da política urbana, em especial o PEUC ?
De maneira simples, podemos afirmar que a propriedade urbana cumpre sua função social quando “atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas, respeitadas as diretrizes previstas no Art. 2o desta Lei” (Art. 39). E o plano O plano diretor, aprovado por lei municipal, “é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana” (Art. 40).
Compreender os preceitos legais da Política Urbana por meio do Estatuto da Cidade e seus instrumentos, é essencial para o gestor público tomar decisões sobre as ações de gestão, planejamento e desenvolvimento urbano.
Alguns especialistas em planejamento e desenvolvimento urbano ilustram que o plano diretor é como se fosse uma caixa de ferramentas e os instrumentos da política urbana são as ferramentas propriamente, que são utilizadas cada uma para uma finalidade específica, dentro do mesmo contexto, para o reparo, conserto, reforma, construção e manutenção da sua casa, que neste caso, se refere a cidade. Ficou muito abstrato?
Então vamos tentar explicar melhor da seguinte forma:
A caixa guarda todos os instrumentos necessários para reparo, conserto, reforma, construção e manutenção da sua casa. Você utiliza o martelo para uma finalidade e o serrote para outra, mas, todos esses objetos são para a mesma finalidade, construção, reforma, reparo, manutenção e conserto da estrutura da sua casa, correto!?
Então a casa equivale a cidade, a caixa ao plano diretor e as ferramentas são os instrumentos da política urbana, que estão previstos necessariamente no plano diretor. Agora quando você explorar o conhecimento sobre os instrumentos da política urbana, tente aplicar essa linha de raciocínio. Vai ficar mais fácil compreender o que são os instrumentos da política urbana, como funcionam e se aplicam no contexto da gestão pública, para o planejamento e desenvolvimento urbano.
 
Os instrumentos da política urbana estão disponíveis, mas, será que são aplicados e, se aplicados, será que atendem plenamente sua finalidade? O texto a seguir apresenta um exemplo dessa relação e embasa nossa atividade a seguir.
 -----------------------------------------------------------------------------------------
 
Leia o texto a seguir:
 Maringá: o caso da aplicação do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC).
 
Dânia Brajato
Universidade Federal do ABC
Resumo: Este trabalho trata da aplicação do ‘Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios’ (PEUC), e de seu sucedâneo, o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) progressivo no tempo, em Maringá, no Estado do Paraná. Entre os anos de 2009 e 2013, o Município notificou para PEUC cerca de 700 proprietários de imóveis ociosos, não parcelados, não edificados ou subutilizados, com o correspondente em área a 14,5 milhões de metros quadrados, pouco mais de 10% de toda sua área urbana. Desde 2011, Maringá aplica o IPTU progressivo no tempo, sendo um dos dois únicos municípios no país que até o início de 2015 havia utilizado o instrumento sucedâneo ao PEUC. Para compreender os resultados da experiência, foram identificados, por meio de pesquisa documental e entrevistas, a lógica territorial de aplicação do PEUC, a reação dos proprietários em termos da iniciativa de utilização das áreas notificadas e o comportamento dos agentes do setor imobiliário em relação ao instrumento. Conclui-se que, no caso de Maringá, a aplicação do PEUC favoreceu de forma limitada a ocupação dos vazios urbanos e não contribuiu para democratizar o acesso à terra. Os limitados resultados alcançados relacionam-se com a aplicação do PEUC dissociada de uma estratégia geral de planejamento urbano nos moldes do ideário da Reforma Urbana.
 
BRAJATO, D. Maringá: o caso da aplicação do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC). Anais do XVII ENANPUR, v.17, n.1, 2017. Disponível em: <http://anais.anpur.org.br/index.php/anaisenanpur/article/view/1907>. Acesso em: 21 jan. 2021.
 
 
Segundo o resumo do artigo científico publicado anteriormente, podemos verificar que em Maringá (PR), nos anos correspondentes a referida pesquisa, a conclusão foi de que “a aplicação do PEUC favoreceu de forma limitada a ocupação dos vazios urbanos e não contribuiu para democratizar o acesso à terra”.
ATIVIDADE:
Com base nos nossos estudos sobre instrumentos da Política Urbana, especificamente os disponibilizados na Unidade III do livro didático da disciplina de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, justifique a razão pela qual é necessário o uso (e ou a finalidade) de instrumentos no âmbito do planejamento e da gestão urbana. Sua resposta deverá conter de 3 a 7 linhas.
Resposta:
O objetivo dos instrumentos no âmbito da Política Urbana tem dois objetivos constitucionais essenciais: a disposição do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, na forma que dispuser o Plano Diretor, e a garantia do bem-estar de seus habitantes que são os principais instrumentos: Gestão Democrática; Plano Diretor; IPTU Progressivo no Tempo; Desapropriação com Pagamentos de Títulos da Dívida Pública; Usucapião Especial; Direito de Superfície; Direito de Preempção; Estudo de Impacto de vizinhança.
​​​Leia com atenção as orientações a seguir:
​- Utilize o Formulário da ATIVIDADE 1 disponível no campo "Material da Disciplina";
- Sua resposta deve ser realizada em forma de texto contendo de 3 a 7 linhas;
- Discorra o texto com suas próprias palavras (não será permitido cópias da internet ou livros);​
- Não esquecer de apresentar referência (caso utilize outras fontes de pesquisa)
- Salvar o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente;
- Após realizar a ATIVIDADE 1, anexe no local indicado e em seguida clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto;
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.
.
 ​​ 
REFERÊNCIA:
http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol9_n2_2014/12.Politica%20Urbana%20e%20Seus%20Instrumentos.pdf
https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/76/edicao-1/principios-e-instrumentos-de-politica-urbana
https://jus.com.br/artigos/5370/o-estatuto-da-cidade

Outros materiais