Buscar

Prova 1 objetiva Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Hospitalar (HOS20) Uniasselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Hospitalar (HOS20)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456820) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12922229
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As escolas descritivas olham para o processo de criação da visão da organização. Visam à liderança no futuro. Uma dessas escolas tem como objetivo as organizações entrarem no método do conhecimento. Tem o envolvimento da inter-relação com os diversos conhecimentos dos indivíduos nas fases da formulação e efetivação das estratégias. Assinale a alternativa CORRETA que define esse tipo de escola:
	 a)
	Escola do empreendimento.
	 b)
	Escola de pessoas.
	 c)
	Escola do ambiente.
	 d)
	Escola de aprendizagem.
	2.
	A analise SWOT pode ser entendida como uma ferramenta de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as potencialidades, as fraquezas, oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir seus objetivos. Portanto, este processo passa pela análise de duas partes: o ambiente interno e o ambiente externo. Com relação à análise do ambiente externo, analise as sentenças a seguir:
I- Devemos, nesta análise, avaliar as oportunidades e as ameaças que o mercado apresenta à empresa. Atentar para o que está acontecendo no entorno da organização, identificando os elementos que podem favorecer e aqueles que são ameaças para ela.
II- Uma das áreas a serem analisadas é a econômica, questões como renda real da população, taxa de crescimento da renda, configuração geográfica, padrão de consumo e poupança, nível de emprego, taxas de juros, câmbio e inflação, mercado de capitais.
III- Ao analisar a área de recursos humanos devem ser analisados fatores como capacitação dos colaboradores, benefícios, segurança, rotação nos postos de trabalho, promoções, relação superior-subordinado, condições de trabalho, entre outros.
IV- Questões sociais e culturais como hábitos das pessoas com relação a atitudes e suposições, crenças e aspirações pessoais, relacionamentos interpessoais e estrutura social, estrutura educacional, mobilidade social, estilo de vida da população devem ser observadas nesta análise.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Cengage Laerning, 2011.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	A missão é a razão de existir de uma empresa. É através da missão que a empresa apresenta o objetivo do seu negócio. Sobre a missão, analise as afirmativas a seguir:
I- Aponta as ações da empresa, que incluem os mercados e as áreas geográficas, nas quais atuam com os produtos e serviços que oferece.
II- Transmite o que a empresa fala de forma clara, interessante e informativa.
III- Enfatiza as atividades que a empresa precisa, mas não tem a necessidade de diferenciar-se no mercado.
IV- A maioria das organizações não foca em missão, pois não traz tanta produtividade. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	Geralmente, a visão de uma organização é estabelecida de maneira a traçar um horizonte que represente um desafio para ela, porém, este desafio não deve ser tão longínquo ou inatingível ao ponto de desestimular a busca para alcançá-lo. A visão precisa motivar e inspirar as pessoas, deve ser atingível, pois, do contrário, poderia resultar na paralisação da organização. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A visão de uma organização precisa representar uma força que caminha em direção à grandeza, porém, deve ser clara e concreta.
(    ) A visão deve adaptar-se aos valores da organização, deve ser poderosa, porém, sem deixar de ser fácil de comunicar, clara e simples. 
(    ) A visão de uma organização é sua razão de existência, é o que define a quem a organização está servindo, e quem se beneficiará da atividade da organização.
(    ) A visão deve descrever a situação escolhida para o futuro, deve ser sentida e vivenciada por todos na organização. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Crescer e inovar é uma tarefa complicada para as empresas, principalmente na área da saúde, mas todas querem realizar esse objetivo de inovação e crescimento no mercado hospitalar. Cada vez mais surgem novas regras e leis que precisam ser seguidas e que rodeiam as mudanças internas e externas das instituições hospitalares. Sobre o desenvolvimento organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I- O movimento do desenvolvimento organizacional nas organizações surgiu na década de 60 através de um manifesto entre as mulheres e as empresas.
II- O desenvolvimento organizacional originou-se de um aglomerado de conceitos em psicologia e sociologia, focando a melhoria das pessoas em equipe na organização.
III- Nas organizações, todos os setores visam a um crescimento, principalmente o desenvolvimento organizacional, que leva a mudanças de comportamentos e estrutura organizacional.
IV- Uma das mudanças nas empresas são as novas formas de trabalho, visão e ação estratégica e diferenciar os serviços e produtos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	6.
	O diagnóstico situacional de uma organização é extremamente importante para que possamos identificar as potencialidades, as fraquezas, as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade da mesma de atingir seus objetivos.  Este processo passa pela análise de duas partes: o ambiente interno e o ambiente externo da organização. Com relação à análise do ambiente interno, analise as sentenças a seguir:
I- Devemos, nesta análise, passar a observar criteriosamente todos os setores da organização.
II- Uma das áreas a serem analisadas é a econômica, questões como renda real da população, taxa de crescimento da renda, configuração geográfica, padrão de consumo e poupança, nível de emprego, entre outros, devem ser observados.
III- Ao analisar o ambiente interno de uma organização, deve-se observar todos os pontos fortes e fracos que ela possui.
IV- O setor de marketing é um dos setores da organização que deve ser criteriosamente observada, inicialmente devem ser analisados os chamados 4 Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção). 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Cengage Laerning, 2011.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	O hospital realiza diversos procedimentos em vários setores. E por isso precisa sempre passar por uma análise criteriosa em todos esses setores da empresa. E um dos setores é a área de marketing, em que é analisado o Mix de Marketing. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O produto é composto pela marca, tamanho, serviços, embalagem e qualidade.
(    ) O preço é caracterizado pelos prazos de pagamentos, descontos e condições de crédito.
(    ) A promoção são os estoques, o ponto de venda, o transporte e os canais.
(
) Praça são a equipe de vendas, a propaganda e o marketing direto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	As organizações passam pelo estágio de envelhecimento, que é composto por alguns ciclos de vida. Um deles define a fase mais perigosa desse ciclo de vida das empresas. A organização mostra um nível inferior de conflito, mas não tem esperança de novos negócios, mantém-se no passado e não inova para o futuro da empresa. Os líderes não têm visão a longo prazo e ficam na zona de conforto. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tipo de ciclo de vida que faz parte do estágio de envelhecimento:
	 a)
	Completude.
	 b)
	Estável.
	 c)
	Burocrático.
	 d)
	Aristocrático.
	9.
	Para estabelecer a missão de uma organização, em primeiro lugar, é necessário definir qual é o negócio, pois é a partir dele que iremos definir sua missão. É extremamente importante que no texto da missão esteja explícito o negócio da organização. É importante ter claro qual o negócio, pois muitos se confundem ao estabelecê-lo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O negócio da organização não deve ser confundido com o produto da empresa. Esta frase exprime de forma sucinta o que queremos demonstrar sobre o que deve ser o negócio da organização.
(    ) O negócio pode ser definido de forma restrita ou ampliada. O restrito é aquele no qual muitas vezes confundimos o negócio com o produto, e o ampliado é aquele em que temos o negócio como uma visão estratégica da organização.
(    ) O negócio define o futuro da instituição e sua importância é porque diante dela a organização traça estratégias de forma a alcançar os objetivos estabelecidos.  
(    ) O negócio é a razão de ser, de existir da organização, é por meio do negócio que a organização apresenta seu propósito. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	A análise SWOT pode ser entendida como uma ferramenta de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as potencialidades, as fraquezas, as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir seus objetivos. Portanto, este processo passa pela análise de duas partes: o ambiente interno e o ambiente externo. Com relação à análise do ambiente externo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ressalta a importância de se planejar as estratégias necessárias para modificar os pontos fracos que possuem relação com o negócio da organização.
	 b)
	O marketing é uma das áreas analisadas, sendo subdividida e analisada a partir do Marketing Mix, ou seja, os chamados "4 Ps do Marketing" (Produto, Preço, Promoção e Praça).
	 c)
	Devemos, nesta análise, avaliar as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta à empresa. Atentar para o que está acontecendo no entorno da organização, identificando os elementos que podem favorecer e aqueles que são ameaças para a empresa.
	 d)
	Analisa o que temos de positivo na empresa, questões que dependem exclusivamente da organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais